Azul e Branco :: Home

quarta-feira, setembro 28, 2005

Á beira de um ataque de nervos


FC Porto  2   -   3  Artmedia


Em dia de aniversário a prenda aos adeptos foi amarga e deixou os adeptos à beira de um ataque de nervos.

Teóricamente seria o jogo mais fácil da fase de grupos mas a teoria não é para aqui chamada. O acesso aos oitavos fica muito difícil.

O jogo começou tal como se previra com o Artmedia a jogar muito fechado. Nos primeiros 20' o Porto sentiu muitas dificuldades para chegar à baliza adversária. Diego, que esteve soberbo, abriu o livro e começou a desmoronar autenticamente a defesa combinando muito bem com os atacantes e protagonizando jogadas muito boas ao primeiro toque e de calcanhar. A partir daí o Porto ganhou uma série de cantos e livres perto da grande área e começou a construir jogadas de muito perigo. O golo estava perto.

Aos 32' Quaresma cruza na esquerda e Lucho González cabeceia para golo. O argentino nem precisou de saltar. Seguiram-se mais alguns lances de perigo, Jorginho falhou uma boa oportunidade, e aos 39' Diego recebe a bola de um lançamento lateral rápido na esquerda, tira um adversário do caminho e remata colocado para o 2º golo do Porto.

O Artmedia sempre que podia lançava contra-ataques rápidos, preferencialmente pelo lado esquerdo explorando assim as vulnerabilidades defensivas de César Peixto, mas nunca com grande perigo. Só após o 1-0 conseguiu assustar Vitor Baia, que salvou «in extremis» o emapte. No úlitmo minuto de descontos, o Artmedia empata, curiosamente através do lado direito aproveitando uma distracção de Bosingwa.

O segundo tempo começou com o Artmedia mais atrevido e logo nos instantes iniciais conseguiu o empate, mais uma vez em contra-ataque. A defesa do Porto estava muito adiantada e um passe milimétrico conseguiu isolar o avançado do Artmedia que tirou Baía do caminho e marcou. O Porto não se deixou ir abaixo e foi para o ataque, nem sempre bem, à procura do golo da vantagem passando por alguns calafrios com os perigoso contra-ataques. McCarthy aos 70' falha uma grande ocasião de golo, rematando por cima.

Quem não marca, sofre. Aos 74', o Artmedia chega aos 3-2 após a marcação de um livre do lado esquerdo do ataque. Um balde de água fria no Dragão que não esperava ver o adversário recuperar de uma desvantagem de 2 golos.
Até ao final o Porto atacou muito, mas nunca com objectividade falhando muitos remates e oportunidades de golo enquanto o Artmedia foi fazendo muitas faltas e queimando tempo como pôde.

Adriaanse poderá ter que rever aquela defesa e não balancear a equipa tanto para o ataque quando já vence por 2-0.

Parece-me que houve algum excesso de confiança... será que ninguém se lembrou do que aconteceu ao Celtic?


Mais e Menos

+ Diego Jogou bem durante a 1ª parte, foi o responsável pela máquina de ataque da 1ª parte.

+ Quaresma Está outro jogador. Joga mais para a equipa. No 2º golo do Artmedia era ele que estava em cima da linha para tentar evitar o golo(!)

- Jorginho Não sei o que se passa com ele, mas está uma sombra do que era no início da época.

- McCarthy Falhou duas excelentes oportunidades que podiam ter alterado o rumo do jogo

- Defesa Parece que não estavam avisados para o perigo do contra-ataque... mal nos 3 golos.

- Árbitro Poupou a expulsão a um eslovaco e pactuou com o anti-jogo da equipa adversária.


Declarações

Co Adriaanse

«É difícil de explicar, o F.C. Porto foi a melhor equipa, mas perdeu. Nos criámos muitas oportunidades, podíamos ter feito o 3-0 antes mesmo do fim da primeira parte, num lance de Diego, mas foram eles que marcaram. Na segunda parte, tivemos um canto e eles chegaram ao golo no contra-ataque, depois também fizeram o 3-2 a partir de um livre. Nesse momento, coloquei mais atacantes para tentar marcar, mas não fui bem sucedido. Às vezes a melhor equipa não ganha. Hoje o F.C. Porto foi a melhor equipa e não ganhou»


Ficha do Jogo

UEFA Champions League (Grupo H – 2ª jornada)

Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 38.708 espectadores

Árbitro: Massimo Busacca (Suíça)
Assistentes: Francesco Buragina e Matthias Arnet
4º árbitro: Guido Wildhaber

F.C. PORTO: Vítor Baía; Bosingwa, Ricardo Costa «cap.», Bruno Alves e César Peixoto; Ibson, Lucho González e Diego; Quaresma, McCarthy e Jorginho
Substituições: Diego por Hugo Almeida (76m) e Ricardo Costa por Alan (76m)
Não utilizados: Paulo Ribeiro, Lisandro Lopez, Pepe, Paulo Assunção e Marek Cech
Treinador: Co Adriaanse

ARTMEDIA: Cobej; Burak, Debnar, Durica e Petras; Borbely «cap.»; Vascak, Kozak, Fodrek e Urbanek; Hartig
Substituições: Burak por Halenar (46m), Petras por Stano (78m) e Hartig por Obzera (84m)
Não utilizados: Kollar, Gomes, Mikulic e Tchur
Treinador: Vladimir Weiss

Ao intervalo: 2-1
Marcadores: Lucho Gonzalez (32m), Diego (39m), Petras (45m), Kozak (54m) e Borbely (74m)
Disciplina: Cartão amarelo a Petras (55m), Fodrek (60m), Quaresma (77m), Stano (85m), Obzera (90m), Halenar (90m) e Bosingwa (90m)

* Fotos Associated Press (AP)

BackHome