Azul e Branco :: Home

domingo, dezembro 18, 2005

Comandante Lucho


FC Porto  3   -   1  Penafiel


Mais uma vitória, mais três pontos que valem a liderança isolada, agora com quatro pontos de vantagem sobre o segundo, o Nacional, após a derrota dos insulares. Co Adriaanse não inventou e manteve a mesma equipa que alinhou de início nos dois últimos jogos.

O Penafiel entrou bem. Melhor era difícil já que aos 22 segundos já estava a ganhar por 1-0, golo de Bruno Amaro, e podia assim aplicar melhor a táctica que trazia ao Dragão: defender. O anti-jogo até ao golo portista foi evidente com muitas assistências a supostas lesões e paragens. O Porto não se intimidou e atacou muito criando lances de muito perigo, com um falhanço de McCarthy sozinho frente ao guarda-redes e duas bolas aos ferros. Adivinhava-se um golo, que surgiu aos 39 minutos com McCarthy a tocar para Lucho rematar de fora da área. Seis minutos depois, Quaresma ganha uma bola na área e é derrubado dando assim lugar à marcação de uma grande penalidade, transformada por Lucho, que punha o FC Porto em vantagem ainda antes do intervalo.

A segunda parte abriu com o Porto ao ataque, mais uma vez, com Quaresma a ser o mais perigoso fazendo centros perigosíssimos e desiquilibrando no lado esquerdo do ataque portista. O terceiro golo surgiu aos 54 minutos numa bonita jogada de ataque. Lucho faz um passe a rasgar para Quaresma que centra de trivela para Lisandro, que, à entrada da área penafidelense remata de primeira para o fundo das redes sem qualquer hipóteses para Nuno Santos que limitou-se a ver a bola passar. Depois da saída de Quaresma, aos 65', o jogo acalmou e a partir daí o Porto geriu o resultado, podendo até ter marcado mais golos.

Qualquer que seja o resultado da próxima jornada, o FC Porto será o campeão de Inverno. Não que isso seja muito importante já que no fim é que se fazem as contas mas é melhor estar em 1º que em 2º... :D

Duas notas ainda sobre o jogo: não gostei de ver os assobios à equipa enquanto estavamos a perder. Não é assim que se motivam os jogadores, tem de haver apoio incondicional. O outro destaque vai para a tarja dos SuperDragões onde se podia ler: "Capitão, perdoa-lhes... Eles não SADem o que fazem". Oportuníssimo!


Mais e Menos

+ Lucho & Licha Estes dois argentinos estão a tornar-se importantíssimos na manobra ofensiva da equipa. Grande exibição.

+ Quaresma O «mustang» continua a ser o maior perigo para as defesas contrárias. Está num momento de forma excelente.

+ Diego Importante no meio-campo, tem dado uma grande ajuda a defender. Acho que ganhou o seu lugar na equipa.

- Laterais César Peixoto e Ricardo Costa, ambos adaptados, passaram por alguns momentos de apuro que podiam ter comprometido a equipa. É urgente a compra de bons laterais no mercado de Inverno. Co Adriaanse até tem dois no banco, um para cada lado e escolhidos por si, mas não os usa...


Declarações

Co Adriaanse (FC Porto)

«Estou satisfeito. Hoje lutámos contra um golo sofrido muito cedo, tivemos algumas oportunidades para marcar, fomos infelizes, com algumas bolas nos postes, mas estou satisfeito. Marcámos três golos e continuamos em primeiro. Esta equipa pode jogar muito melhor do que fez hoje, mas estou contente, vencemos diante dos nossos adeptos e marcámos três golos. Tenho muitos jogadores jovens, que têm de evoluir e aprender a jogar em velocidade e a não dar espaços. O blackout não tem a ver comigo, não sou eu que decido quando acaba»

Lucho González (FC Porto)

«É uma vitória muito importante. Sofremos um golo no primeiro minuto, mas reagimos bem e mostrámos que a vitória foi justa. O importante é que a equipa jogue da forma como está a jogar e que consigamos os três pontos. Os meus golos não são tão importantes»


Ficha do Jogo

Liga 2005/06 (15ª jornada)

Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 30.108 espectadores

Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)
Assistentes: João Santos e Vítor Carvalho
4º árbitro: Jorge Saramago

F.C. PORTO: Vítor Baía; Ricardo Costa, Pepe, Pedro Emanuel «cap.» e César Peixoto; Paulo Assunção, Lucho Gonzalez e Diego; Lisandro Lopez, McCarthy e Quaresma
Substituições: Quaresma por Jorginho (65m) e McCarthy por Hugo Almeida (75m)
Não utilizados: Helton, Ibson, Sonkaya, Alan e Cech
Treinador: Co Adriaanse

PENAFIEL: Nuno Santos; Pedro Moreira, Odair, Weligton, Sérgio Lomba e Kelly; Pedro Araújo, Nilton, Bruno Amaro e Zé Rui; Bibishkov
Substituições: Kelly por Orahovac (50m), Bibishkov por Roberto (57m) e Bruno Amaro por Guedes (70m)
Não utilizados: Avelino, Celso, Roberto, Dias e Jorginho
Treinador: Luís Castro

Ao intervalo: 2-1
Marcadores: Bruno Amaro (1m), Lucho Gonzalez (39 e 44m, g.p.), Lisandro (54m)
Disciplina: Cartão amarelo a Bruno Amaro (23m), Welington (43m), Nilton (73m) e Odair (83m)

* Fotos AP (Associated Press)

BackHome