Azul e Branco :: Home

segunda-feira, julho 24, 2006

Recomeço

A nova época futebolista já está em andamento. Apesar da ausência mais ou menos forçada deste blog, o vosso escriba promete artigos com mais regularidade e algumas novidades até ao início do novo campeonato, que vai ter um nome ainda mais complicado que o anterior: passa de betandwin.com para bwin.com. Mas adiante...

Já com três jogos particulares realizado, o FC Porto prossegue a preparação da nova época. Duas vitórias e um empate é o saldo até ao momento. Apesar de não contar para nada, sabe sempre melhor ganhar do que perder ou empatar, mesmo que seja a feijões.

Co Adriaanse continua com a mesma energia da época passada, com a vantagem de ter um grupo que já o conhece bem (e ás suas ideias) que se manteve praticamente inalterado apesar das tentativas de compra de alguns jogadores como Lucho ou Quaresma, conforme revela o nosso Presidente ao jornal O Jogo.

As contratações têm sido cirúrgicas, pelo menos à primeira vista, não entrando na roda viva dos últimos anos. Ezequias, Marco João Paulo, Sektioui e Diogo Valente foram os escolhidos. Dois defesas e dois atacantes. Há ainda o reforço da frente de ataque com Bruno Moraes e Sokota... espero sinceramente que consigam fazer a época inteira sem se lesionar.
Ainda nas contratações, parece-me faltar um bom defesa direito que dispute o lugar com o irregular Bosingwa.

Hesselink é o nome «quente» deste mercado de transferências. O ano passado foi Kromkamp, este ano é o avançado do PSV que parece estar longe do Estádio do Dragão.
Apesar de não o conhecer bem, penso que não vale os milhões que o clube de Eindhoven pede e seria bom não entrarmos em loucuras.

Conforme se escreve em todos os jornais, McCarthy poderá estar de saída do FC Porto para o Blackburn Rovers, por uma quantia quase simbólica diria eu tendo em conta as possibilidades de transferência em épocas anteriores. Ainda assim, é algum dinheiro que entra e amortiza o investimento inicial, nunca sabendo se o sul-africano iria ter uma época ao nível da anterior: esforçado mas pouco produtivo.

Para finalizar, gostava de salientar uma das aquisições desta temporada que não vai alinha nenhum minuto esta época mas espera-se que seja decisivo: Chris Kronshorst.
O veterano neste tipo de treinos vai trabalhar directamente com os jogadores, segundo instruções de Adriaanse para melhorar vários aspectos individuais como a posse de bola, passe, etc. tendo em vista a optimização de cada um consoante as suas características. Parece-me uma excelente aquisição, com vista para o futuro.

BackHome