Azul e Branco :: Home

sábado, agosto 27, 2005

Naval 2 x FC Porto 3


Naval  2   -   3  FC Porto

O mais importante foi conseguido: a vitória. 6 pontos em 2 jogos e um defesa esquerdo em destaque, César Peixoto foi o homem do jogo.

Houve melhorias em relação ao jogo com o Estrela da Amadora, no Dragão. A equipa entrou muito bem no jogo, trocou bem a bola e criou muitas oportunidades de golo. Só uma boa exibição de Taborda, guarda-redes da Naval, permitiu à equipa da Figueira da Foz chegar ao interval só com um golo de desvantagem.

Nota-se a garra e o querer dos jogadores em jogar para a vitória, não regateando esforços para isso. Exemplo perfeito foram os festejos do primeiro golo, em que os jogadores se amontoaram e festejaram como se fosse uma final! Nota-se o espirito de equipa e isso é o mais importante.

César Peixoto marcou dois golos, quase iguais. Um nos descontos finais da primeira parte e outro aos 52'. Apesar do golo da Naval aos 56', reduzindo para 1-2, o Porto continuou a dominar como quiz. Após o 1-3, por Hugo Almeida aos 82', o jogo parecia sentenciado, mas um golo de César Peixoto na própria baliza aos 85' fez com que a equipa ficasse nervosa e os últimos minutos foram de alguma desconcentração. É um aspecto a rever.


Mais e Menos

+ César Peixoto Está em forma! Dois golos e um auto-golo. Festejou efusivamente com Adriaanse o segundo.

+ Diego O médio brasileiro esteve bem, joga e deixa jogar... e pode ainda melhorar!

+ Quaresma 12 minutos em campo e uma assistência para golo. As lições do mister começam a dar resultado?

- Postiga Continua desaparecido, quando McCarthy regressar deverá perder a titularidade.

- Relvado Batatal na Figueira da Foz, não é um palco digno de um campeontado da 1ª divisão.

- Manuel Cajuda Continua o mesmo no que toca ao FC Porto.


Declarações

Co Adriaanse

«Este foi melhor que o último jogo que fizemos, porque jogámos mais rápido e com mais frescura que no Dragão. Dominámos o jogo e criámos muitas situações de perigo e oportunidades. Tivemos 12 ou 14 cantos e foi espectacular que César Peixoto, que é um excelente defesa, tenha marcado em dois deles. Na segunda parte, o segundo golo da Naval surgiu de repente e a acreditaram que podiam marcar mais um golo. Estamos satisfeitos com esta vitória, mas penso que o 3-2 não demonstra a diferença da classe das equipas. Em situações normais, o resultado teria sido 3-0 ou 4-1. Perdemos muitas oportunidades.

Não tem a qualidade do relvado em que treinamos no Olival nem do Dragão, mas tivemos de jogar neste relvado e penso que os jogadores estiveram bem, não falharam os golos por causa do relvado. Os jogadores estiveram concentrados e não cometeram muitos erros nas recepções e nos passes. Na frente tivemos alguns problemas com os passes, mas Ibson, Diego e Lucho fizeram um bom jogo. Foi também um jogo muito disciplinado, só tivemos um cartão amarelo e jogámos com uma atitude disciplinada.

[Ricardo Quaresma] está a trabalhar muito, tem um grande talento e quer aprender muito. É meu dever ajudá-lo enquanto treinador para torná-lo num melhor jogador. É um bom rapaz, merece jogar, mas não tem tido sorte. Terá um grande futuro se aprender a jogar para a equipa. Tem muitas qualidades, mas o mais importante é que está disposto a aprender. Os jogadores mais velhos ajudam muito nos treinos, como o Jorge Costa, que tem muita experiência.

«[O Hélder] Postiga teve algumas oportunidades, uma na primeira parte e outras na segunda. Mas ele está a trabalhar muito e é um bom jogador, mas temos outros avançados que podem entrar e ajudar. Temos Sokota e, claro, Benni McCarthy, que é um matador, mas não está disponível.»

César Peixoto

«Felizmente, as coisas estão a correr-me bem. Estou a trabalhar para que isso aconteça. Tenho tentado adaptar-me à nova posição e estou grato ao treinador pela oportunidade que me deu. Não o quero deixar mal. O treinador tem-me dado moral e isso é fundamental para um jogador. Sem confiança ninguém evolui. A minha preocupação é o dia a dia para melhorar os meus índices físicos e psicológicos»


Ficha do Jogo

Estádio Municipal José Bento Pessoa, na Figueira da Foz

Árbitro: Lucílio Baptista (Setúbal)
Assistentes: Luís Salgado e Hernâni Fernandes
4º árbitro: Nuno Afonso

NAVAL: Taborda; Carlitos, Nélson Veiga «cap.», João Paulo e Bessa; Glauber e Gilmar; Saulo, Fajardo e Márcio Luiz; Bruno Fogaça
Substituições: Glauber por Rui Miguel (54m), Saulo por Leo Guerra (64m) e Márcio Luiz por Solimar (75m)
Não utilizados: Sopalski, Aurélio e João Mendes
Treinador: Manuel Cajuda

F.C. PORTO: Vítor Baía; Sonkaya, Ricardo Costa, Pedro Emanuel «cap.» e César Peixoto; Ibson, Lucho Gonzalez e Diego; Jorginho, Hélder Postiga e Lisandro Lopez
Substituições: Hélder Postiga por Hugo Almeida (69m), Lisandro por Quaresma (78m) e Diego por Alan (85m)
Não utilizados: Helton, Pepe, Paulo Assunção e Sokota
Treinador: Co Adriaanse

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: César Peixoto (45 e 52m), Bruno Fogaça (55m), Hugo Almeida (82m) e César Peixoto (86m, na p.b.)
Disciplina: Cartão amarelo a Pedro Emanuel (27m), Carlitos (40m), Márcio Luiz (61m), Nélson Veiga (73m)

BackHome