Azul e Branco :: Home

domingo, outubro 30, 2005

Numa palavra? Ineficácia


FC Porto  0   -   0  Vitória de Setúbal


A vitória era o mínimo exigível neste jogo mas tal não sucedeu, por vários factores:

1. A equipa entrou bem no jogo, criou lances de verdadeiro perigo mas não conseguiu marcar, ou pela oposição do guarda-redes adversário ou pela falta de pontaria dos avançados. O certo é que a bola não entrou e com o passar do tempo foram diminuindo os lances de golo iminente. Chegou a ser frustrante assistir à segunda parte do jogo tal era o desgoverno da equipa a criar lances de perigo.

2. O Vitória veio ao Dragão com o espírito das equipas pequenas: jogar para o pontinho, com o «autocarro» estacionado na área. Não que isso seja proibido, porque não há nenhuma lei que o proíba, mas esperava mais futebol e menos anti-jogo da equipa sadina. O cúmulo foi quando Ricardo Chaves faz uma falta violenta sobre Ivanildo, é o próprio jogador do Setúbal que fica no chão, supostamente lesionado, e quando entra a maca em campo levanta-se e sai, lentamente, pelo seu próprio pé. Com jogos destes, espero que desçam de divisão.

3. O árbitro esteve mal. Foi condescendente com os jogadores do Vitória e com o anti-jogo praticado. Não assinalou um penalty sobre Jorginho, ainda na primeira parte, nem expulsou Ricardo Chaves por carga violenta sobre Ivanildo. Deixou os jogadores sadinos queimar tempo e nem um amarelo mostrou por isso.

Nos últimos dois jogos em casa, uma derrota e um empate. Um ponto apenas. Algo está mal e não é de agora. É urgente fazer algo para corrigir o que está mal e há muita coisa a corrigir. Seria bom que a SAD e responsáveis mostrassem um maior empenho no clube porque é preciso fazer mais se quisermos continuar a ser o melhor clube em Portugal a nível desportivo em vez de ser o melhor a nível financeiro e remuneração dos seus dirigentes. Nada dura para sempre e os sócios estão atentos e preocupados.


Mais e Menos

+ Ricardo Quaresma O melhor em campo. Do lado dele surgiram as melhores ocasiões e foi o mais inconformado e perigoso a atacar sem esquecer as ajudas defensivas.

+ Paulo Assunção Dá outra consistência defensiva. Recupera muitas bolas e «cobre» a defesa quando um dos centrais sobe.

+ Lucho González Bom jogo do argentino. Apareçou algumas vezes em zona de finalização mas não conseguiu fazer um golo. Correu kilometros e foi o motor do meio-campo.

- Hugo Almeida Pede-se mais a um ponta-de-lança. Não pode ser só «chutão» para a baliza. Usa muito o físico quando ás vezes é melhor usar a cabeça (brains).

- Jorginho Já cansa estar sempre no «menos». Além de não conseguir desiquilibra a atacar, ainda perde bolas em zonas proibidas. Um jogador a menos em campo.

- Bosingwa Punha-o a treinar centros dia e noite. Até nas distritais centram melhor. E já agora se pudesse ser um pouco menos individual... a malta agradecia.


Declarações

Co Adriaanse (FC Porto)

«Fomos muito melhores que o adversário de hoje, mas tivemos um problema: criámos chances de golo e não marcámos. Começámos muito bem o jogo e tivemos minutos excelentes com muitas oportunidades de golo. O Hugo Almeida, por exemplo, esteve na cara do guarda-redes, mas não conseguiu marcar. Na segunda parte insistimos, mas não conseguimos o nosso objectivo. O campeonato é longo. Temos treino amanhã e vou ver o estado dos jogadores. Só depois vou escolher os atletas que vão a Milão»


Ficha do Jogo

Liga 2005/06 (9ª jornada)

Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 29.317 espectadores

Árbitro: António Resende (Aveiro)
Assistentes: Sérgio Lacroix e Marcílio Pinto
4º árbitro: António Rodrigues

F.C. PORTO: Vítor Baía; Bosingwa, Pepe, Pedro Emanuel «cap.» e Cech; Paulo Assunção, Lucho e Jorginho; Alan, Hugo Almeida e Quaresma
Substituições: Alan por Ivanildo (58m), Jorginho por McCarthy (66m) e Pedro Emanuel por Raul Meireles (80m)
Não utilizados: Paulo Ribeiro, Ricardo Costa, Bruno Alves e César Peixoto
Treinador: Co Adriaanse

V. SETÚBAL: Moretto, Janício, Fontes, Auri e Nandinho «cap»; Binho, Dembélé e Ricardo Chaves; Tchomogo, Fábio e Adalto
Substituições: Tchomogo por Pedro Oliveira (66m), Adalto por Binho (66m) e Fábio por Fonseca (77m)
Não utilizados: Marco Tábuas, Flávio, Veríssimo e Lacombe
Treinador: Norton de Matos

Disciplina: Cartão amarelo a Binho (54m), Fonte (71m), Ricardo Chaves (83m) e Raul Meireles (91m)

* Fotos AP (Associated Press)

BackHome