Azul e Branco :: Home

sábado, dezembro 31, 2005

Guerras e Jagunços

Nos últimos dias a imprensa desportiva tem insistido numa pseudo-guerra pela aquisição do guarda-redes Moretto disputada entre o FC Porto e o Benfica. Compreendo que associem o nome do Porto, um grande clube, de maneira a inflacionar o valor do jogador mas confesso que não ouvi nenhum dirigente portista afirmar que o clube estaria interessado no guardião.

Na edição de hoje do 'Record', pode ler-se: «Desde quarta-feira que o guardião brasileiro está acompanhado em Mato Grosso do Sul por um emissário benfiquista para que o jogador não seja importunado e também para protegê-lo do assédio do FC Porto, que ainda não terminou.». Depois de soltar uma enorme gargalhada, chego à conclusão que a palavra 'jagunço' ganhou um novo significado.

Analisando essa posição tão específica nos planteis dos dois clubes, é fácil perceber quem quer o quê:

- No FC Porto temos Vitor Baía, com contrato até 2007 e considerado unanimemente o melhor guarda-redes português; temos ainda Helton que na época passada foi uma das estrelas do campeonato ao serviço do Leiria e é indiscutivelmente um dos melhores guarda-redes em Portugal; depois há ainda Paulo Ribeiro, como 3ª escolha, que é um jovem já com experiência de SuperLiga. Isto para não mencionar Bruno Vale, que continua ligado ao FCP e está a fazer uma boa temporada ao serviço do Estrela da Amadora.

- No Benfica, dos três guarda-redes inscritos, Quim é o titular mas não consegue dar um chuto na bola sem ficar estendido no chão por, pelo menos, 5 minutos; Moreira finalmente consegue andar, mas só com ajuda de canadianas. Rui Nereu, a terceira escolha, é seguramente o pior guarda-redes da SuperLiga.

Por mim podem especular ou inventar sobre quem venceu a pseudo-guerra pelo guarda-redes do Setúbal porque o importante mesmo é o 1º lugar, a quatro pontos do 2º e seis do 3º classificado.

BackHome