Azul e Branco :: Home

domingo, julho 31, 2005

Torneio de Amsterdão - 2º Jogo


Arsenal  2   -   1  Porto


Local: Arena de Amesterdão

Árbitro: R. Bossen, auxiliado por A. Inia e P Gerritsen

Arsenal - Lehman; Lauren, Senderos, Cygan e Ashley Cole; Bentley, Flamini, Robert Pires e Hleb; Reyes e Henry.

Substituições: Reyes por Bergkamp e Bentley por Ljungberg, 45; Lauren por Eboue e Senderos por Touré, 65'; Pires por Djourou, 79'.

Suplentes não utilizados: Howard, Hoyte, Muamba e Lupoli.

Treinador: Arsene Wenger.

FC Porto - Vítor Baía; Sonkaya, Ricardo Costa, Pedro Emanuel e Leandro; Lucho González e Raul Meireles; Hélder Postiga; Jorginho, McCarthy e Lisandro.

Substituições: Lisandro por Hugo Almeida, Lucho González por Paulo Assunção, Sonkaya por Pepe e Leandro por Ivanildo, 74'; McCarthy por Sokota, 80'.

Suplentes não utilizados: Helton e Bruno Alves.

Treinador: Co Adriaanse.

Golos: (0-1) Lisandro, 37'; (1-1) Ljungberg, 49'; (2-1) Ljungberg, 58'.

sexta-feira, julho 29, 2005

Torneio de Amsterdão - 1º Jogo


Boca Juniors  0   -   2  Porto


Ver 19' Hélder Postiga, 72' Jorginho.

Fiquei impressionado, pela positiva, pela maneira como Adriaanse está a construir esta equipa, que sabe o que faz em campo. Tacticamente muito forte e com uma grande capacidade técnica dos jogadores, aquele ataque em que todos rodam deve deixar baralhado o adversario. Venha o Arsenal já no Domingo, porque estes 5 pontos já não fogem!

Individualmente, Hélton foi pouco chamado à acção, mas quando defendeu, que defesas! Terrível dor de cabeça escolher entre ele e o Baía. Ricardo Costa e Pedro Emanuel estiveram certinhos, e sem grande trabalho, Sonkaya não é um primor técnico, mas é muito regular e sobe bem no ataque, alias foi dele o cruzamento para o 2º golo. Leandro impressionou-me, muito rápido, defendeu muito bem, e apoia muito bem o ataque, espero que a lesão não seja muito grave.

Raul Meireles é a revelação, de quase dispensado a titular com Adriaanse? Tem cumprido e parece finalmente mostrar todo o valor que tem. Lucho, é realmente um luxo de jogador, joga simples, faz passes milimétricos e recupera bolas. Um verdadeiro nº8. Postiga factura mais um golo e uma boa exibição, promete uma boa época. Jorginho para mim foi o melhor jogador da Superliga o ano passado, e mostra finalmente que tem mais que capacidades para ser titular num grande, mostrou o mesmo rendimento quer a extremo quer a nº10, marcou um golo e ainda falhou um de forma incrivel. Lisandro, é inutil entrar em comparações, mas o argentino tem realmente muitos pontos comuns com o melhor Derlei. McCarthy, é um grande jogador, tem pormenores de pura classe, merecia ter marcado, mas acho que se nota que não estará a 100% com a cabeça no Porto, infelizmente para os adversários um Benni a 80 ou 90% é suficiente para ser dos melhores da Superliga.

Dos que entram, vou realçar apenas um, Hugo Almeida, entrou cheio de vontade, tem caracteristicas únicas no plantel, extremamente inteligente a assistência para o golo de Jorginho, parece que é desta que finalmente fica no plantel e terá algumas oportunidades para mostrar serviço. Razão tem Adriaanse em querer mantê-lo no plantel.

Cheers 2 illusion@relvado

quinta-feira, julho 28, 2005

De volta à Holanda

Dragões na HolandaA equipa do FC Porto chega hoje à Holanda para disputar o prestigiado Torneio de Amsterdão juntamente com Boca Júniors, Arsenal e Ajax.

Deu para ver no treino de ontem quais são os jogadores que Adriaanse escolheu para tentar trazer o troféu para o Dragão.

Equipa Provável

Vitor Baía, Sonkaya, Pedro Emanuel, Ricardo Costa, Leandro, Raúl Meireles, Lucho González, Hélder Postiga, Jorginho, Lisandro López e Benny McCarthy.

Calendário de Jogos 

quarta-feira, julho 27, 2005

Convocados para o Torneio de Amsterdão

Foram convocados vinte jogadores para o prestigiado torneio da capital holandesa. De fora ficam oito jogadores. Três por lesão e cinco por opção. César Peixoto lesionou-se durante o treino de hoje e fica de fora.

O primeiro jogo é já na sexta-feira (18:00) com o Boca Juniors. [Próximos Jogos].

Convocados
Helton, Ricardo Costa, Pedro Emanuel, Leandro, Ibson, Quaresma, Lucho, McCarthy, Hélder Postiga, Lisandro, Bruno Alves, Pepe, Raul Meireles, Jorginho, Paulo Assunção, Sokota, Sonkaya, Ivanildo, Hugo Almeida e Vítor Baía.

De fora por lesão
César Peixoto, Bosingwa e Bruno Moraes.

De fora por opção
Jorge Costa, Nuno Valente, Alan, Paulo Ribeiro e Diego.

Leo 'Lento' Lima

«O Brasil é cinco vezes campeão. A Holanda não tem nada. A escola brasileira é a melhor e não tem o que discutir. Como ele [Co Adriaanse] pode falar que eu não me adaptei à Europa, se eu joguei lá nos últimos quatro anos? Se não tivesse me adaptado ao estilo da Europa, não terminaria nem o primeiro ano. Ele nem me conheceu direito e tomou esta posição»

Por momentos pensei que Leo Lima jogasse na selecção brasileira. O Brasil é pentacampeão mas não é com ele. Quanto aos quatro anos na Europa: Ahaha! Na bulgária praticamente não jogou, no Marítimo só desde que Silas saiu passou a ser opção a titular e no Porto foi a miséria que se viu.

Que tal uma mudança na carreira? Tinha mais sucesso como cómico.


Gallo, treinador do Santos

«A Holanda é o quê? O que é que a Holanda conquistou no futebol para ele poder falar isso? Qual a referência dele? Não é referência para nada. O brasileiro tem de parar de dar ouvidos ao que eles falam. Os holandeses não têm conquistas. O nosso futebol é cinco vezes campeão. Não dá nem para comentar isso»

Eu proponho ao Sr. Gallo, que no próximo mundial o Brasil seja treinado por ele e leve apenas jogadores a actuar no campeonato brasileiro, incluindo Leo Lima.

terça-feira, julho 26, 2005

Leandro do Bomfim

Leandro do Bomfim«Tenho mais quatro anos de contrato e quero voltar depressa ao FC Porto. Por isso, vou apostar forte numa boa campanha neste ano de empréstimo. Quero decidir rápido, porque os clubes já iniciaram a preparação.»

Leandro do Bomfim

A boa notícia

«A FIFA deu-de lhe razão no contencioso que mantinha com o seu anterior clube, o PSV Eindhoven. O processo arrastava-se desde o final do ano passado, em Novembro, quando o jogador decidiu abandonar o campeão holandês, alegando que o seu contrato tinha terminado. O clube reagiu de imediato, apresentou o caso à entidade máxima do futebol mundial, mas o jogador e os seus agentes brasileiros conseguiram provar a sua razão, evitando, assim, o pagamento de qualquer indemnização ao PSV, como era exigido.»

in A Bola

Gangsters e off-shores

«A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) está a investigar a venda de 37 por cento do capital da Estoril Praia SAD feita por José Veiga a duas empresas britânicas desconhecidas»

«José Veiga, actual director desportivo do Benfica, tinha vendido a três empresas britânicas a participação directa de 41,7 por cento que detinha na Sociedade Anónima Desportiva do Estoril Praia. A CMVM emitiu hoje um comunicado em que considera que a venda a duas dessas sociedades não obedeceu a critérios legais, pelo que declarou a falta de transparência dessas participações. Em causa está a venda de 19 por cento da Estoril Praia SAD à Mexes Marketing Limited e de 18 por cento à KCK Developments Limited.»

«A CMVM notificou as entidades em causa em duas ocasiões - Novembro de 2004 e Abril de 2005 -, procurando esclarecer os contornos da operação e a identidade dos compradores, mas sem sucesso.»

in O Jogo
Gangsters e off-shores

segunda-feira, julho 25, 2005

Está feita a apresentação!

Apresentação FCP 2005/06Agora resta trabalhar muito para que o título de campeão vá parar ao Dragão! Já temos os melhores jogadores, agora temos de provar que temos a melhor equipa.

A festa foi presenciada por mais de 40 mil portistas, no meio de muita chama e entusiasmo. Ouviu-se o "Heroes" de David Bowie, cantado pelos Blind Zero, a nova canção do FCP (hino?!) e ainda foi apresentado o novo logótipo do FCP para o futebol.

Os jogadores foram apresentados um a um, por ordem numérica. Destaque para o nº 10 de Postiga e o 9 de McCarthy. Aqui ficam os jogadores que formam o plantel para atacar o título 2005/06:

1 - Helton
2 - Jorge Costa
3 - Ricardo Costa
4 - Pedro Emanuel
5 - Leandro
6 - Ibson
7 - Ricardo Quaresma
8 - Lucho Gonzalez
9 - McCarthy
10 - Hélder Postiga
11 - Lisandro Lopez
12 - Bosingwa
13 - Bruno Alves
14 - Pepe
15 - Nuno Valente
16 - Raul Meireles
17 - Jorginho
18 - Paulo Assunção
19 - Sokota
20 - Diego
21 - César Peixoto
22 - Sonkaya
25 - Ivanildo
27 – Alan
29 - Bruno Moraes
31 - Paulo Ribeiro
39 - Hugo Almeida
99 - Vítor Baía

A Habitual Falta de Respeito

TVI SUX!Anunciam aos quatro ventos a transmissão da apresentação do FC Porto aos associados, incluindo em rodapés, para no final não transmitir nada... ou quase nada.

Um minuto de directo no meio de dez minutos de anúncios, entre novelas de gosto duvidoso? Não, obrigado.

Estão, mais uma vez, a menosprezar a força do FC Porto. A falta de respeito ao clube e aos seus adeptos irá a TVI, mais cedo ou mais tarde, pagar caro.

domingo, julho 24, 2005

Momento alto na Televisão

Estou a fazer zapping, páro na SIC. Vejo o Roberto Leal, Luis Filipe Vieira e Herman José, observados de perto pelo Zé Manel taxista... Nunca nada fez tanto sentido como este momento, todas as peças se encaixam. Roberto Leal começa a cantar... mudo de canal.

sábado, julho 23, 2005

Brugge - Porto


Club Brugge  2   -   2  Porto
7 - 8 após g.p.


O FC Porto venceu o troféu Torten Goetinck frente ao Brugge. O jogo acabou empatado a dois e na marcação de penaltys o Porto levou a melhor.

Durante a primeira parte o Porto dominou e jogou muito bem, sobretudo nos primeiros 20/25 minutos onde foi claramente superior. O primeiro golo foi marcado por McCarthy, aos 10' e de grande penalidade, após carga na área sobre Helder Postiga. A equipa pressionava bem, roubando o espaço aos adversários e trocando bem a bola. A equipa anfitriã fez alguns ataques perigosos, demonstrando claramente qual o sector mais deficitário do Porto: a defesa. O Brugge acabaria por marcar no final dos primeiros 45' através de um penalty algo duvidoso.

No segundo tempo, Adriaanse mexeu na equipa, retirando os argentinos Lucho e Lisandro, e ainda Vitor Baía, que foram substituidos por Ibson, Ivanildo e Helton, respectivamente. O jogo tinha a mesma toada portista, mas o Brugge parecia mais fresco e menos cansado. Jorginho teve bons pormenores e Ivanildo mostrou porque é considerado a grande revelação deste estágio. O Porto iria pôr-se em vantagem aos 78' por Ricardo Costa, após um roubo de bola de Quaresma a um defesa belga. Tal como acontecera na primeira parte, o Brugge iria empatar mesmo no final, aproveitando mais um erro da defesa azul e branca, que deixou o avançado belga completamente só na grande área permitindo o cabeceamento sem qualquer oposição não dando hipóteses a Hélton.

Nos penaltys, o Porto mostrou grande acerto não falhando nenhum. O Brugge acabaria por falhar à sexta, através do seu capitão: Verheyen.

Declarações de Adriaanse

«Estou satisfeito com os 90 minutos. Os penaltis foram uma oportunidade boa para treinar com pressão, porque tínhamos de marcar para ganhar. Foi um extra positivo, mas os processos de jogo são o mais importante. A equipa jogou muito bem nos primeiros 45 minutos. Teve boa posse de bola, boa qualidade técnica e criou chances. Na segunda parte mudei alguns jogadores, porque os extremos fizeram um trabalho intenso a defender. Mas vi muitos pontos positivos. Estou muito satisfeito com a qualidade do grupo. Estamos a treinar há três semanas e estou muito satisfeito com a qualidade jogo. Não é fácil ganhar aqui. É preciso tempo para implementar ideias. Jogámos em 4x3x3 com muita cooperação entre Benni e Postiga. Mudei o sistema nos últimos cinco ou seis minutos para experimentar. Os jogadores têm de aprender a ler o jogo. Se faltam poucos minutos não podemos perder a bola. Fiquei muito contente com o Postiga. Ele jogou sete ou oito anos na formação na posição 10. É um posto em que tem de correr mais do que a avançado. Mas também estou satisfeito com as mudanças de posição. É preciso um bom entendimento para fazer isso. Hoje, por exemplo, fiquei muito contente com o Raul Meireles, que deu muita velocidade ao jogo. Dar ritmo ao jogo é fundamental»

Ficha do Jogo

Estádio Jan Breydel, em Brugge

Árbitro: Paul Allaerts (Bélgica)
Assistentes: Mário Carette e Franky Vandoorne

Brugge: Butina; Clement, Maertens e Spilar; De Cock, Englebert, Vermant, Leko e Klukowski; Verheyen «cap.» e Balaban
Jogaram ainda: Ishiaku, Dufer, Blondel, Vanaudenaerde
Treinador: Jan Ceulemans

F.C. Porto: Vítor Baía; Sonkaya, Ricardo Costa, Pedro Emanuel «cap.» e Leandro; Lucho, Raul Meireles e Hélder Postiga; Jorginho, McCarthy e Lisandro
Jogaram ainda: Helton, Ibson, Ivanildo, Quaresma, Paulo Assunção, Hugo Almeida e Pepe
Treinador: Co Adriaanse

Ao intervalo: 1-1
Marcadores: McCarthy (10m, g.p.), Balaban (45m, g.p. e 87m) e Ricardo Costa (78m)
Marcadores das grandes penalidades: Hugo Almeida, Ricardo Costa, Paulo Assunção, Raul Meireles, Pedro Emanuel e Pepe
Disciplina: Cartão amarelo a Ricardo Costa (11m), Balaban (46m) e Paulo Assunção (73m)

Pinto da Costa em entrevista

Pinto da CostaO presidente do FC Porto falou sobre contratações, dispensados, a próxima época e até do rival Benfica. Aqui ficam as passagens mais importantes.

Vai haver alguma surpresa no dia da apresentação ao sócios?
Não. O plantel será formado com 25 jogadores que fizeram o estágio na Holanda, até porque não fazia sentido o treinador ter vindo para estágio com 32 e agora aparecer alguém que ele não conhecesse. Os 25 sairão, de certeza absoluta, dos jogadores que fizeram o estágio na Holanda.

Quaresma pode ir para o Dínamo de Moscovo?
Soube isso ontem [anteontem] e falei de imediato com um elemento da administração e com a minha secretário para ver se tinha chegado alguma coisa. Posso dizer que é completamente falso que tenha havido qualquer proposta pelo Quaresma. Mas quero dizer que se viesse também não seria aceite, salvo se o treinador não o incluísse no grupo dos 25. Agora, qualquer jogador que seja integrado nesse grupo é inegociável neste momento. A excepção é McCarthy que tem cláusula de rescisão.

Kromkamp ainda é uma hipótese ou o FC Porto já se desinteressou completamente da sua contratação?
Pelos valores pedidos e com as condições solicitadas pelo AZ não tem hipóteses nenhuma. Se nos for colocada qualquer proposta viável, sem afectar o nosso orçamento nem a forma que marca a nossa postura, que é pagar a tempo e horas, poderá vir.

Qual a sua opinião sobre as aquisições feitas pela concorrência?
(...)Devo confessar que fiquei satisfeito, não por ser ou deixar de ser um fracasso, pois no futebol estes casos não podem ser encarados como fracassos, por o Benfica não ter conseguido contratar o Tomasson. E digo isto porque acho que era um grande reforço para eles.

Não sente alguma frustração por contratar um jogador, neste caso Léo Lima, e seis meses depois o técnico ter-lhe dado autorização para abandonar o estágio, uma vez que não contava com ele?
É o problema dos técnicos. No ano passado, em Janeiro, Léo Lima foi oferecido ao FC Porto. Tivemos, igualmente, possibilidade de trazer o Jorginho. O treinador, Victor Fernandez, optou claramente pelo Léo Lima. Embora a minha posição pudesse não ser essa, o que conta é a vontade do treinador. Ele decidiu pelo Léo Lima que depois não triunfou com José Couceiro, nem convenceu Adriaanse. São coisas do futebol.

Quais as condições do acordo firmado entre o FC Porto e o Santos?
Foi emprestado ao Santos por um ano, assumindo o Santos a totalidade do pagamento do seu vencimento. O acordo foi assinado pelo FC Porto e pelo Léo Lima logo no dia seguinte a ele ter chegado ao Porto. Posteriormente, foi enviado o contrato ao Santos para eles assinarem. Desde ontem [anteontem] de manhã ficou em nosso poder um documento com esse acordo, válido até Junho do próximo ano.

Qual a sua posição em relação ao sorteio dos árbitros?
Nunca dei opinião, nunca participei em nenhuma reunião, porque entendo que isso é uma matéria que deve ser resolvida pelos órgãos directivos da Liga depois de ouvirem a opinião dos árbitros. Como a minha opinião não interferirá em nada, acho que um sorteio aberto, como defendiam muitos, era uma situação altamente perigosa, não só para os clubes como para os próprios árbitros. Poderia acontecer que à terceira jornada, em que o Sporting joga com o Benfica calhasse um juiz recém-promovido, que não só poderia sentir grandes dificuldades pela sua inexperiência como poderia estar a fazer o primeiro jogo da sua carreira. E até poderia calhar em sorte ao senhor Nuno Afonso, que subiu este ano e que é, como já veio nos jornais, um antigo membro da Juve Leo. O que seria dito nesse jogo se fosse apitado por um ex-membro da Juve Leo. Não estou a colocar em causa a sua qualidade, pois não o conheço. O sorteio aberto parece-me altamente negativo. Um sorteio condicionado e com regras é aceitável. Defendo que se houver critério nas nomeações, que permitirá escolher os melhores árbitros para determinados jogos, será o ideal. Agora é óbvio que tenho de colocar reservas face a tudo o que aconteceu no ano passado. Basta recordar o processo disciplinar ao árbitro-assistente na semana que antecedeu o Boavista-FC Porto, por um pseudo favorecimento ao FC Porto, do qual depois veio a ser ilibado. É por este e por uma outra série de casos, como por exemplo o que aconteceu no Benfica-Belenenses, dirigido pelo senhor Mário Mendes, que tenho de estar com uma pedra no sapato em relação às nomeações. Até porque muitos dos que defendiam o sorteio aberto, já mudaram de opinião. O presidente do Sporting, numa reunião em Leiria, acusou alguns de camaleões. Afinal de contas, o número era bem maior do que ele pensava. É um assunto que me traz algumas preocupações.

Como está a situação de Anderson?
Virá em Dezembro, pois não fazia sentido estar aqui 15 dias para depois voltar para ir disputar o campeonato do Mundo. Em Janeiro, quando abrirem as inscrições, será jogador do FC Porto.

Não há qualquer dúvida que ele [Anderson] vai mesmo ingressar no FC Porto?
Não há dúvida nenhuma. Está tudo assinado e tudo acordado com o Grémio. Poderá jogar pelo Grémio até esse período. Temos interesse em que ele continue a jogar e, naturalmente, se brilhar no Mundial será a valorização de um jogador nosso.

in O Jogo

sexta-feira, julho 22, 2005

Lista de dispensas

Adriaanse revelou no site oficial quais os jogadores a dispensar. Apenas três seguiram os passos de Leo Lima (Areias, Leandro do Bomfim e Sandro), tendo o plantel ficado com 27 jogadores. Mais três do que os 24 anunciados.

Se tivermos em conta que Bruno Moraes ainda não recuperou e só irá estar disponível daqui a algumas (muitas?) semanas e que Paulo Ribeiro deverá jogar pelos B's, ficamos com 25 jogadores.

As palavras de Adriaanse

«O Bomfim penso que é um nº10 que pode jogar nas alas. Acontece que temos vários jogadores para a esquerda e para a direita e diversas soluções para nº10, como o Diego, o Lisandro, o Jorginho e até o Postiga, por isso decidimos que tinha de ser ele a sair.

Para o lugar desempenhado pelo Areias temos o Nuno Valente e o Leandro que, em minha opinião, são melhores defesas. Foi uma decisão complicada, até porque ele é sócio do clube e vive o F.C. Porto de forma muito especial. Sinto que tem o F.C. Porto no coração.

O Sandro é um médio-defensivo que teve de competir com o Raul Meireles, o Paulo Assunção e até com o Lucho e o Bosingwa, que podem cumprir esse papel. Acabou por ser ele o escolhido para deixar o plantel.

Depois da partida do Leo Lima e das decisões que tomámos hoje, já saíram quatro jogadores do grupo de trabalho. Considero que a equipa está fechada.

Uma das tarefas de um treinador é tomar decisões. No início dos trabalhos dissemos aos jogadores que o plantel era extenso e alguns teriam de sair, mas que todos receber as mesmas possibilidades. O mais correcto a fazer num caso destes é conversar com eles e desejar-lhes sorte para o futuro. Um treinador toma decisões no dia a dia. Tem de ser justo, directo, humano e tem, essencialmente, de respeitar os atletas. É por isso que temos de apresentar argumentos para basear estas decisões.»

Bilhetes à venda para Jogo de Apresentação

Os bilhetes para o jogo de apresentação aos adeptos já estão à venda.

Os adeptos podem assim assistir à apresentação dos jogadores aos sócios e adeptos.

Os bilhetes para sócios custam 5 euros e para o público variam entre os 10 e 15 euros. Para quem tiver lugar anual a entrada é grátis.

Mais informações

quinta-feira, julho 21, 2005

O diário de Adriaanse (#6)

Co AdriaanseEstamos no último dia do estágio em Doorwerth. Já decidiu a constituição do plantel?
Co Adriaanse: No plano de hoje tínhamos dois treinos, mas cancelámos o da tarde. De manhã foi a última sessão e jogámos 11 contra 11. Já sabemos quem fica e quem não fica no plantel.

Pode dizer quem vai sair do plantel?
Não. Primeiro tenho de informar a administração e depois os jogadores. Vou comunicar ainda hoje aos jogadores quem não fica connosco. Esse grupo já não vai à Bélgica e segue directamente para o Porto. Amanhã terei uma equipa mais pequena à minha disposição.

Quantos atletas tem esse lote?
Não posso dizer o número. O Leo Lima foi o primeiro a sair.

Foi difícil definir o grupo?
O primeiro dia foi complicado, porque não conhecia o trabalho dos jogadores. Foi uma escolha complicada. Antes de fazer a minha lista a administração disse-me que eu decidia.

É complicado trabalhar com tantos jogadores?
Não. Tenho muita experiência como treinador e também sou professor. Deu para organizar tudo juntamente com os meus adjuntos. Mas para definir o grupo e aperfeiçoar as ideias é necessário um grupo menor. Para a semana já vamos trabalhar como uma equipa.

O grupo estará aberto a novos jogadores?
Não. Temos jogadores a mais. Estou satisfeito com todos os que temos.

Até onde pode chegar com esta equipa?
Em Portugal já disse que vamos lutar pelo campeonato. É o nosso principal objectivo, juntamente com a Taça de Portugal. Na UEFA Champions League tentaremos, pelo menos, chegar à fase seguinte. Mas isso dependerá das lesões, dos clubes do grupo, etc.

Costumar utilizar muitas vezes a palavra «ensinar» no seu discurso. É essa a sua principal tarefa?
A principal tarefa de um treinador é tornar o jogador melhor. É como no ténis. Tenho de ensinar questões tácticas, físicas e mentais. É esse o trabalho do treinador. Fazer os jogadores melhores e fazer uma equipa. Quero que olhem para a minha equipa e vejam que é uma equipa do Co Adriaanse. Como quando olham para um quadro e identificam com o seu autor. É esse o meu trabalho. Mostrar o meu estilo.

Gosta de futebol espectacular, mas não gosta de shows técnicos. É isso?
Se o jogador criativo for eficiente também fico satisfeito, mas se estiver sempre a perder a bola e não trabalhar, então temos um problema. O futebol é 11 contra 11. Quanto melhor jogarmos como equipa melhor é a própria equipa. Eu gosto de estilo como têm o Ivanildo, o Postiga e o Quaresma, por exemplo. Têm de tentar o seu jogo e se perderem a bola não há problema. Depois têm é de tentar recuperá-la.

Quais foram os critérios que basearam as suas escolhas?
Em cada posição da equipa temos items essenciais. Por exemplo, o nº 10 tem de jogar atrás do avançado. Tem de atacar, mover-se em espaços livres, mas também tem de defender. O Lisandro tem jogado nesse posto, mas teve dificuldades, porque é uma posição muito difícil. Tenho de descobrir quem são os melhores. Já vi o Jorginho e o Lisandro e ainda não vi o Diego. O Postiga também talvez possa fazer a posição. Com o Benni na frente, o Sokota ou o Hugo Almeida. É uma posição fundamental.

Mas foi o Lisandro que jogou mais vezes nesse lugar...
Não o conhecia, mas sabia que jogava nas alas e como segundo avançado. Aqui tem de jogar de forma diferente e isso não é fácil.

Se pudesse, pediria mais jogadores?
Não. Acho que o grupo é equilibrado. Tenho pelo menos dois atletas para cada posição. Não quero mais jogadores.

Quem o surpreendeu mais pela positiva durante este estágio?
Só podemos ficar surpreendidos quando conhecemos os jogadores.

E a principal decepção?
A decepção talvez tenha sido a lesão do Bosingwa. Mas esperemos que esteja bom dentro de duas ou três semanas. Também é uma boa solução para defesa-direito. Neste momento tenho apenas o Sonkaya e posso adaptar o Ricardo Costa.

É possível que saia algum dos novos atletas?
É possível. Um treinador honesto não olha para essas coisas e sim para aquilo que os atletas produzem.

Como é que se enquadra a situação do Bruno Moraes?
Fica no grupo até estar em condições, pois não o vi e não posso julgar o seu valor.

Quem será o capitão?
Na minha opinião temos um capitão natural, que é o Vítor Baía. É um líder, mas nas minhas equipas o guarda-redes nunca é capitão. Ele é um capitão natural. No balneário, no campo. O Jorge Costa, claro, também tem grande personalidade. O Ricardo Costa também tem capacidade para desempenhar a função, tal como o Pedro Emanuel. A maioria dos capitães são defesas porque têm o campo todo a sua frente e são mais fortes mentalmente. O líder tem de ser forte.

Foi fácil manter a disciplina durante este estágio?
Muito, muito fácil! A atitude dos jogadores foi muito profissional. Estou muito satisfeito. Trabalharam muito forte.

Aproxima-se o fim do estágio

Estágio em DoorwerthNo dia de aniversário de Co Adriaanse (Parabéns mister!), que fez 58 anos, não foi dia de grandes festas. De manhã houve corrida pelo bosque e de tarde mais um treino intenso com especial atenção aos passes longos, centros e finalização.

Entretanto Bosingwa já está na cidade Invicta, onde irá ser avaliado o tempo de paragem e continuar a recuperação à lesão que sofreu.

Leo Lima, o primeiro dos dispensados já está no Porto e foi dado certo no Santos, ex-clube de Diego.


Diário de Adriaanse

«Se me perguntarem que desejo formulei na altura de cortar o bolo, direi que quero ser campeão no F.C. Porto. É para isso que trabalhamos tanto! Trabalhamos para ser um grupo e uma equipa. Uma verdadeira família! Eu já me sinto parte desta família. O staff e os atletas são especiais. Mas seremos uma família ainda mais forte quando começarmos a somar vitórias.»


Entreveista a Areias

«FCP: Curiosamente, o Areias fez a sua formação no F.C. Porto e depois saiu...
Areias: Nos primeiros anos de sénior é sempre complicado. Estive a fazer rodagem na Ovarense e no Beira Mar e depois voltei. Mas jamais deixarei de ser portista! Sou portista desde que nasci e serei até morrer. Sou o sócio 11.222.»


Entreveista a Sonkaya

«FCP: Pode contar-nos um pouco mais sobre a sua vida e a sua carreira?
Sonkaya: Nasci na Turquia, depois vim morar para a Holanda e foi aqui que cresci. Até aos 15 anos joguei no Roda, depois no VVV e depois disso mais cinco anos no Roda. Mais recentemente estive no Besiktas e agora estou aqui no F.C. Porto.»

quarta-feira, julho 20, 2005

Primeira derrota. Mais vale agora...

VitesseO Porto foi batido pelo Vitesse, na Holanda, por 2-0. A derrota deveu-se sobretudo a erros defensivos e à pouca clarividência no ataque, num jogo "durinho" e com muitas paragens.

Pedro Emanuel marcou na própria baliza aos 23' da primeira parte. O segundo golo surgiu após um mau atraso de Pepe, que Amoah aproveitou para bater Vitor Baía.

A táctica adpotada foi o 4-3-3 na primeira parte e o 3-5-2 na segunda.

Apesar do cansaço dos jogadores, Adriaanse tem ainda muito trabalho pela frente e a equipa muitos aspectos a melhorar.

Declarações de Adriaanse

«Foi um jogo duro, com muitas interrupções que não permitiram jogar bom futebol. O Vitesse queria ganhar, pois seria excelente vencer o FC Porto. Uma das razões por que não ganhámos foi precisamente o Vitesse e, claro, o facto de os jogadores se encontrarem cansados. E se estão cansados não respondem ao jogo. O Vitesse já tem uma equipa; nós teremos de melhorar a nossa. Queremos ganhar, mas é necessário tempo. Lidar com esta derrota também será importante para os jogadores.»

Ficha do Jogo

FC Porto: Paulo Ribeiro (Vítor Baía, 46m); Bosingwa (Ricardo Costa, 8m), Jorge Costa (Pepe, 46m), Pedro Emanuel e Nuno Valente (César Peixoto, 46m); Lucho, Ibson e Lisandro Lopez (Paulo Assunção, 46m); Quaresma, Hélder Postiga e Ivanildo.
Suplentes não utilizados: Leandro e Sokota.

Vitesse: Watenaar; Vreven, Yakubu, Frankel, Vingstag; Van der Schaafe, Amoah, Knopper e Fred Benson; Van den Berg e Rojer.
Jogaram ainda: Hersi, Essajas e Jill Swerts.
Suplentes não utilizados: Knol, Rankovic, Gluscevic e Coutinho.

Golos: Pedro Emanuel (23m, p.b.) e Amoah (47m).

Paredes no Porto?

Carlos Paredes«Carlos Paredes, o paraguaio que conquistou os adeptos portistas entre 2000 e 2002, pode ser o reforço que Pinto da Costa escolheu para presentear os sócios durante a festa de apresentação da equipa, no próximo domingo. O regresso do mé-dio defensivo ao FC Porto era ontem dado como certo em Itália e a hipótese foi confirmada ao DN pelo irmão do jogador, Gustavo Paredes "Sim, ele disse-me que está muito próximo do FC Porto."»


in Diário de Notícias (Notícia completa)


Apesar de ser um excelente jogador, que deixou saudades, acho que devia-se apostar mais em quem cá está, a menos que Adriaanse tenha pedido um médio com essas características.

Porto - Vitesse, hoje ás 18:30

VitesseA equipa do FC Porto tem hoje mais um teste, o teoricamente mais dificil, e o último em terras holandesas durante o estágio.

A equipa que Adriaanse irá apresentar será provavelmente a que mais se aproxima da que idealiza para a próxima época, devendo apostar no 4-3-3 que tanto gosta e nos jogadores que mais lhe transmitem confiança.

Será um bom teste e que ajudará a definir os jogadores que ficam e os que serão dispensados. O Vitesse acabou o campeonato holandês (Eredivise) em 7º lugar, tendo-se reforçado bastante neste defeso.

 Jogo em Directo no MaisFutebol
 Página do Vitesse

terça-feira, julho 19, 2005

Curtas

Leo LimaLeo Lima dispensado

O primeiro jogador a ser dispensado, dos 33, foi Leo Lima. Não é nenhuma surpresa dados os episódios ocorridos nos últimos treinos. Durante a sua passagem pelo Porto, não consigo ver uma única mais valia para o clube, o que me leva a pensar nos porquês desta contratação...

Diego já treina

Adriaanse já pode contar com o médio Diego, completamente integrado no treino com a restante equipa. É uma boa notícia, espero que consiga ganhar ritmo rápidamente e que faça uma grande época. Qualidade não lhe falta.

Apresentação dos novos equipamentos

Foram finalmente apresentados os equipamentos para a época 2005/06. Depois de já estarem à venda (pelo menos) nas Lojas azuis e na SportZone é que são apresentados... lá se vai o efeito surpresa.

PortoMania 2005

Durante os dias 22, 23 e 24 o estádio do Dragão recebe a PortoMania, feira que se destina a divulgar os produtos licenciados com a marca FC Porto, e são muitos!

Com Pinto da Costa o estádio não muda de nome

«Comigo na presidência essa hipótese não se coloca, agora no futuro não sei. Mas, para mim, não há dinheiro que pague a substituição do nome do Estádio», disse Pinto da Costa, durante a apresentação dos equipamentos do FC Porto para a nova época. E mai' nada!

Nomeações continuam na próxima época

Já se estava a adivinhar. Depois da peixeirada feita por LFV na última assembleia da Liga, conseguiu mesmo o que queria: as nomeações. A reunião da Liga, onde iriam ser discutidos o sorteio ou nomeação, estava marcada para amanhã, mas, habilidosamente, foi desmarcada e marcada para o dia 29 de Julho (por Valentim Loureiro(!)), o que torna praticamente impossivel a implementação do sorteio dado estar já muito próximo do início do campeonato. Prevejo tempos difíceis para a próxima época, ou seja, mais do mesmo no que toca a arbitragem e disciplina.

Cunha Leal Presidente da Liga?

Cunha Leal«Se a informação de última hora que chega é completamente verdadeira, vai haver eleições na Liga muito em breve, porque Valentim Loureiro, farto de alguns comportamentos que ele considera pouco leais e respeitadores da parte de quem ele entende que lhe deve lealdade e respeito, está disposto a demitir-se, muito provavelmente já na próxima Assembleia Geral da Liga do dia 20 deste mês. Ora, como quer o director-executivo, quer o presidente da CA afirmaram (está pelo visto em acta) que, se ele se demitisse, se demitiriam também, só restará pois avançar para eleições antecipadas. Com - ao que garantiram a'O PATO - movimentações já em curso (por parte do Benfica e clubes associados), no sentido de apresentarem uma lista com Cunha Leal para presidente, António Duarte para director-executivo, Vítor Reis para a Arbitragem, guardando contudo Gomes da Silva na Disciplina. Embora quanto à Arbitragem (depois do que se passou na Figueira da Foz), Luís Guilherme possa vir a ser repescado, presume-se.»

in O Pato, O Jogo 16/07/2005

segunda-feira, julho 18, 2005

Venda de lugares anuais

Terminada a fase de renovação de lugares, começou hoje a venda de lugares para a época, com ou sem jogos da liga milionária.

Segundo o site oficial, o primeiro dia foi um sucesso tendo sido vendidos mais de mil lugares.

Para os interessados, os preços variam entre os 70 € (menores e reformados) e os 1.250 € (camarote). Para mais informações clique aqui.

O diário de Adriaanse (#5)

Co Adriaanse«Hoje a temperatura baixou e as previsões apontam para que isso continue a suceder no dia de amanhã. Esta é mais uma boa notícia para o nosso trabalho, que continua a decorrer de forma intensa. Esta segunda-feira continuámos a trabalhar na circulação rápida e na recepção da bola, no passe ao primeiro toque e, claro, na condição física. A qualidade do passe e a movimentação são fundamentais naquilo que pretendo para a equipa.

Comecei o dia com uma reunião com os jogadores que serviu para falar sobre o jogo com o Bennekom. Devo dizer que destaquei muitas coisas positivas e, claro, algumas outras situações que teremos de melhorar. A exibição do F.C. Porto já foi superior à que realizámos com o NEC, mas este adversário também era mais frágil.

Tinha agendado três treinos para esta segunda-feira, mas decidi cancelar o segundo treino do dia, porque estou muito satisfeito com a exibição no último jogo, com os treinos recentes e com a alegria do grupo no dia de ontem. Para melhorar também é importante descansar muito bem. E apesar de ter cancelado uma sessão, treinámos uma hora e meia de manhã e duas horas de tarde.

Amanhã de manhã será mais um dia para melhorar a nossa condição. É necessário repetir várias vezes o trabalho. Formar uma equipa não é coisa para uma, duas ou três semanas. Continuo muito satisfeito com a qualidade dos nossos treinos. Os processos estão a ficar mais rápidos, os atletas percebem cada vez melhor aquilo que desejo e atmosfera continua muito boa.

O dia de hoje foi muito bom em todos estes aspectos e trouxe ainda duas boas notícias: o McCarthy não tem qualquer lesão óssea e o Diego já poderá integrar o grupo a partir de amanhã. Claro que não poderá participar em todos os exercícios, mas começará a trabalhar connosco.»

Jogos na TV

Jogos na TVFinalmente foram garantidas as transmissões de 3 jogos do FC Porto. Boca Juniors e Arsenal, no Torneio de Amsterdão têm transmissão na RTP, já o jogo com o Brugges, campeão belga, terá transmissão na TVI.

23 Julho: Brugges - FC Porto, Bélgica, (19:30), TVI
29 Julho: Boca Juniors - FC Porto, Holanda (18:00), RTP1
31 Julho: Arsenal - FC Porto, Holanda (17:30), RTP1

domingo, julho 17, 2005

O diário de Adriaanse (#4)

Co Adriaanse«A minha ideia para este dia foi fazer algo diferente do treino habitual e algo que envolvesse todo o staff e não apenas os meus jogadores. Todas as pessoas que rodeiam a equipa são muito importantes e fazem parte da família. Respeito todos da mesma forma e fiquei verdadeiramente satisfeito pela vontade que demonstraram em participar.

Este conceito de “Team Building” é muito importante para o fortalecimento dos laços entre todos. Durante este passeio, todos brincaram, conversaram e trocaram ideias. Houve momentos com muita piada e algumas quedas um pouco aparatosas, mas sem qualquer consequência. Pedalar no campo tem destas coisas!

Duas semanas de trabalho sem qualquer dia longe do relvado seria demasiado. Decidimos fazer esta quebra a meio do estágio precisamente para amenizar este período longo. Depois do passeio, os atletas puderam estar ao sol, dar um mergulho na piscina, usufruir dos equipamentos do hotel ou ver a etapa de hoje da Volta a França, para continuar na onda das bicicletas.

Confesso que me senti muito bem a pedalar com os meus jogadores e com o staff do F.C. Porto pelo cenário rural da Holanda. Para nós, treinadores, também é interessante ter um momento assim. Não tive de pensar em nada relacionado com o treino e pude desfrutar. E sei que toda a gente sentiu o mesmo.

Agora, durante o resto da tarde, vou começar a pensar nos objectivos para esta semana. Amanhã teremos uma reunião para falar do jogo de ontem. Temos de melhorar a condição física, a posse de bola e o passe rápido. É fundamental apurar o sistema de jogo.

Este domingo terminará com novo momento alto. Depois do jantar, serão atribuídos alguns prémios aos melhores desempenhos no passeio de bicicleta. Não vou revelar nomes nem categorias, mas acredito que a boa disposição vai continuar. O resto é surpresa.»

Mania das grandezas

Tomasson não vem!Tomasson no Benfica! A imprensa vermelha rejubila e o povo está feliz com a sonante contratação. Pode ler-se n'A Bola de hoje:

«O novo número 10 da Luz, que usou os mesmos dois dígitos no Feyenoord em 2002, pode não ser super-homem, seguramente não é pássaro ou avião. Mas é Tomasson, a nova locomotiva do Benfica. Pare, escute e olhe antes de o ver»

Enfim, mais palavras para quê...

O quê? Tomasson não vem? Porquê?

José Veiga, cerca de 12 horas depois de ter dito que estava tudo praticamente acertado, vem dizer que o Benfica desinteressou-se do avançado. Pois, ou então o jogador preferiu ir para o Estugarda. Então e as camisolas já impressas com o nome do jogador postas à venda ontem? Deverão ter o mesmo destino das camisolas da dobradinha. Trapatonni é que deve estar "molto contento".

sábado, julho 16, 2005

Porto vence Bennekom por 7-0

Tal como no jogo com o NEC, Co Adriaanse optou pelo 4-3-3 no primeiro tempo e 4-4-2 no segundo.

O jogo não foi muito rápido, mas tal como se esperava o FC Porto dominou todo o encontro, tendo marcado 7 golos. Os autores foram: Leandro do Bonfim (g.p.), Alan, Ivanildo, Ricardo Quaresma, Pepe, Sokota e Hugo Almeida.

Destaque para Ivanildo, o melhor em campo, tendo apontado um grande golo.

Declarações de Adriaanse

«Estou muito contente, porque os jogadores estiveram concentrados durante 90 minutos. Criámos oportunidades e marcámos vários golos. Na segunda parte joguei com dois avançados possantes para testar uma solução diferente para jogar contra equipas mais fechadas. Vê-se que os meus jogadores não estão a cem por cento. Estão cansados e ainda hoje de manhã treinaram duas horas. Se estivessem a cem por cento, o jogo teria sido mais rápido. Mas estou satisfeito. Dei possibilidade de jogar a todos na quarta-feira e hoje. Tenho quatro avançados diferentes. O Hugo Almeida e o Sokota, que são fortes, o Postiga, que é muito rápido, e o McCarthy, que marca golos e passa muito bem. Mas é preciso ter extremos para marcar golos. Temos de melhorar nas assistências e nos cantos e livres laterais. Fiquei contente com o Ivanildo. Fez um golo muito bonito. Creio que ele está confiante. Temos boas soluções para extremos. O Quaresma é um jogador de selecção e temos o César Peixoto, o Jorginho e o Alan. A nossa condição física é cada vez melhor. A disciplina é boa, a atmosfera do grupo também. Se viram o jogo percebem que o F.C. Porto está a jogar no estilo que eu quero. Mas ainda temos muito tempo para melhorar. Eles estão confiantes»

Sobre Leo Lima:

«Os jogadores brasileiros pensam que se não tiverem a bola alguém vai recuperá-la para eles. Se queremos fazer pressão, precisamos de onze jogadores a pressionar. Caso contrário sofremos contra-ataques. Léo Lima não fez o que eu queria. Se todos fizerem o que têm a fazer não haverá problemas comigo. Eu expliquei durante 50 minutos. Depois expliquei na prática e dei-lhe uma oportunidade («Léo, pressiona a bola!»). Se depois de três explicações ele não faz bem, então tenho de usar outros métodos para o ensinar. Se não quiser aprender, vai embora!»

Ficha do Jogo

Golos: Leandro do Bonfim (12' g.p.), Alan (28'), Ivanildo (44'), Ricardo Quaresma (51' g.p.), Pepe (69'), Sokota (73') e Hugo Almeida (80').

Bennekom: Lucke; Drenth, Marcus, Franz, Aikawa, Vandenbergh, Heimgartner, Cuiderwijk, Splinter, Vandersommen e Kaba.

FC Porto: (1ª parte) Hélton; Bosingwa, Bruno Alves, Sandro e Leandro; Raul Meireles, Bomfim e Léo Lima; Alan, Hugo Almeida e Ivanildo.

(2ª parte) Paulo Ribeiro; Ricardo Costa, Paulo Assunção, Pepe e Areias; Ibson e Jorginho; Quaresma, Sokota, Hugo Almeida e César Peixoto.
Treinador: Co Adriaanse

Jogo-treino com o Bennekom às 16 horas

Equipa do BennekomHoje o FC Porto entra de novo em campo, desta vem com o Bennekom, equipa amadora de uma vila com o mesmo e com cerca de 15 mil habitantes. O encontro está a gerar entusiasmo na população e junto da equipa holandesa tendo os jogadores inclusivé encurtado as férias de propósito para jogar com o FC Porto.

O convite para este jogo suriu de Adriaanse, tal como conta Hein Oelderik, responsável do clube: «Estávamos numa reunião quando recebemos um telefonema totalmente inesperado de Co Adriaanse a pedir para que aceitássemos o convite. Só me lembro de lhe ter perguntado: acha que iríamos recusar a possibilidade de defrontar um clube tão grande e conhecido mundialmente?».

Os jogadores que Co Adriaanse irá escolher para hoje, serão provavelmente aqueles que não jogaram contra o NEC Nijmegen: Paulo Ribeiro, Bosingwa, Bruno Alves, Sandro, Leandro, Raul Meireles, Léo Lima, Leandro do Bonfim, Alan, Hugo Almeida e Ivanildo. Precisamente 11.

 Jogo em Directo no MaisFutebol
 Página do Bennekom

sexta-feira, julho 15, 2005

O diário de Adriaanse (#3)

Co Adriaanse«A cada dia que passa sinto que o espírito da equipa está a melhorar. Isso nota-se em cada momento, em cada treino e em cada refeição. É claro que os atletas estão cansados, uma vez que estamos a trabalhar há duas semanas, mas o ambiente é bom.

Esta manhã tivemos um treino muito bom, focado na pressão sobre a bola. Foi mesmo muito bom! Só tenho de lamentar a lesão do McCarthy. Espero que não fique muito tempo sem treinar e que recupere rapidamente. Gostei mais do treino da manhã do que do treino da tarde. A produtividade foi superior.

Amanhã, no jogo com o Bennekom, vou começar com jogadores que não participaram na partida de quarta-feira, com o NEC. Esses atletas vão jogar 45 minutos e na segunda parte entrará uma equipa diferente. Vamos tentar pressionar muito, pois vamos encarar um adversário amador, e queremos que a equipa crie muitas oportunidades.

Quero testar os nossos avançados altos, como o Sokota e o Hugo Almeida. Será bom para preparar os jogos em que precisamos de atacar mais forte, pelo ar e de forma mais directa. Será uma boa ocasião para isso.

O nosso dia fechou com um jantar que teve um momento especial. Hoje festejámos o aniversário do nosso motorista Vítor Santos e o grupo cantou os “Parabéns a você” em português antes de saborear uma fatia de bolo. São estes os momentos que reforçam o tal espírito da equipa a que me referi anteriormente»

McCarthy Lesiona-se, Léo Lima repreendido

Estágio em Doorweth Durante o animado treino desta manhã, em Doorweth, McCarthy sofreu uma entorse tendo feito tratamento com gelo. A avaliação da gravidade será feita esta tarde.

Co Adriaanse confirma a fama que tinha de "General", sempre muito interventivo, corrige os jogadores as vezes que forem necessárias sempre que fazem algo que não lhe agrada.

Numa das fases do treino, o brasileiro Leo Lima parou um lance de ataque e o técnico gritou-lhe o nome e admoestou-o, a plenos pulmões, "perdes a bola a todo o momento". Vítor Baía traduziu do inglês, em tom mais suave, naturalmente. Uma coisa é certa: a reprimenda ouviu-se ali e nos países vizinhos e acabou por ser uma chamada de atenção para todos. Também Ibson ouviu um raspanete por falhar mais do que Adriaanse admite, nas marcações.

Os jogadores que não defrontaram o NEC Nijmegen, estão na linha da frente para a partida com o Bennekon. Assim, Hugo Almeida, Paulo Ribeiro, Bosingwa, Leo Lima, Leandro, Alan, Ivanildo e Leandro do Bomfim podem estrear-se nos jogos deste estágio e mostrar o seu valor.

Destaque para Hugo Almeida que marcou três golos a Vitor Baía durante o treino desta manhã.

Jorginho e Ivanildo foram à sala de conferências de imprensa para falarem aos jornalistas:

Ler declarações de Jorginho
«Vou estar sempre disposto para ajudar a equipa»

Ler declarações de Ivanildo
«Preocupo-me apenas em trabalhar sempre ao máximo para estar bem e ajudar o F.C. Porto»

«Os melhores anos da minha carreira»

JankauskasA SAD do FC Porto e Edgaras Jankauskas chegaram a acordo e rescindiram o contrato que ainda era válido por mais um ano, terminando assim a ligação do jogador ao clube azul e branco.

Aqui fica a mensagem do jogador ao clube e adeptos:

«Os anos que passei no F.C. Porto foram os melhores da minha carreira de jogador de futebol. Ganhámos tudo o que tínhamos para ganhar e uma equipa muito forte. O grupo de trabalho era fantástico! Desde o presidente até ao motorista do autocarro... São pessoas fantásticas das quais apenas posso dizer bem e vou guardar recordações para toda a vida. Gostava de agradecer o carinho que sempre me dispensaram e desejar boa sorte a todos. Vou continuar a ser portista e a acompanhar os resultados da equipa no futuro»

Só me resta dizer: Obrigado Jankauskas! E boa sorte para o futuro.

quinta-feira, julho 14, 2005

O diário de Adriaanse (#2)

Co Adriaanse«Esta manhã cumprimos um treino de recuperação física no bosque, devido ao jogo de ontem, e da parte da tarde realizámos um treino técnico no relvado, com o objectivo de melhorar o passe, a finalização e o posicionamento. É essencial que os jogadores interiorizem a importância das mudanças de posição.

Hoje, o Hugo Almeida e o Areias não puderam treinar connosco, uma vez que se apresentaram com pequenas lesões. Espero que amanhã já possam evoluir normalmente e participar naquilo que planeámos.

Mais uma vez tenho de destacar o empenho dos atletas. Estão a trabalhar muito bem. Sinto os jogadores dedicados, concentrados e penso que estão a melhorar de dia para dia. Estou muito satisfeito com o meu grupo! Tenho conversado com alguns deles para os conhecer um pouco melhor a nível pessoal. Gosto de saber como estão as suas famílias e a forma como planeiam as suas vidas.

À hora do jantar o staff do F.C. Porto informou-me que começamos a SuperLiga em casa, diante do Estrela da Amadora. É uma equipa que subiu este ano de divisão. É melhor começar o campeonato diante dos nossos adeptos. Na ronda seguinte vamos ao terreno da Naval que, curiosamente, também subiu nesta temporada.

Em Portugal o sorteio do campeonato é livre, por isso podíamos ter apanhado qualquer adversário. Na Holanda isso já não seria possível, uma vez que há algumas restrições que impedem que os jogos grandes se realizem no início da competição. Tem a ver com questões comerciais. Creio que em Portugal o sistema é mais justo.

Amanhã, vou ministrar mais dois treinos com bola. Durante um deles vou preparar um aquecimento para o jogo que se segue e já estamos a pensar na equipa, pois todos os jogadores devem jogar os mesmos minutos.»

Calendário FC Porto SuperLiga 2005/06

O sorteio da Superliga para a próxima época foi hoje realizado na Figueira da Foz. Aqui fica o calendário do FC Porto para a próxima temporada.

1ª Volta

Jornada 01 (21/08/05): FC Porto - Estrela Amadora
Jornada 02 (28/08/05): Naval - FC Porto
Jornada 03 (11/09/05): FC Porto - Rio Ave
Jornada 04 (18/09/05): Sp. Braga - FC Porto
Jornada 05 (25/09/05): FC Porto - Belenenses
Jornada 06 (02/10/05): Marítimo - FC Porto
Jornada 07 (16/10/05): FC Porto - Benfica
Jornada 08 (23/10/05): Nacional - FC Porto
Jornada 09 (30/10/05): FC Porto - Vitória Setúbal
Jornada 10 (06/11/05): Paços Ferreira - FC Porto
Jornada 11 (20/11/05): FC Porto - Académica
Jornada 12 (27/11/05): Gil Vicente - FC Porto
Jornada 13 (04/12/05): FC Porto - Sporting
Jornada 14 (11/12/05): União Leiria - FC Porto
Jornada 15 (18/12/05): FC Porto - Penafiel
Jornada 16 (21/12/05): Vitória Guimarães - FC Porto
Jornada 17 (08/01/06): FC Porto - Boavista

2ª Volta

Jornada 18 (15/01/06): Estrela Amadora - FC Porto
Jornada 19 (22/01/06): FC Porto - Naval
Jornada 20 (29/01/06): Rio Ave - FC Porto
Jornada 21 (05/02/06): FC Porto - Sp.Braga
Jornada 22 (12/02/06): Belenenses - FC Porto
Jornada 23 (19/02/06): FC Porto - Marítimo
Jornada 24 (26/02/06): Benfica - FC Porto
Jornada 25 (05/03/06): FC Porto - Nacional
Jornada 26 (12/03/06): Vitória Setúbal - FC Porto
Jornada 27 (19/03/06): FC Porto - Paços Ferreira
Jornada 28 (26/03/06): Académica - FC Porto
Jornada 29 (02/04/06): FC Porto - Gil Vicente
Jornada 30 (09/04/06): Sporting - FC Porto
Jornada 31 (15/04/06): FC Porto - União Leiria
Jornada 32 (23/04/06): Penafiel - FC Porto
Jornada 33 (30/04/06): FC Porto - Vit.Guimarães
Jornada 34 (07/05/06): Boavista - FC Porto

· Calendário Completo

Notícia de última hora!


Novo estádio EVAX
 

quarta-feira, julho 13, 2005

Porto vence NEC por 1-0

O jogo de preparação teve duas partes distintas, Co Adriaanse optou pelo 4-3-3 no primeiro tempo e 4-4-2 no segundo.

Na primeira parte o Porto esteve melhor, com trocas de bola quase sempre ao primeiro toque e mais imaginativo no ataque. O golo apareceu aos 41', Hélder Postiga respondeu bem a um passe de Jorginho e marcou o único golo do jogo.

No segundo tempo, a equipa baixou de rendimento e parecia ter perdido a velociade e imaginação demonstrada nos primeiros 45 minutos. Ainda assim, McCarthy podia ter facturado quando se isolou frente ao GR adversário, mas não conseguiu ultrapassá-lo.

A equipa do NEC, a espaços, deu boa réplica ao Porto, sobretudo depois do golo e durante a segunda parte.

Os melhores em campo foram Hélder Postiga, Jorginho e Lisandro López.

Declarações de Adriaanse ao site oficial

Estas escolhas podem definir as suas opções?
Não. Tenho de fazer escolhas. Primeiro, através das posições, depois de acordo com a condição física. Por isso, o Lucho e o Lisandro jogaram 90 minutos, pois estavam a competir na Argentina. No sábado jogarão todos os que estiveram hoje na bancada.

O Fatih também jogou 90 minutos a defesa-direito...
Porque o Bosingwa não estava a cem por cento. Temos o Fatih, mas também o Bosingwa. Tem dado boas impressões nos treinos. O Ricardo Costa também pode jogar a defesa-direito. Tenho três soluções para a posição.

Algum destaque individual neste jogo?
Sou um treinador que defende que o futebol é um jogo de equipa. Ténis é que é individual. Estou satisfeito com a equipa e com a sua atitude. Não posso mencionar um jogador.

Ficha do Jogo

Estádio McDOS Goffertstadium em Nijmegen, cerca de 8 mil espectadores.

Árbitro: P. Vink
Assistentes: J. Van Dijk e G. Siebert

Golos: 41' Hélder Postiga

NEC: Babos; Wielaert, Wisgerhof, Ebbinge, Edgar Barreto, Boutahar, Nalbantoglu, Grot, José Valência, Niedzielan e Worm.
Treinador: Cees Lok

FC Porto: (1ª parte) Vítor Baía; Sonkaya, Ricardo Costa, Pepe e Nuno Valente; Lucho Gonzalez, Paulo Assunção e Jorginho; Lisandro, Hélder Postiga e César Peixoto.
(2ª parte) Helton, Sonkaya, Jorge Costa, Pedro Emanuel e Areias; Lucho, Ibson, Lisandro e Quaresma; Sokota e McCarthy.
Treinador: Co Adriaanse

Equipa Inicial
Equipa inicial

Apanhados em flagrante

Apanhados em Flagrante!A loja-móvel do Benfica que chegou à Suiça para vender os produtos do clube foi encerrada pela Polícia local. Pelo que foi possível apurar, o referido posto de venda não possuía qualquer licença para o efeito.

É assim que funciona o clube mais organizado do mundo?!

Na Suiça as leis são para ser cumpridas, será que em Portugal as autoridades actuariam da mesma maneira?

Primeiro adversário: NEC Nijmegen

NECHoje às 19:00 (hora portuguesa) o FC Porto irá disputar o seu primeiro jogo durante o estágio. O NEC é uma equipa da primeira divisão holandesa e parece ser o adversário ideal para o Mister tirar as primeiras conclusões do trabalho feito até aqui.

· Jogo em Directo
· Website do NEC Nijmegen
· O FC Porto visto pelo NEC Nijmege (traduzido pelo Babelfish)

terça-feira, julho 12, 2005

O diário de Adriaanse

Co AdriaanseTodos os dias, Adriaanse irá escrever no site do FC Porto. Uma espécie de diário, enquanto decorrer o estágio na Holanda. Aqui ficam as ideias gerais do primeiro registo desse diário:

«Hoje comecei a ensinar os jogadores a jogar como quero»

«Não se pode ensinar tudo apenas num treino. Temos de continuar a treinar bem e necessitamos de jogos. É importante ter tempo para cometer erros e aprender com isso.»

«A ideia mais importante que destaco é a disponibilidade que os meus jogadores revelam para aprender. Sinto que eles estão disponíveis. Sinto que gostam de jogar para a frente e pressionar. Estamos num processo difícil. Correr para trás e defender é fácil, mas não é isso que queremos para o FC Porto.»

«Amanhã [ndr: hoje], frente ao NEC, não devem jogar todos, pois tenho 30 atletas disponíveis e isso não seria possível. Julgo que poderei utilizar cerca de 18 jogadores. Os restantes terão uma sessão extra durante a tarde.»

«Não vou anunciar a equipa que irei apresentar. O onze será uma surpresa. Todos sabem qual é o nosso sistema, portanto podem esperar um FC Porto num esquema de 4x3x3. Vamos estar em campo para aprender.»

Discurso Directo

São as primeiras declarações de jogadores desde que começou o estágio na Holanda. Ricardo Quaresma e Lucho González falaram ao site do FC Porto, aqui ficam as primeiras declarações dos jogadores.

Ricardo Quaresma

Ricardo QuaresmaOs treinos têm sido longos e intensos. Os atletas sentem-se cansados?
É normal que os jogadores estejam cansados, pois começar a preparação é sempre complicado. Mas já estamos habituados. Com o passar do tempo vamos começar a soltar-nos ainda mais. Isto é normal em qualquer pré-época.

O jogo de amanhã poderá ser condicionado pelo esforço físico?
Amanhã certamente que será complicado do ponto de vista físico, mas será um jogo importante para conhecer melhor os jogadores e ganhar ritmo. Estes jogos são todos importantes.

Com que impressão tem ficado de Co Adriaanse?
É um treinador que tem escola e percebe bastante de futebol. Claro que ainda é muito cedo para falar destas coisas, mas vê-se que é experiente e percebe muito. Certamente que vai ajudar-nos muito. Espero que tenha muita sorte neste clube e que atinja os objectivos.

E o que pensa dos novos companheiros?
São todos grandes jogadores. Para estar no F.C. Porto é mesmo assim que tem de ser. Espero que demonstrem o futebol que têm e possam ajudar o clube e a equipa. É isso que eles querem.

Este ano há muita concorrência no plantel...
Concorrência há todos os anos. Eu trabalho todos os dias para jogar e este ano não fugirá à regra. Não há indiscutíveis e o futebol é feito de momentos. Quem estiver melhor é que vai jogar.

Acredita que estão criadas as condições para o F.C. Porto ser campeão?
Temos grandes condições, um grande grupo e grandes jogadores. Agora penso que os nomes não jogam. Temos de mostrar dentro do campo que somos candidatos. Temos de provar que podemos ser campeões.

As ideias do treinador mudaram a forma do F.C. Porto estar em campo?
Já mudou alguma coisa, mas ainda é cedo. Penso que entrámos no sistema que o mister quer e isso torna tudo mais fácil. Mas também é preciso tempo. Estou certo que podemos fazer uma grande época.

O próximo ano será ano de Mundial. Esse será um dos seus objectivos para 2005/06?
Claro que penso nisso, mas primeiro tenho de pensar no F.C. Porto. Se não jogar no Porto nem vale a pena pensar nessas coisas. Tenho de estar concentrado nesta equipa e neste clube.


Lucho González

Lucho GonzálezComo têm sido os primeiros dias de estágio?
Têm sido muito bons. Estou muito contente. O grupo recebeu-me muito bem. Estamos a tentar adaptar-nos rapidamente para fazer uma grande pré-temporada e preparar bem a competição.

Quais são os seus objectivos?
Quero adaptar-me ao grupo e ao futebol português. Vou tentar jogar o maior número de jogos possível e ajudar o F.C. Porto a conquistar títulos.

Está no F.C. Porto para ganhar títulos?
Todos os jogadores aspiram a conquistar títulos. Sempre quis ter objectivos nos clubes e neste caso também tenho.

Sente muitas diferenças no F.C. Porto?
Pelos treinos que já tive percebi que a vontade é a mesma. A equipa prepara-se para atacar e ser protagonista. É este o pensamento do F.C. Porto.

O Lucho começou a jogar em Janeiro e agora está a fazer nova pré-época. Isso pode prejudicá-lo?
Estes dias de trabalho são bons. Temos exigências grandes e temos de estar fisicamente bem para as enfrentar. Sinto-me bem em termos físicos.

Tem sentido muitas diferenças nos métodos de trabalho?
Na Argentina também trabalhava muito com bola, como faz aqui o mister Adriaanse. É bom não estranhar os métodos.

E o que é que o surpreendeu mais no F.C. Porto?
As pessoas e o grupo de trabalho, que me recebeu muito bem. Os jogadores são excelentes. Explicam-me quando não percebo alguma coisa, ajudam-me... Estou muito contente!

Acha que vai continuar a ser chamado para a selecção da argentina?
Espero que sim. Tenho de tentar jogar no F.C. Porto e adaptar-me. Depois pensarei na selecção e no próximo Mundial.

Os adeptos do F.C. Porto esperam muito de si...
Quero retribuir a confiança de quem me trouxe para cá e fazer o melhor pela equipa.

Em que posição prefere jogar?
Qualquer uma do meio-campo. O importante é ter a possibilidade de jogar.

Ter o Lisandro no plantel facilita neste dias iniciais?
Claro. É importante ter um colega argentino. Estamos os dois muito contentes. Fomos muito bem recebidos.

Van Gaal elogia Adriaanse

Van Gaal«Com ele como treinador, qualquer futebolista, por mais desconhecido que seja, por mais vulgar que possa parecer, tem a garantia de que, no final, será muito melhor. O mesmo se aplica às equipas de Adriaanse, que além de praticarem um futebol muito apelativo conseguem tornar-se muito fortes e quase imbatíveis. Tenho a certeza que, com Adriaanse, o FC Porto voltará a ter sucesso no país e na Europa. Voltará a ser um grande FC Porto»

Louis Van Gaal, treinador do AZ Alkmaar, in A Bola

segunda-feira, julho 11, 2005

Dragões na Holanda

Dragões na HolandaPouco passava do meio-dia quando a equipa e restante comitiva do FC Porto, liderada por Reinaldo Teles, aterrou no aeroporto de Amsterdão. O primeiro treino está marcado ainda para hoje, às 18:30 (hora portuguesa).


Local de estágio

Doorwerth, localizada a cerca de dez quilómetros de Arnhem, é uma pequena aldeia no centro da Holanda onde está situado o Hotel onde o FC Porto irá passar as próximas duas semanas: o Golden Tulip.

Para além dos campos de treino (aprovados pela FIFA), é lá também que está um dos maiores e mais antigos parques naturais da Holanda: O Parque nacional De Hoge Veluwe. Com cerca de 5.500 hectares de zonas verdes e lagos, conta também com um Museu (Kroller-Muller) onde se podem encontrar obras de autores conhecidos como Van Gogh e Picasso.


Muito por onde escolher

Vítor Baía, Helton e Paulo Ribeiro (guarda-redes); Jorge Costa, Pedro Emanuel, Ricardo Costa, Pepe, Bruno Alves, Nuno Valente, Leandro, Areias e Fatih Sonkaya (defesas); Bosingwa, Raul Meireles, Diego, Ibson, Paulo Assunção, Leo Lima, Leandro do Bomfim, Sandro e Lucho Gonzalez (médios); Hélder Postiga, McCarthy, Hugo Almeida, Sokota, Lisandro López, César Peixoto, Jorginho, Ricardo Quaresma, Alan, Bruno Moraes e Ivanildo (avançados).

Desta lista, Co Adriaanse tem a difícil tarefa de escolher apenas 25. Quem serão? Ainda é cedo para conclusões, mais tarde o "Azul e Branco" irá analisar quem está com um pé fora do plantel 2005/2006.


Plano de treinos e jogos

Os treinos estão todos definidos pelo treinador, chegando a haver mesmo três sessões diárias. Aqui fica a lista completa:

Dia 11: 19h30 - Treino (aberto)
Dia 12: 10h00 - Treino (aberto); 19h00 - Treino (fechado)
Dia 13: 10h00 - Treino (fechado); 20h00 - Jogo: NEC - FC Porto
Dia 14: 10h30 - Treino (fechado); 19h30 - Treino (fechado)
Dia 15: 10h00 - Treino (aberto); 19h00 - Treino (fechado)
Dia 16: 10h00 - Treino (fechado); 16h00 - Jogo: Bennekom - FC Porto
Dia 17: 11h30 - Saída para Mountain Bike; 15h00 - Regresso da Mountain Bike
Dia 18: 10h00 - Treino (aberto); 15h00 - Treino (fechado); 19h30 - Treino (fechado)
Dia 19: 10h00 - Treino (aberto); 19h00 - Treino (fechado)
Dia 20: 10h00 - Treino (fechado); 19h30 - Jogo: Vitesse - FC Porto
Dia 21: 10h30 - Treino (fechado); 19h30 - Treino (fechado)
Dia 22: 19h00 - Treino (fechado)
Dia 23: 13h30 - 20h30 - Jogo: Brugge - FC Porto
Dia 24: 12h00 - 13h40 - Partida da Holanda; 15h15 - Chegada ao Porto;
21h30 - Apresentação aos sócios


Jogos na TV

Em principio apenas dois jogos irão ter transmissão televisiva. São eles o Vitesse-Porto (dia 20, 19:30) e Brugges-Porto (dia 23, 20:30). A estação televisiva melhor colocada para garantir a transmissão parece ser a TVI (segundo o jornal O Jogo).

Momento Alto

Por entre o habitual zapping de Domingo, deparo-me com Luis Filipe Vieira, presidente da Instituição, a discursar ao país.

Dos breves instantes a que consegui assistir, houve uma frase, dita em tom de ameaça, que resume bem o seu discurso: «Não vamos recuar para trás!». Será que vão recuar para a frente?

PS: Luis Filipe Vieira é um sério candidato aos prémios "Octávio Machado" 2005.

domingo, julho 10, 2005

Opinião: Quem tudo quer...

AZ AlkmaarO presidente do AZ Alkmaar, Dick Scheringa, tem fama de bom negociador. Não sei de onde lhe vem a fama, mas a maneira como têm sido feitas as negociações por Kromkamp são, no mínimo, de mau negociador.

Desde pedir valores muito acima dos reais a condições de pagamento irreais, passando por tentar fazer um leilão do jogador entre o Valência e o Porto, Dick continua na sua. A avaliar pelas suas últimas declarações, pareceu-me crente que ainda vai vender o jogador nos moldes propostos.

O Valência já se afastou do negócio e o Porto já comprou um jogador para aquela posição tirando alguma pressão à necessidade urgente da compra ao AZ.

Kromkamp é que vê a sua situação complicada, ainda é jogador do AZ apesar de não ser essa a sua vontade. O seu presidente tem o direito de defender os interesses do clube, mas há limites. O jogador quer sair e 7,5 milhões é muito dinheiro.

De tanto exigir aos compradores, Dick ainda vai acabar a história sem ver a côr do dinheiro e com um jogador descontente no plantel.

sábado, julho 09, 2005

Primeiras Impressões de Adriaanse

Co AdriaanseApós o jogo à porta fechada com o Tourizense, do qual não se sabe o resultado final, Co Adriaanse falou pela primeira vez aos jornalistas desde que iniciou os trabalhos de pré-época há cerca de uma semana.

A conversa incidiu sobre vários temas, a partir dos quais podemos saber o que pensa o treinador azul e branco sobre o seu plantel... e não só.

Novas regras, os jogadores e o português

«Temos de seguir as regras e nos jogos não é permitido usar anéis nem brincos. Para mim, os treinos são como os jogos. São as regras da UEFA e não as minhas. Essa questão não é importante, o importante é ganhar jogos.»

«Quando se é uma estrela de cinema, podem usar-se todos os acessórios, porque a imagem é importante. Mas um jogador tem de jogar com os pés e não com as orelhas.»

«É um clube muito bem organizado. Os jogadores são muito disciplinados e comportam-se como profissionais e não tive de lhes chamar a atenção para nada. Foi uma boa semana de treino, porque não houve lesões e trabalhámos muito.»

«A maior parte dos jogadores fala bem inglês e também tenho o Rui Barros para me ajudar, já que ambos falamos francês. Para motivar bem as pessoas é melhor falar na língua delas, por isso tenho aulas diárias de português.»

O jogo-treino com o Tourizense

«Não me lembro do resultado, porque não é importante. Não foi um jogo de 90 minutos, mas sim quatro partes de cinco minutos. Foi mais um treino do que um jogo. Tenho mais de trinta jogadores, por isso dividi o grupo de forma a que cada um pudesse fazer, pelo menos, uma parte. Comecei a jogar num 4x3x3 e é o sistema que costumo usar. Tenho 21 anos como treinador principal e ao longo desses 21 anos é esse sistema que tenho utilizado. Jogamos futebol para os adeptos»

Sobre Fatih Sonkaya

«Conheço-o dos tempos em que jogou na Holanda e nessa altura era um bom jogador, que poderia ter ido para o Ajax ou para o Feyenoord, mas optou pela Turquia. No Besiktas não teve muitas oportunidades para jogar e assim tornou-se mais difícil mostrar todo o seu valor.

Na minha opinião tem muito potencial. Estou feliz por ele estar no F.C. Porto, porque precisávamos de um lateral-direito e sei que ele também está feliz por cá estar»

E Kromkamp?

«Esse é um assunto interno do clube. Temos o Fatih e estamos satisfeitos, e talvez tenhamos mais opções no plantel para o lado direito da defesa, como o Bosingwa. Quanto mais opções para uma posição melhor, mas continuo a dizer que esse é um assunto do foro interno do clube»

A conversa com McCarthy

«Falei com ele esta semana e disse-lhe que não tinha qualquer problema com ele. Disse-lhe também que poderia ajudá-lo a melhorar o seu rendimento e a voltar a ser o McCarthy que marcava muitos golos. Acredito que ele pode ser o melhor avançado e disse-lhe que gostaria que ele ficasse cá. Espero que ele fique.

Quanto a sair? Se tiver uma proposta do Inter, do Milan ou do Manchester United. Mas o F.C. Porto é uma equipa de top. A verdade é que não teve uma boa época e penso que pode jogar ainda melhor»

Sobre a disponibilidade de Anderson

«Anderson é um jogador muito jovem e ainda tem de aprender muito. Não é um grande problema que chegue mais tarde, porque temos vários jogadores para o lugar de número 10. Quanto mais depressa chegar, melhor para ele, porque mais depressa começa a aprender com os mais velhos»

O estágio na Holanda

«Tenho de conhecer os meus jogadores. Quero ver o potencial deles. Posso ver muitos DVDs ou ouvir muitas informações, mas nada como ver com os meus próprios olhos para poder tirar conclusões.

Vou vê-los durante três semanas e depois terei de reduzir o grupo de trabalho para 24, mo máximo 25. Depois de apenas uma semana é difícil tomar decisões, até porque temos feito muito trabalho físico. Depois do estágio e dos jogos na Holanda será mais fácil tomar decisões. Todos estão muito motivados.»