Azul e Branco :: Home

domingo, agosto 14, 2005

FC Porto 3 - Espanyol 0


Porto  3   -   0  Espanyol Barcelona

Ahhh, de volta ao Dragão!

Apesar de ter sido um amigável e o ritmo do jogo não ser o mais rápido, vi um Porto muito bom do meio-campo para a frente, já que a defesa pouco teve que fazer.

O «carrocel» na linha da frente é lindo de se ver, os jogadores trocam de posições constantemente e a bola salta de um lado do ataque para o outro, quase sempre ao primeiro toque. A primeira promessa de Adriaanse (futebol espetáculo) começou hoje a ser «paga» no Estádio do Dragão.

O Espanhol de Barcelona não mostrou muito, custa a crer que esta equipa acabou na 5ª posição da Liga Espanhola e teve o 3º melhor ataque da prova. Chegou duas ou três vezes à baliza de Baía, mas nunca com grande perigo.

Foi com naturalidade que o FC Porto chegou ao golo, no minuto 24. Lisandro insiste e ganha uma bola na direita do ataque, centrando para Jorginho que, de cabeça, faz o primeiro.

Se a primeira parte foi de domínio portista, a segunda ainda mais. Sem alterações, a equipa de Adriaanse entra de novo ao ataque e Jorginho podia ter marcado o segundo golo, a passe de Lucho González. Por volta dos 55', McCarthy faz uma falta feia em jeito de «ajuste de contas» com um jogador da equipa espanhola, gera-se um «sururu» e Adriaanse opta por substitui-lo (entrou Alan).

Aos 62' Diego é anunciado nos «speakers» para o lugar de Postiga (muito apagado), o público brinda-o com a ovação da noite. E o público tinha razão, já que o brasileiro vinha inspirado.

Nem cinco minutos depois, é marcada grande penalidade a uma mão intencional na grande área do Espanhol mas Diego desperdiça a oportunidade.

O segundo golo chegaria aos 71' numa jogada bem construída pelo ataque do Porto, começando em Peixoto, que sobe na esquerda e passa a Alan, este de primeira mete em Jorginho que finta um defesa e isola-se frente ao guarda-redes rematando forte, sem hipóteses. O público gostou e pedia mais!

O jogo prossegue com o Porto no ataque e Diego a brilhar. Nem parece que é o segundo jogo do brasileiro nesta época, tal o entrosamento com os colegas de ataque.

Já perto do minuto 90, o golo da noite: Lisandro trabalha na área do Espanhol e Lucho remata forte, um grande golo do argentino Lucho González, mais do que merecido após a exibição de hoje!


Mais e Menos

+ Raúl Meireles Já não há elogios possíveis ao jovem portista.

+ Lucho González Comanda muito bem o meio-campo, com passes certos e fatais para a defesa contrária, grande golo!

+ Jorginho Bela exibição do ex-sadino coroada com dois golos! Os «contestatários» da sua aquisição têm de dar a mão à palmatória... grande jogador!

+ Diego e Alan Entraram muito bem no jogo, boas fintas, bons passes, correram e lutaram muito. Postiga bem pode começar a preocupar-se com Diego e Alan é uma alternativa muito válida para os flancos.

- McCarthy Reagiu a uma entrada mais dura de um jogador espanhol quando não o devia ter feito. Adriaanse substitui-o, vamos ver o castigo que o espera.

- Postiga Parecia perdido, ausente, vamos ver se tem «pedalada» na luta com Diego pela luta do número 10.

- Espanhol Pareceram muito fraquinhos, costuma dizer-se que uma equipa joga o que a outra deixa jogar. Terá sido o caso?

- Speaker Alguém baixe o volume aos speakers ou cale o «entertainer» de serviço, o estádio não é a feira popular. E já agora, tragam o nosso hino de volta, por favor.


Declarações

Co Adriaanse

«Estou satisfeito com o César Peixoto. É um atleta que está habituado a actuar como extremo, tem precisão no passe e não comete erros a esse nível. É também um jogador que procura jogar sempre para a frente. Não fez erros na defesa e parecia que estava a fazer o seu quinquagésimo encontro como lateral esquerdo».

«Estou muito orgulhoso dos jogadores. Esta é uma equipa de trabalho que pressiona muito. É um conjunto com inúmeras opções e que está com muita confiança. Temos uma equipa inteligente, com inúmeras capacidades. Se corrermos mais que o adversário, ele não nos vai poder carregar. É importante que os árbitros protejam o jogo e não o tipo jogo baseado no tackle».

«O Diego esteve lesionado, fez o seu primeiro jogo com o Penafiel e é possível que venha a jogar no próximo desafio. Contra o Penafiel coloquei o Hugo Almeida e o Sokota porque quis forçar, hoje queria mais velocidade. As minhas opções vão depender do jogo, pois temos muitas hipóteses».

«Diego tem mais feeling para ter a bola, pois tem mais rotina na posição. É mais fácil jogar com três jogadores rápidos que querem a bola ou no pé, ou mais em profundidade. Por sua vez, o Postiga esteve mais no apoio a McCarthy».

«O Lucho jogou muito bem e ainda melhorou nos últimos vinte minutos. Esteve simplesmente em toda a parte, marcou um belo golo e esteve excelente no passe».

Miguel Ángel Lotina, treinador do Espanhol

«Sofremos mais uma derrota, mas a verdade é que defrontámos uma grande equipa, que soube tirar partido das nossas deficiências. Foi a melhor equipa com que jogámos na pré-temporada. Fomos incapazes não só de atacar, mas também de defender. Não estamos bem e isso viu-se no campo».

«Talvez a pré-temporada esteja a ser muito dura. Defrontámos equipas fortes e em parte isso prejudicou-nos. Há jogadores que não estão ainda no seu melhor nível. O F.C. Porto pôs-nos no nosso lugar. Como ficámos em 5º na época passada, subimos a uma nuvem e pensámos que éramos o que não somos. Com este jogo percebemos que o fundamental é garantir a permanência na liga espanhola. A equipa não está a dar o que devia dar e assumo as minhas responsabilidades. Pensamos que somos grandes, mas somos o que somos. Basta olhar para o banco do F.C. Porto, que é de assustar»

«Disse isso [sobre Saviola] porque queria que ele viesse para o Espanhol, não para desprezar as equipas portuguesas. Portugal tem quatro ou cinco equipas muito boas. O F.C. Porto, por exemplo, pode ombrear com o Real Madrid ou com o Manchester United. Tinha que fechar as portas a outros clubes, para que ele viesse para o Espanhol por isso disse o que disse».

Pedro Emanuel

«Estamos preparados para começar o campeonato.
Queremos entrar com o pé direito sem dar hipóteses aos adversários, marcar muitos golos e fazer boas exibições como a de hoje. O resultado foi muito bom para dar motivação para o início da Superliga»


Ficha do Jogo

Estádio do Dragão, no Porto

Árbitro: Paulo Costa (Porto)
Assistentes: Bertino Miranda e João Santos
4º árbitro: Carlos Duarte

F.C. PORTO: Vítor Baía; Sonkaya, Ricardo Costa, Pedro Emanuel «cap.» e César Peixoto; Raúl Meireles, Lucho Gonzalez e Hélder Postiga; Jorginho, McCarthy e Lisandro Lopez
Substituições: McCarthy por Alan (59m) e Hélder Postiga por Diego (63m)
Não utilizados: Helton, Ibson, Pepe, Sokota e Hugo Almeida
Treinador: Co Adriaanse

ESPANHOL: Kameni; Jarque, Lopo, Pochettino e David Garcia; Eduardo Costa, Zabaleta e De La Peña; Jofre, Tamudo «cap.» e Riera
Substituições: Jofre por Jonathan (46m), Riera por Fredson (63m), De La Peña por Coro (69m) e Jarque por Moisés (88m)
Não utilizados: Iraizoz, Sérgio Sanchez e Robuste
Treinador: Miguel Angel Lotina

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Jorginho (25 e 74m) e Lucho Gonzalez (87m)

BackHome