Porto empata em Braga
0 - 0
Exibição muito pálida do FC Porto, sobretudo no sector ofensivo que raramente conseguiu criar boas jogadas e oportunidades de golo.
Este foi provavelmente o «pior» jogo que o FC Porto fez esta temporada na SuperLiga. A equipa conseguiu controlar o meio-campo e ter o domínio do jogo, mas de nada lhe serviu já que quando se aproximavam da área do Braga, o último passe nunca chegava em condições para a finalização e quando chegava estava lá Paulo Jorge que por duas ou três vezes evitou o golo portista.
Na defesa houve algumas dificuldades, sobretudo na ala direita onde Sonkaya não se deu nada bem com Jorge Luiz e Bruno Alves falhou muitos passes e fez alguns cortes arriscados. Mais problemas houve nas alas atacantes, Alan foi claramente o melhor onde conseguiu desiquilibrar e tirar bons cruzamentos, Jorginho não conseguiu fazer um bom jogo. Desde cruzamentos sem nexo a perdas de bola que deram origens a contra-ataques, hoje esteve desastroso. Quaresma que entrou nos últimos 20', também não acrescentou nada de novo, voltando a demorar tempo no passe sendo desarmado várias vezes. McCarthy esteve ausente a maior parte do jogo, a única coisa que fez foi um remate rasteiro após um cruzamento de Alan que Paulo Santos defendeu, de resto... nada.
O Braga jogou sempre com uma postura mais defensiva, partindo várias vezes em contra-ataques perigosos. Com o aproximar do final notou-se claramente que o empate servia as aspirções dos «arsenalistas».
Mais e Menos
+ César Peixoto Foi o melhor na defesa portista, conseguindo fazer bons cortes e ainda dando uma boa ajuda no ataque
+ Ibson Boa exibição no meio-campo, correu muito e esteve sempre muito activo
+ Alan Bons cruzamentos e algumas jogadas individuais que levaram perigo à baliza do Braga
- Sonkaya Esteve mal o turco. O lance do «túnel» de Rossato foi apenas um exemplo
- McCarthy Muitas vezes pensei que nem estava em campo. Só fez um remate perigoso em 90'.
- Jorginho Irreconhecível. Com uma exibição tão abaixo do normal, não sei como Adriaanse o manteve os 90' em campo.
Declarações
Co Adriaanse
«Fizemos tudo para ganhar e merecíamos ter ganho. Lançámos três jogadores para o final do jogo e tivemos duas boas oportunidades para marcar e ganhar. Faltou sorte. Estou orgulhoso dos meus jogadores, jogámos bem, mas temos melhorar para fazer golos. Tenho muito respeito pelo Braga, que superou o cansaço do jogo de quinta-feira, mas com a qualidade que temos é preciso aceitar que perdemos dois pontos».
Ficha do Jogo
Liga 2005/06 (4ª jornada)
Estádio Municipal de Braga, em Braga
Árbitro: António Costa (Setúbal)
Assistentes: João Tomatas e Tiago Trigo
4º árbitro: João Capela
SP. BRAGA: Paulo Santos; Abel, Paulo Jorge, Nunes e Jorge Luiz; Madrid, Hugo Leal e Vandinho; Luís Filipe, Maxi Bevacqua e Rossato.
Substituições: Rossato por Cândido Costa (63m), Maxi Bevacqua por João Tomás (63m) e Hugo Leal por Sidney (81m).
Não utilizados: Eduardo, Nem, Jaime e Filipe.
Treinador: Jesualdo Ferreira
F.C. PORTO: Vítor Baía; Sonkaya, Ricardo Costa, Bruno Alves e César Peixoto; Diego, Ibson e Lucho González; Jorginho, McCarthy e Alan.
Substituições: Alan por Quaresma (68m), Diego por Ivanildo (77m) e Sonkaya por Hugo Almeida (77m)
Não utilizados: Paulo Ribeiro, Marek Cech, João Pedro e Paulo Assunção.
Treinador: Co Adriaanse
Ao intervalo: 0-0
Disciplina: Cartão amarelo a Sonkaya (66m), Madrid (70m), Luís Filipe (75m) e Bruno Alves (88m).
* Fotos Associated Press (AP)