Azul e Branco :: Home

quarta-feira, setembro 14, 2005

Um azar nunca vem só...


Glasgow Rangers  3   -   2  FC Porto


Não entrámos da melhor maneira na liga dos campeões. Apesar da exibição positiva, houve algumas falhas e sobretudo muito azar durante a partida.

Co Adriaanse alterou a equipa titular. Saiu Sonkaya e entrou Pepe, para combater o jogo aéreo do Rangers e saiu Lisandro para a entrada e Alan.

A equipa entrou bem no jogo e nos primeiros 20/30 minutos dominou as operações chegando mesmo a silenciar os cerca de 50 mil «protestantes» fruto de uma boa troca de bola no meio-campo e de ataques perigosos que raramente tinham uma finalização adequada.

O primeiro golo do Rangers surge aos 35' numa desatenção (mais uma) da defesa portista. Primeiro Ricardo Costa não chega à bola e Lovenkrands é mais rápido que Pedro Emanuel. Até ao final do primeiro tempo, a equipa desconcentrou-se e não conseguiu criar jogadas de perigo passando por algumas aflições. Aos 40' mais um azar, Pedro Emanuel, lesionado, é substituido por Sonkaya.

A segunda-parte começou com o golo do FC Porto. Pepe corresponde com um grande cabeceamento ao canto apontado por César Peixoto, repondo assim a igualdade. A equipa acelera e constroi algumas jogadas de perigo, Lucho González aos 52' faz um grande passe mas Sokota e Alan atrapalham-se em frente à baliza do Rangers, aos 57' minutos, Lucho remata forte mas à figura do guarda-redes. Como quem não marca, sofre, o Rangers aos 58' iria chegar ao golo por Prso, quase sobre a linha, a impedir Baía de chegar à bola. Falta que o árbitro não viu e validou o golo, o avançado não pode tocar nas mãos do guarda-redes.

Adriaanse mexe na equipa, troca Alan por Hugo Almeida e Diego por Quaresma, esgotando assim as substituições. O Porto, apesar da desvantagem, continua forte a atacar pecando apenas na finalização, 66' e 67' Hugo Almeida desperdiça o golo do empate, aos 68' Hugo Almeida e Sokota não conseguem fazer melhor do que rematar para fora. O golo surgiria aos 71', mais uma vez Pepe após um canto marcado por César Peixoto. Aos 78' Sokota lesiona-se com gravidade no joelho e já não volta ao jogo obrigando assim a equipa a jogar com 10. Como um azar nunca vem só, aos 84' o Rangers faz o terceiro por Kyrgiakos. Pepe não chega nas alturas para o corte e o grego faz de cabeça o golo da vitória. O Porto ainda tentou chegar ao empate nos minutos que restavam mas o cansaço já não permitiu muito mais.

Resumindo, foi uma derrota amarga, difícil de digerir, sobretudo pelos erros defensivos e na concretização, pelas lesões e pelo golo mal validado. Até porque o Rangers não é de todo superior ao FC Porto. Resta-nos esperar pela visita dos escoceses à cidade do Porto.


Declarações

Co Adriaanse

«Gostei do jogo. Foi bem disputado e quem marca mais ganha. Entrámos bem e o Alan e o Ricardo Costa perderam duas oportunidades que podiam mudar o rumo do jogo. As duas equipas jogaram ao ataque e o espectáculo foi bom. O F.C. Porto podia ter ganho, pois jogou melhor e criou mais oportunidades. Fomos infelizes ao perder dois atletas devido a lesão e, por causa da saída do Sokota, acabámos a jogar com dez».


Ficha do Jogo

UEFA Champions League (Grupo H – 1ª jornada)
Ibrox Stadium, em Glasgow
Assistência: 48.599 espectadores
Árbitro: Jan Wegereef (Holanda)
Assistentes: Arie Brink e Roger Geutjes
4º árbitro: Tom Van Sichem

RANGERS: Waterreus; Ricksen, Rodriguez, Kyrgiakos e Bernard; Namouchi, Ferguson «cap.», Murray e Lovenkrands; Jeffers e Prso
Substituições: Lovenkrands por Buffel (55m), Namouchi por Novo (72m) e Jeffers por Thompson (83m)
Não utilizados: Klos, Andrews, Rae e Pierre-Fanfan
Treinador: Alex McLeish

F.C. PORTO: Vítor Baía; Pepe, Ricardo Costa, Pedro Emanuel «cap.» e César Peixoto; Ibson, Lucho Gonzalez e Diego; Jorginho, Sokota e Alan
Substituições: Pedro Emanuel por Sonkaya (41m), Diego por Quaresma (65m) e Alan por Hugo Almeida (65m)
Não utilizados: Paulo Ribeiro, Lisandro Lopez, Paulo Assunção e Marek Cech
Treinador: Co Adriaanse

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Lovenkrands (34m), Pepe (47 e 72m), Prso (59m) e Kyrgiakos (84m)
Disciplina: Cartão amarelo a Prso (35m), Lucho (45m) e Hugo Almeida (74m)

BackHome