Azul e Branco :: Home

sábado, dezembro 03, 2005

Resultado injusto


FC Porto  1   -   1  Sporting


A haver um vencedor tinha que ser o FC Porto porque foi a equipa que controlou praticamente todo o jogo e a única com iniciativa. Das duas uma: Paulo Bento fez «bluff» ao dizer que ia ao Dragão para controlar o jogo e ganhar ou então foi o Porto que anulou bem o Sporting obrigando-o a jogar em contra-ataque. De qualquer maneira a prestação do Sporting desilude-me já que jogou no Dragão como joga o Setúbal ou o Rio Ave: à defesa, com todos os jogadores atrás da linha da bola e fazendo anti-jogo sempre que possível.

Adriaanse surpreendeu, pela negativa, com o onze inicial. McCarthy volta à titularidade 5(!) jogos depois e Jorginho alinhou de início para desespero de qualquer portista mais atento. Destes dois jogadores não saiu praticamente nada de útil para a equipa e acabaram mesmo sendo substituídos mas já muito tarde, ao minuto 80, quando pouco havia a fazer para alterar o resultado. Mais uma vez, esteve mal Adriaanse.

Nota-se muita inexperiência (para não lhe chamar falta de jeito) naquela defesa portista. Ricardo Costa que já se desenrasca mal a central, a lateral então é para esquecer. Volta Bosingwa(?). Pepe torna a fazer asneira, não por uma mas por diversas vezes, felizmente só ofereceu um golo a fazer lembrar o Secretário há uns anos. César Peixoto sobe sobe mas não desce, para além de se candidatar a jogador de andebol.

A equipa jogou sempre com um ritmo muito lento. Aqueles passes entre os centrais e atrasos a Baía ou as recuperações de bola em terrenos avançados que depois se atrasa para a defesa tiram qualquer um do sério. É verdade que o Sporting defendeu muito (e bem) mas nós é que tinhamos de encontrar soluções para querbrar a muralha defensiva, coisa que não sabemos fazer basta ver os resultados com Artmedia, Rangers, Setúbal, etc.

Quanto ao árbitro re-nomeado acho que esteve no normal, ou seja, mal. Já se adivinhava uma arbitragem polémica e com muitos «casos». Os penaltys são para ser marcados e aquele do Polga é tão nítido e de frente para o auxiliar que só por má vontade ou falta de visão não é assinalado. De resto pactuou sempre com o anti-jogo (Ricardo, Tonel, Pinilla, etc) dando uns míseros 4 minutos (2 dos quais foram queimados pelo Sporting) e quebrando as jogadas de ataque do Porto nos minutos finais com faltas atacantes simplesmente ridículas.

Duas notas finais para a SportTV. Uma para a produção que dedicou a maior parte do tempo que antecedeu o clássico a fazer o historial do Paulo Bento como jogador e do grande homem que é. Só faltou erguerem uma estátua. A outra para Frasco que ridiculariza-se na SportTV dizendo sempre Amen ao que o comentador acha.


Mais e Menos

+ Ricardo Quaresma Foi o jogador mais perigoso do ataque portista.

+ Lucho e Lisandro Mais um bom jogo da dupla argentina.

- McCarthy Não provou nada a Adriaanse a não ser que tinha razão em deixá-lo no banco durante muito tempo.

- Pepe Mais uma vez a comprometer um resultado. Aqueles passes naquela zona têm uma regra muito simples: quem não sabe não faz.

- Jorginho O que será necessário para pôr este jogador no banco? Aos 7' em vez de isolar Lisandro prefere rematar contra 2 adversários. Exemplifica bem a importância deste jogador na equipa.

- Co Adriaanse Simplesmente mau. Faz 3 alterações no onze inicial e nenhuna delas resulta. Só mexe na equipa aos 80' para corrigir o erro apresentado no início do jogo. Tarde demais.


Declarações

Co Adriaanse (FC Porto)

«Penso que na primeira parte jogámos melhor e criámos algumas oportunidades para marcar. Na segunda parte o Sporting marcou, porque nós cometemos um erro. Depois, sabíamos que o Sporting ia defender e que seria muito difícil marcar».

«Gostamos de ganhar e jogámos para ganhar. Atacámos, fomos a equipa mais forte em campo, mas temos de melhorar, porque cometemos erros técnicos, nomeadamente em termos de passes e remates».

«O Jorginho começou na posição 7. Não tenho assim tantas opções para jogar na ala direita, pois o Lisandro, o McCarthy e o Diego não são extremos. É por isso que o Jorginho joga. Ele está procurar a jogar com muita velocidade o que o leva a cometer erros técnicos».

«Eu considero que foi um bom momento para colocar o McCarthy. Este resultado não prejudica a preparação do encontro com o Artmedia, porque fizemos um bom jogo e fomos melhores que o Sporting. Este jogo e o do Artmedia não têm nada a ver. Quanto à preparação dessa partida, é bom não termos mais nenhum lesionado para além do Bruno Moraes e do Sokota».


Ficha do Jogo

Liga 2005/06 (13ª jornada)

Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 46.111 espectadores

Árbitro: Lucílio Baptista (Setúbal)
Assistentes: José Cardinal e Luís Marcelino
4º árbitro: Nuno Almeida

F.C. PORTO: Vítor Baía; Ricardo Costa, Pepe, Pedro Emanuel «cap.» e César Peixoto; Paulo Assunção, Lucho González e Lisandro Lopez; Jorginho, McCarthy e Quaresma
Substituições: McCarthy por Hugo Almeida (81m) e Jorginho por Diego (81m)
Não utilizados: Helton, Ibson, Bosingwa, Alan e Cech
Treinador: Co Adriaanse

SPORTING: Ricardo; Rogério, Tonel, Polga e Tello; Custódio, João Moutinho, Carlos Martins e Nani; Sá Pinto «cap.» e Deivid
Substituições: Carlos Martins por Wender (60m), Deivid por Pinilla (73m) e Sá Pinto por Luís Loureiro (90m)
Não utilizados: Nélson, Miguel Garcia, Varela e André Marques
Treinador: Paulo Bento

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Deivid (48m) e Jorginho (65m)
Disciplina: Cartão amarelo a Rogério (11m), Ricardo Costa (31m), Tello (55m), Tonel (64m) e Paulo Assunção (72m)

* Fotos AP (Associated Press)

BackHome