Primeiro lugar confirmado
0 - 2
Mais um teste passado pelo Porto no sempre difícil terreno do Vitória.
Acabou por ser um bom jogo de futebol, com espaço para jogar e com jogadores tecnicamente muito bons nas duas equipas. Os 3 pontos assentam bem ao Porto que, mesmo sem ter feito uma grande exibição marcou dois golos frutos da genialidade de Quaresma e do aproveitamento do «desespero» vitoriano.
Gostei obviamente do Quaresma que faz mais um grande golo e um bom jogo. É claramente o jogador mais valioso do plantel, com ele a equipa parece outra.
Não gostei das «brancas» que por vezes acontecem na defesa... felizmente hoje não deu em golo, mas nem sempre é natal.
Ri-me que nem um perdido com o Jorginho, até Adriaanse afirmou ter achado piada ao lance... se o resultado final tivesse sido um empate ou derrota aposto que já não achava tanta piada.
Adriaanse finalmente deixou de inventar, apostou num 11 «tipo» e passou a gerir os recursos. Já não era sem tempo! Não perdemos há 9 jogos e já vamos na 5ª vitória consecutiva fora de casa.
Há jogadores que parecem estar cansados... espero que esta pausa seja positiva, que descansem e que voltem no início do ano, frente ao Boavista, com toda a força!
Não é que importe muito, porque no final é que se fazem as contas, mas acabamos o ano em 1º, com 4 pontos de vantagem sobre o segundo classificado e mais 6 do que o terceiro. Mais vale ir à frente...
Mais e Menos
+ Quaresma Mais um bom jogo e mais um GRANDE golo... EuroSport, 'tás a ver??
+ Assunção Está a defender como Quaresma a atacar: excelente.
- Defesa Continua a vacilar em alguns momentos... felizmente o nosso campeonato não é a Liga dos campeões senão já estávamos eliminados...
Declarações
Co Adriaanse (FC Porto)
«O V. Guimarães tem um novo treinador e é uma boa equipa. Puderam ver isso pelo jogo feito na primeira parte. Quaresma voltou a fazer um grande golo. Na segunda parte o Jorginho falhou aquela primeira oportunidade, mas depois conseguiu marcar. Gosto dele, porque é um jogador que está sempre disponível para trabalhar. Nunca se lesiona. É um bom jogador.
Temos mais quatro pontos que o Nacional e vamos agora de férias. Depois retomamos o trabalho e jogamos com o Boavista.
Temos bons avançados. Temos o Hugo Almeida. Não é necessário contratar ninguém.»
Ficha do Jogo
Liga 2005/06 (16ª jornada)
Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães
Assistência: 18.154 espectadores
Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre)
Assistentes: José Ramalho e Paulo Carrilho
4º árbitro: João Roque
V. GUIMARÃES: Nilson; Svard, Medeiros, Cléber «cap.» e Rogério Matias; Flávio Meireles, Benachour e Neca; Paulo Sérgio, Saganowsky e Dário
Substituições: Paulo Sérgio por Targino (55m), Dário por Manoel (65m) e Flávio Meireles por Moreno (73m)
Não utilizados: Paiva, Hélder Cabral, Mário Sérgio e Geromel
Treinador: Vítor Pontes
F.C. PORTO: Vítor Baía; Ricardo Costa, Pepe, Pedro Emanuel «cap.» e César Peixoto; Paulo Assunção, Lucho Gonzalez e Diego; Lisandro Lopez, McCarthy e Quaresma
Substituições: Quaresma por Jorginho (46m), McCarthy por Alan (66m) e Lisandro Lopez por Hugo Almeida (80m)
Não utilizados: Helton, Ibson, Sonkaya e Cech
Treinador: Co Adriaanse
Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Quaresma (21m) e Jorginho (58m)
Disciplina: Cartão amarelo a Pepe (17m), Pedro Emanuel (18m), Neca (27m), Flávio Meireles (31m), Medeiros (38m), Manoel (75m) e Saganowsky (88m)
* Fotos AP (Associated Press)