Azul e Branco :: Home

quinta-feira, novembro 24, 2005

Maldição?


FC Porto  1   -   1  Glasgow Rangers


Definitivamente este Porto não quer nada da Liga dos Campeões. Como foi possível estar a ganhar por 1-0, a custo, e ocupando provisóriamente o segundo lugar do grupo, sofrer um golo no único remate do Rangers à baliza defendida por Vitor Baía? Podemos chamar-lhe muita coisa: azar, malapata, azelhice, inexperiência ou maldição...

Por duas vezes estivemos a ganhar em Glasgow e acabámos por perder. Em casa, frente ao Artmédia e com uma vantagem de 2-0, acabamos por perder, vergonhosamente, por 2-3. Onde fizemos melhor figura acabou por ser nos jogos teóricamente mais difíceis, frente ao Inter de Milão, mas, ainda assim, perdemos o jogo em Itália após ter uma vantagem de um golo.

Se as possibilidades de passagem aos «oitavos» antes deste jogo eram as mínimas, neste momento passaram a ser ínfimas. Dependemos agora de terceiros, mas, sobretudo, não merecemos passar à fase seguinte. Não conseguimos ganhar nenhum jogo ao «fraquinho» Glasgow Rangers e perdemos em casa com uma equipa desconhecida da Eslováquia, cujo orçamento é seguramente 50 vezes inferior ao nosso.

Em relação ao jogo propriamente dito, não há muito a dizer. Adriaanse inventou novamente na equipa inicial ao incluir Diego e Jorginho que não corresponderam às expectativas, Bruno Alves começa a tornar-se numa maldição já que quando entra em campo a equipa acaba por perder. Está provado que defender um resultado de 1-0 poucas vezes rende, sobretudo numa equipa aparentemente ingénua.


Mais e Menos

+ Lisandro López Mais uma vez decisivo, contribuindo com o golo que devia ter dado a vitória.

+ Quaresma Um pouco mais apagado mas ainda assim foi o desiquilibrador.

+ Bosingwa Finalmente aprendeu a centrar. Foi dos pés dele que saiu a bola cabeceada por Licha.

- Jorginho Que dizer deste jogador? Quando está em campo parece que jogamos com 10.

- Diego Não valeu a aposta de Adriaanse. Mas em abono da verdade o seu substituto também não.

- Defesa Incrível como se sofre um golo daqueles no único remate à baliza.


Declarações

Co Adriaanse (FC Porto)

«Jogámos bem na primeira parte, com muita posse de bola, mas o Rangers estava a defender com muitos jogadores, fechando as linhas. Criámos perigo e tivemos boas oportunidades em lances do Lisandro e do Quaresma. Na segunda parte, tomei a decisão de tirar um defesa e lançar um avançado».

«Hoje não marcámos golos suficientes, tivemos que manter o resultado de 1-0, eles tiveram uma oportunidade e marcaram. Depois tivemos oportunidades e não marcámos. Nos outros jogos todos, excepto no de Milão, fomos sempre a melhor equipa. Às vezes é preciso sorte e temos tido muito azar nos jogos da UEFA Champions League».

«É possível passar. Mas dependemos do resultado de Glasgow. Espero que Inter de Milão, que é uma equipa muito boa, cumpra o seu dever desportivo e vença em Glasgow e que nós consigamos vencer frente ao Artmedia».

«Quanto ao clima que vai estar em Bratislava temos de esperar para ver. Penso que a qualidade do terreno é muito mais importante. Se campo estiver gelado ou com neve, será de facto um problema».

«Antes de começar a Champions League não disse que ia ser fácil, até porque o Inter de Milão e o Rangers são equipas fortes. Somos uma equipa que está a melhor desde o início da época, temos muito potencial e jogadores jovens».


Ficha do Jogo

UEFA Champions League (Grupo H – 5ª jornada)

Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 39.439 espectadores

Árbitro: Herbert Fandel (Alemanha)
Assistentes: Carsten Kadach e Volker Wezel
4º árbitro: Manuel Grafe

F.C. PORTO: Vítor Baía; Bosingwa, Pepe, Pedro Emanuel «cap.» e César Peixoto; Paulo Assunção, Lucho González e Diego; Jorginho, Lisandro Lopez e Quaresma
Substituições: Pedro Emanuel por Hugo Almeida (46m) e Diego por Bruno Alves (64m)
Não utilizados: Helton, Ricardo Costa, Ibson, McCarthy e Ivanildo
Treinador: Co Adriaanse

RANGERS: Waterreus; Ricksen, Andrews, Kyrgiakos e Murray; Hemdani; Namouchi, Rae, Ferguson «cap.» e Lovenkrands; Jeffers
Substituições: Rae por Thompson (61m), Jeffers por McCormack (75m) e Lovenkrands por Burke (78m)
Não utilizados: Klos, Malcolm, Pierre-Fanfan e Hutton
Treinador: Alex McLeish

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Lisandro Lopez (59m) e McCormack (83m)
Disciplina: Cartão amarelo a Hemdani (58m), Murray (62m), Ferguson (84m) e Quaresma (84m)

* Fotos Associated Press (AP)

BackHome