Azul e Branco :: Home

domingo, janeiro 08, 2006

Parecia fácil mas tornou-se difícil


FC Porto  1   -   0  Boavista


Vitória justa mas complicada frente a um Boavista com duas faces completamente distintas.

Na primeira parte o jogo foi dominado pela equipa do Porto, não dando hipóteses de reacção aos boavisteiros que estiveram mais de 30 minutos sem rematar à baliza de Vitor Baía. O único golo da partida foi marcado por Quaresma aos 22' num livre directo à entrada da área ganho por Diego. O Porto podia ainda ter dilatado a vantagem mas Carlos impôs-se bem e os atacantes portistas não mostraram grande acerto, sobretudo Hugo Almeida que não me pareceu bem neste jogo.

No segundo tempo a história foi outra. O Boavista que entrou em campo nada tinha a ver com o da primeira parte. Jogou bem mais adiantado no terreno e sobretudo com outra atitude. Durante a primeira meia-hora o Porto encontrou algumas dificuldades em suster os ataques do Boavista e ainda mais dificuldades em criar jogadas de ataque. Só já no final e com Jorginho e Alan em campo conseguiu acercar-se da baliza de Carlos com perigo, sobretudo em jogadas de contra-ataque. A destacar ainda, pela negativa, a lesão de César Peixoto.

No final o Porto soma mais três pontos e chega aos 40 no final da primeira volta, aumentado assim para 6 pontos de vantagem para o 2º classifcado.


Mais e Menos

+ Diego Muito bem na condução do jogo ofensivo. Se soltar a bola mais depressa e aguentar melhor as cargas será sem dúvida um dos melhores nº10.

+ Quaresma Foi «O» perigo na 1ª parte. Marcou o golo e deu mais 3 pontos ao Porto.

- Hugo Almeida Pareceu distante e sem garra. Desistiu facilmente de alguns lances. Noite infeliz.

- Eclipse Durante grande parte do 2º tempo o Porto eclipsou-se por completo e não conseguiu criar lances de perigo.

+- Pepe Esteve seguro nos cortes e a defender. Só não pode é inventar dribles ainda no meio-campo defensivo... medo!!


Declarações

Co Adriaanse (FC Porto)

«Acabámos a primeira volta com uma boa vantagem. Temos 40 pontos, mais seis que Benfica e Nacional, o que é bom. Mas acho que, para além do Benfica e do Nacional, é preciso ter cuidado com o Braga e com o Sporting. São adversários de respeito na luta pelo título. [...] O FC Porto está sempre no mercado, mas penso que não precisamos de mais jogadores.»

Ricardo Quaresma (FC Porto)

«Penso que é a minha melhor fase desde que estou no futebol profissional. Espero continuar assim ou ainda melhorar, mas todos nós estamos muito bem e espero que as coisas continuem a correr bem ao Porto. O mister tem-me ajudado bastante, tem-me dado confiança, assim como a equipa.»

«É sempre bom ter essa vantagem e vamos continuar a trabalhar para que possamos ter esses seis pontos ou até mais para podermos ser campeões.»


Ficha do Jogo

Liga 2005/06 (17ª jornada)

Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 41.207 espectadores

Árbitro: Paulo Costa (Porto)
Assistentes: Bertino Miranda e Serafim Nogueira
4º árbitro: Artur Soares Dias

F.C. PORTO: Vítor Baía; Ricardo Costa, Pepe, Pedro Emanuel «cap.» e César Peixoto; Paulo Assunção, Lucho Gonzalez e Diego; Lisandro Lopez, Hugo Almeida e Quaresma
Substituições: César Peixoto por Cech (57m), Hugo Almeida por Jorginho (69m) e Quaresma por Alan (78m)
Não utilizados: Helton, Ibson, Bruno Alves e Ivanildo
Treinador: Co Adriaanse

BOAVISTA: Carlos; Hélder Rosário, Ricardo Silva, Cadú e Areias; Tiago e Lucas; Manuel José, João Pinto «cap.» e Zé Manuel; Fary
Substituições: Lucas por Paulo Sousa (46m), Zé Manuel por Paulo Jorge (46m) e Fary por Cafú (84m)
Não utilizados: Khadim, Rui Duarte, Cissé e Figueredo
Treinador: Carlos Brito

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Quaresma (23m)
Disciplina: Cartão amarelo a Tiago (6m), Pedro Emanuel (18m), Lucas (21m), César Peixoto (29m), Cadú (63m), João Pinto (63 e 90m), Hélder Rosário (67m), Paulo Assunção (90m) e Ricardo Costa (90m)

* Fotos AP (Associated Press)

BackHome