Azul e Branco :: Home

sábado, janeiro 21, 2006

Hoje só de auto-golo


FC Porto  1   -   0  Naval


Pela primeira vez na bancada desde que é treinador, Adriaanse mudou radicalmente o onze inicial e o sistema de jogo que passou do 4-3-3 para o 3-3-4, modelo ensaiado no jogo com o Dinamo de Moscovo.

Helton na baliza substituiu Baía, que faria o seu 400º jogo caso jogasse; Ricardo Costa (DD), Pepe (DC) e Marek Cech (DE) formavam o trio defensivo; no meio-campo jogaram Bosingwa, Ibson e Lucho; nas alas jogaram Alan e Quaresma enquanto Lisandro jogava atrás do ponta de lança Adriano. De fora ficaram os habituais titulares Baía, Paulo Assunção e Diego.

Os primeiros 15' foram sufocantes. O Porto pressionava muito e conseguia recuperar depressa a bola causando muitos desiquilibrios na defesa da Naval. Houve oportunidades mas não foram concretizadas e a Naval conseguiu acertar as marcações com Gilmar a ter de recuar e funcionar praticamente como 3º central. A partir daí as oportunidades diminuiram apesar do domínio portista no jogo. Aos 31' o Porto chega à vantagem através de um lance infeliz do defesa da Naval que desviou a bola para a baliza após um cruzamento de Quaresma. Mesmo a perder, a Naval continuou muito fechada e o Porto continuou a não conseguir criar lances de perigo a partir do último terço de terreno, com a excepção de um livre marcado por Quaresma que Taborda defendeu com dificuldade.

No segundo tempo Adriaanse trocou Lisandro (muito apagado) por Diego, na esperança de conseguir uma melhor ligação com Adriano que esteve sempre mal auxiliado. A mudança não trouxe efeitos práticos apesar de Diego ter conseguido criar mais perigo que Lisandro.

Só a partir da hora de jogo é que a Naval começou a sair, timidamente, para o ataque chegando a obrigar Helton a uma defesa de recurso, a mais esforçada da noite. Até final bastou ao Porto segurar a bola e tentar chegar ao segundo, agora com mais cautelas, mantendo a Naval sempre longe da baliza de Helton. Nos minutos finais ainda entraram Raúl Meireles para o lugar de Ibson (boa exibição) e Jorginho para o lugar de Alan (esforçado mas inconsequente).

PS: Não entendo os assobios com que brindam a equipa quando esta troca a bola. Não é assim que se motiva uma equipa, nem sequer estávamos a jogar assim tão mal. Para assobiarem mais vale ficarem em casa.

PS2: Parece que os jornais de hoje se engaram, afinal o líder continua a ser o FC Porto.


Mais e Menos

Melhores em campo: Bosingwa esteve soberbo na 1ª parte; Ibson batalhador, recuperou muitas bolas e ajudou no ataque; e Quaresma para variar o mais perigoso no ataque e precioso a defender.

+ Bosingwa Grande primeira parte. cobriu muito bem o meio-campo defensivo e ainda tentou dar uma ajuda no ataque. Na 2ª parte desceu de rendimento, tal como toda a equipa.

+ Quaresma Foi, mais uma vez, o jogador mais perigoso. Fez o centro que deu o auto-golo da Naval.

+ Ibson Foi um regresso em cheio do médio brasileiro. Recuperou bolas sem conta e conseguiu ainda dar uma ajuda no ataque. Um dos mais inconformados.

- Adriano Ainda sem ritmo e pouco auxiliado. Foram poucas as bolas que chegaram em condições. Apesar disso podia ter feito mais.

- Lisandro Uma exibição sem chama. Saiu ao intervalo.


Declarações

Helton (FC Porto)

«Sinto-me bem, foi uma boa estreia, conseguimos a vitória e isso foi o mais importante. Não temos de por em causa o trabalho de Vítor Baía, pelo que ele já fez na sua carreira, nem o homem que ele é. Nervosismo? Para isso, é melhor ficar em casa. É normal ficar ansioso, antes do início da partida, mas isso passa. A equipa defendeu bem e facilitou o meu trabalho. Ser titular é o objectivo de qualquer jogador e compete ao treinador escolher aquele que, para ele, estará em melhor condições. Desde o momento que cheguei aqui, senti sempre o apoio do Vítor Baía, também para este jogo.»

Sobre a insatisfação dos adeptos: «Respeitamos a opinião dos adeptos e não queremos, de maneira alguma, que eles saiam das bancadas tristes, mas o objectivo principal era conseguir os três pontos e vamos trabalhar para melhorar cada vez mais».


Ficha do Jogo

Liga 2005/06 (19ª jornada)

Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 32.128 espectadores

Árbitro: João Vilas Boas (Braga)
Assistentes: Sérgio Serrão e Tomás Santos
4º árbitro: Paulo Rodrigues

F.C. PORTO: Helton; Ricardo Costa «cap.», Pepe e Cech; Bosingwa; Alan, Lucho González, Ibson e Quaresma; Lisandro Lopez e Adriano
Substituições: Lisandro Lopez por Diego (46m), Ibson por Raul Meireles (83m) e Alan por Jorginho (89m)
Não utilizados: Vítor Baía, Pedro Emanuel, Paulo Assunção e Hugo Almeida
Treinador: Jan Old Riekerink

NAVAL: Taborda; Carlitos, Franco, Fernando «cap.» e China; Gilmar, Solimar e Pedro Santos; Saulo, Bruno Fogaça e Lito
Substituições: Pedro Santos por Fajardo (59m), Bruno Fogaça por Rui Miguel (66m) e Solimar por Cazarine (88m)
Não utilizados: Sopalski, João Paulo, Nélson Veiga e Glauber
Treinador: Fernando Mira

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Fernado (30m, p.b.)
Disciplina: Cartão amarelo a Bruno Fogaça (45m), Gilmar (54m), Carlitos (63m) e Franco (90m)

* Fotos AP (Associated Press)

BackHome