Azul e Branco :: Home

domingo, dezembro 11, 2005

Liderança confirmada


União de Leiria  1   -   3  FC Porto


O Porto entrava em campo não só para continuar líder isolado no campeonato mas também para tentar aumentar a vantagem sobre o Sporting e aproveitar a possível perda de pontos do Benfica no difícil jogo de amanhã com o Boavista.

O jogo não começou bem. O Leiria dedicava-se a defender com todos os jogadores, prática habitual de Jorge Jesus sempre que joga contra o FCP. Ainda na época passada se viu quando treinava o Moreirense. Certo é que os azuis e brancos tinham muita dificuldade em encontrar caminhos para a baliza de Costinha, o que é grava porque não há uma única equipa na SuperLiga capaz de começar um jogo ao ataque quando defronta o Porto.

Há muito a melhorar no ataque, usar melhor as laterais e centrar mais vezes. Aquelas trocas de bola que vão recuando, recuando, até chegar a Baía não são aconselháveis. Há que arranjar outras formas de chegar à baliza adversária.

Ao minuto 35 e dada a inoperânica atacante do Porto, o Leiria aproveita um ressalto à entrada da área de Baía e Fábio Felício dispara sem oposição e marca o 1-0. O golo, inesperado, contribui para uma mudança de atitude nos jogadores portistas que carregaram mais sobre a União conseguindo quase de rajada dois golos. Primeiro Quaresma centra da esquerda para a pequena área e Laranjeiro, pressionado por Lisandro López, faz auto-golo. Dois minutos depois, o mesmo Quaresma centra largo da direita para a esquerda, Costinha defende mal e Lisandro, oportuno, faz o segundo para o Porto. Estava feita a reviravolta no marcador, algo que na presente edição da SuperLiga ainda não tinha acontecido!

Na segunda parte o Leiria entrou mais atrevido mas o Porto reagiu bem e conseguiu afastar a pressão da sua área criando vários lances de perigo, aproveitando bem os espaços concedidos pela equipa de Jorge Jesus que finalmente procurava marcar um golo. Quem mais lucrou com a postura do Leiria foi Diego que pôde assim cumprir na perfeição o papel de nº10 e arrancando uma boa exibição, coroada com um golo já no final do encontro.

Adriaanse optou por não mexer no onze inicial e deu-se bem com isso. É necessário estabilizar a entrada e saída de jogadores titulares. Esteve ainda bem nas substituições já que a equipa no segundo tempo jogou bem e não havia necessidade de mexer.

Resumindo, foi uma boa vitória, mais três pontos e uma exibição agradável sobretudo na segunda parte que pôs os adeptos (falo por mim) mais alegres após o desaire da Liga dos Campeões.


Mais e Menos

+ Paulo Assunção Um dos melhores em campo. Está em todo o lado, consegue cortes soberbos e sem recorrer a faltas. Alguém se lembra de Costinha?

+ Diego Grande jogo, sobretudo no segundo tempo. Pôs em campo todos os seus atributos mostrando a Adriaanse que quer ser titular indiscutível. Precisa de melhorar alguns aspectos, sobretudo defensivos.

+ Quaresma Esteve na origem dos dois primeiros golos. Passou alguma parte do jogo alheado porque nem sempre a bola chegava ao seu flanco. Foi pena ter visto cartão pelas picardias do jogo após ter sofrido 3 faltas consecutivas.

+ Lisandro Esteve bem o argentino sempre a pressionar a defensiva contrária e muito oportuno no golo. É sem dúvida uma peça importante no ataque portista. Alguém se lembra de Derlei?

- Laterais César Peixoto e Ricardo Costa, ambos adaptados, passaram por alguns momentos de apuro que podiam ter comprometido a equipa. É urgente a compra de bons laterais no mercado de Inverno. Co Adriaanse até tem dois no banco, um para cada lado e escolhidos por si, mas não os usa...

- Lucho Esteve regular no meio-campo mas não foi preponderante como costuma ser. Pareceu cansado e muito recuado apoiando Assunção. Na hora do remate também não acertou e falhou uma clara ocasião de golo.


Declarações

Co Adriaanse (FC Porto)

«Não perdemos esta semana. Apesar do frio que também se fez sentir aqui, e mesmo com os jogadores muito cansados, penso que conseguimos controlar o jogo e que merecemos a vitória. Os jogadores trabalharam muito. Estou muito satisfeito com esta equipa, provaram que estão aptos. Foi uma boa vitória.»

Vitor Baía (FC Porto)

«Foi uma vitória extremamente importante depois do que se passou na Liga dos Campeões. Penso que demos uma resposta positiva. Demorámos a entrar no jogo, e o golo do União de Leiria acabou por ser um tónico. A equipa começou a ser mais rápida e a pressão que fizemos no final apenas está ao alcance de equipas com grande estofo mental. Acabámos por controlar e por marcar um golo no final.»


Ficha do Jogo

Liga 2005/06 (14ª jornada)

Estádio Magalhães Pessoa, em Leiria

Árbitro: Pedro Henriques (Lisboa)
Assistentes: António Godinho e Carlos Santos
4º árbitro: António Resende

U. LEIRIA: Costinha; Éder, João Paulo «cap.», Gabriel e Laranjeiro; Paulo Gomes, Harison e Fábio Felício; Touré, Paulo César e Miramontes
Substituições: Miramontes por Ferreira (62m), Laranjeiro por Alhandra (79m) e Touré por Lourenço (84m)
Não utilizados: Quievreux, Renato, Lourenço, Nené e Cadu
Treinador: Jorge Jesus

F.C. PORTO: Vítor Baía; Ricardo Costa, Pepe, Pedro Emanuel «cap.» e César Peixoto; Paulo Assunção, Lucho Gonzalez e Diego; Lisandro Lopez, McCarthy e Quaresma
Substituições: Lisandro Lopez por Jorginho (88m) e Quaresma por Ivanildo (90m)
Não utilizados: Helton, Ibson, Bosingwa, Cech e Hugo Almeida
Treinador: Co Adriaanse

Ao intervalo: 1-2
Marcadores: Fábio Felício (35m), Laranjeiro (40m, na p.b.), Lisandro Lopez (42m) e Diego (90m)
Disciplina: Cartão amarelo a Gabriel (44m), Quaresma (69m), McCarthy (70m) e Paulo Assunção (90m)

* Fotos AP (Associated Press)

BackHome