Azul e Branco :: Home

domingo, janeiro 29, 2006

Um ponto ganho (ou dois perdidos?)


Rio Ave  0   -   0  FCP


Não foi um bom jogo na noite gelada de Vila do Conde. Na primeira parte o Porto controlou o jogo enquanto o Rio Ave foi pouco mais que inofensivo. Adriaanse voltou a mexer na equipa titular apostando num 3-4-3 com Paulo Assunção (o capitão!), Raúl Meireles, Ibson e Diego no meio; Bosingwa, Pepe e Cech na defesa; e o trio atacante formado por Quaresma, Lisandro e Adriano. Este sistema pareceu-me pouco rotinado, sobretudo no meio-campo onde o jogo encravava com Ibson e Raúl Meireles a «perderem-se» completamente sem saber bem onde jogar. Apesar de todo o domínio portista, era tudo muito previsível e anulável pela defensiva vilacondense exceptuando dois remates de Quaresma.

Talvez apercebendo-se disso mesmo, Adriaanse tira Ibson e põe Ivanildo ao intervalo na tentativa de descongestionar o meio-campo e dar mais acutilância ao ataque, e conseguiu... por alguns momentos. O inicio do segundo tempo trouxe um Porto mais perigoso com Ivanildo a mostrar-se como elemento mais perigoso no ataque sendo bem assistido por Diego que também esteve em bom plano.

Para sacudir a pressão, a equipa do Rio Ave subiu mais no terreno conseguindo até fazer um remate à baliza de Hélton... Com o passar do tempo, o jogo parecia mais partido e a equipa do Porto demonstrava alguma ansiedade em chegar rápido ao golo, o que levava a alguma atrapalhação junto da área de Mora.

O Porto pressinou até final mas não foi capaz de marcar, provando que nem sempre com muitos atacantes se marcam golos. Adriaanse deve tirar deste jogo as devidas ilações para resolver o problema da concretização.

A ausência de Lucho não justifica tudo. Este ponto ganho (para mim foram dois perdidos) acaba por penalizar muito os portistas apesar de ainda assim ter ampliado a vantagem para o Benfica, mas, mais importante que isso, é ver a equipa jogar pior do que estava em Dezembro e sem sinais de melhoria... na próxima jornada é o Braga!


Mais e Menos

+ Diego Foi o melhor no meio-campo portista. Conseguiu desiquilibrar com alguns passes que não tiveram seguimento por parte dos avançados.

+ Ivanildo Entrou no segundo tempo e conseguiu mexer com o jogo. Pena que não tenha conseguido contagiar os seus colegas.

- Quaresma Parece algo nervoso e menos concentrado no jogo.

- Lisandro Depois do fim-de-ano deixou de se ver... que pasa?

- Adriaanse Já vamos na 2ª volta e as invenções não acabam. Pior do que isso, o futebol praticado fica muito áquem do «espetáculo» prometido no início da época.


Declarações

Paulo Assunção (FC Porto)

«Foi um pouco complicado. Não correu muito bem, mas continuamos na frente. O Rio Ave lutou bem.

[Jogador envergou a braçadeira de capitão] É sempre bom ser capitão. Este grupo tem bons jogadores e há respeito. Sou novo e isto é muito bom.»


Ficha do Jogo

Liga 2005/06 (20ª jornada)
Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde

Árbitro: Duarte Gomes (Lisboa)
Assistentes: Arlindo Santos e Carlos Carmo

RIO AVE: Mora; José Gomes, Danielson, Bruno Mendes e Milhazes; Mozer «cap.»; Evandro, Delson, Marquinhos e Cleiton; Gaúcho
Substituições: Gaúcho por Chidi (61m), Delson por Ricardo Jorge (80m) e Cleiton por Idalécio (90m)
Não utilizados: Candeias, André Vilas Boas, Agostinho e Keita
Treinador: António Sousa

F.C. PORTO: Helton; Bosingwa, Pepe e Cech; Paulo Assunção «cap.», Ibson, Raul Meireles e Diego; Lisandro Lopez, Adriano e Quaresma
Substituições: Ibson por Ivanildo (46m), Lisandro Lopez por Hugo Almeida (62m) e Quaresma por Alan (73m)
Não utilizados: Vítor Baía, Pedro Emanuel, Bruno Alves e Jorginho
Treinador: Jan Old Riekerink

Disciplina: Cartão amarelo a Marquinhos (39m), José Gomes (68m), Mozer (83m) e Danielson (90m)

* Fotos AP (Associated Press)

BackHome