Azul e Branco :: Home

sexta-feira, julho 08, 2005

Sonkaya é Dragão!

Fatih SonkayaFinalmente um defesa direito na equipa da próxima época.
Fatih Sonkaya é internacional turco, jogador comunitáro (dupla-nacionalidade holandesa) e encaixa no perfil traçado por Co Adriaanse: alto, forte e defende bem. A contratação custou cerca de 1,5 milhões de Euros por 4 anos.

A carreira do jogador foi feita quase toda na Holanda, ao serviço do FC Roda, mas a última época esteve na Turquia ao serviço do Besiktas e nem sempre foi titular. Apesar disso, Adriaanse conhece bem o jogador do campeonato holandês e vê nele um bom jogador para preencher a vaga no lado direito da defesa.

O novo jogador já treinou hoje no Centro de Treinos do Olival e deu uma entrevista ao site do FC Porto:

O que conhece do F.C. Porto?
Eu cresci na Holanda, por isso conheço bem o nome do F.C. Porto. É um grande clube, um dos maiores da Europa. Na Europa o F.C. Porto faz parte dos clubes de topo, onde se incluem nomes como o Barcelona, Real Madrid, Manchester ou A.C. Milan.

Ficou surpreendido pelo contacto do F.C. Porto? Foi uma decisão difícil?
Um telefonema foi suficiente para me decidir a representar o F.C. Porto. Fiquei um pouco surpreendido com o contacto, pois a temporada já está a começar, mas fiquei muito contente com esta oportunidade.

Como foram as suas primeiras horas na cidade do Porto?
Cheguei ontem, dia em que fiz exames médicos. Posso assegurar que fui muito bem recebido.

O que espera do período ao serviço do F.C. Porto?
Sinceramente, espero conquistar o campeonato.

Em que posição joga?
Actuo com lateral direito, mas também posso jogar no meio-campo. Considero-me um jogador rápido e forte que gosta de aparecer nas zonas mais adiantadas do terreno.

Já teve oportunidade de conhecer a cidade?
Ainda não tive oportunidade de ver a cidade, pois no dia de ontem tive em exames médicos.

Algum jogador com que se identifique?
Gosto de ver jogar atletas como o Ronaldo, Ronaldinho ou o Rui Costa, mas na minha posição não posso dizer que haja um atleta com que me identifique.

Estava a par que do percurso europeu do F.C. Porto nos últimos anos?
Eu conhecia o F.C. Porto como equipa. Segui atentamente a vitória do clube na UEFA Champions League e fiquei impressionado com a capacidade que demostraram. Só um clube de topo consegue atingir o título europeu e para mim isso é suficiente sobre a qualidade do clube.

Sentiu-se bem, depois do primeiro treino com a equipa azul e branca?
A integração e a impressão foram muito boas. Os outros atletas trataram-me muito bem e senti-me logo em casa. Creio que é fundamental um atleta sentir-se bem no clube em que actua.

Já conhecia o trabalho de Co Adriaanse?
Sim, conhecia-o de jogar contra as equipas que orientou e conheço bem o seu percurso como treinador, treinou o Willem II, o Ajax e o AZ. É um treinador muito bom, basta estar atento ao trabalho que ele desenvolveu no AZ Alkhmar, que foi de facto excelente.

Que mensagem quer deixar para os adeptos portistas?
Espero corresponder às expectativas que têm de mim. Quero contribuir para lhes dar o título nacional que eles tanto merecem.


Só resta acrescentar: bem-vindo ao Reino do Dragão, com muito trabalho haverá a recompensa de títulos no final da época, boa sorte!

BackHome