Azul e Branco :: Home

sábado, setembro 10, 2005

Mais vale tarde...


FC Porto  3   -   0  Rio Ave

Segundo jogo no Dragão, segunda vitória.

Goooooooooolo!Foram precisos 85' para se gritar GOLO no Estádio do Dragão. E que GOLO! Ricardo Quaresma conseguiu quebrar a muralha defensiva do Rio Ave, que até aí se mostrara muito sólida e segura, com um golo espetacular num remate com a parte de fora do pé com a bola a fazer um arco sobre Mora. Fez lembrar-me o jogo com o Beira-Mar, em Aveiro, na época passada.

Depois disso, tudo foi mais fácil. O Rio Ave perdeu-se e o Porto aproveitou da melhor maneira para «facturar», por intermédio de Alan e Hugo Almeida, ganhando assim por KO.

Diego em grande!Até sofrer o primeiro golo, o Rio Ave mostrou-se muito organizado e a jogar claramente em contra-ataque, mas sem nunca ter causado grandes danos na defesa portista que se portou bem esta noite.

A ausência de McCarthy, ao que tudo indica por razões disciplinares, não passou despercibida muito por culpa de Sokota que não esteve muito bem na finalização, embora tenha estado muito activo.

Co Adriaanse acertou no «jackpot» com as substituições que efectuou. Todos eles marcaram. Apesar de ter arriscado, a equipa nunca perdeu a cabeça e tentou sempre atacar com nexo, mesmo quando o tempo começava a escassear.


Mais e Menos

+ Diego Em bom plano, está a subir de rendimento. É claramente o «motor» do meio-campo portista.

+ Quaresma Que grande golo! Fez ruir completamente a defesa do Rio Ave.

+ SonkayaO turco esteve muito bem, fez dois cortes cruciais e tirou alguns bons cruzamentos.

- Sokota Trabalhou muito lá na frente mas na hora do remate... as coisas não lhe sairam bem.

- Lucho González Está mais apagado. Quando joga com Ibson parece mais «preso», não subindo tanto.

- McCarthy Excluído à última da hora, por motivos disciplinares, prejudicou seriamente a equipa e todo o grupo de trabalho.


Declarações

Co Adriaanse

«Vencemos por 3-0 com os três golos a serem marcados no fim e com os substitutos a serem os autores dos golos. Este é o cenário de sonho para qualquer treinador. Isto também prova que o F.C. Porto fez uma excelente selecção para mim, pois tenho muitas opções. Posso optar por jogadores rápidos, altos, mais individualistas ou mais possantes. Por exemplo, temos dois avançados altos. Assim, não jogámos os 90 minutos com os mesmos jogadores nem com o mesmo esquema.

Fizemos uma primeira parte muito boa, mas precisávamos de alguma sorte para conseguir marcar nos primeiros 20 minutos. Mas este foi o melhor cenário. Foi como no boxe, investimos as nossas energias para ganhar ao nosso adversário no final. Esta foi uma vitória da equipa».

Para mim este foi o melhor jogo dos três que fizemos para a Liga. Estamos a melhorar. O nosso grupo já é uma equipa, tem um estilo que já se reconhece, em que dominamos e atacamos durante todo o jogo. Merecemos a vitória e estou muito feliz com estes jogadores. Todos os atletas estão felizes. O Vítor Baía fez um sprint para festejar o golo com toda a equipa, isto é a prova que são uma equipa e que querem ganhar.»


Ficha do Jogo

Liga 2005/06 (3ª jornada)

Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 38.421 espectadores

Árbitro: Elmano Santos (Madeira)
Assistentes: Sérgio Serrão e Luís Marcelino
4º árbitro: Marco Ferreira

F.C. PORTO: Vítor Baía; Sonkaya, Ricardo Costa, Pedro Emanuel «cap.» e César Peixoto; Ibson, Lucho Gonzalez e Diego; Lisandro Lopez, Sokota e Jorginho
Substituições: Ibson por Alan (56m), Lisandro Lopez por Hugo Almeida (65m) e Diego por Quaresma (79m)
Não utilizados: Helton, Bruno Alves, Pepe e Paulo Assunção
Treinador: Co Adriaanse

RIO AVE: Mora; Zé Gomes, Danielson, Idalécio e Milhazes; Niquinha «cap.», Ricardo Jorge, Cleiton e Marquinhos; Gaúcho e Chidi
Substituições: Ricardo Jorge por Delson (62m), Chidi por André Vilas Boas (68m) e Gaúcho por Keita (83m)
Não utilizados: Candeias, Diego, Agostinho e Bruno Mendes
Treinador: António Sousa

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Quaresma (87m), Alan (90m) e Hugo Almeida (90m)
Disciplina: Cartão amarelo a Marquinhos (54m), Danielson (68m), Mora (76m), Hugo Almeida (81m) e Keita (89m)

* Fotos Associated Press

BackHome