Hoje só de auto-golo



Helton na baliza substituiu Baía, que faria o seu 400º jogo caso jogasse; Ricardo Costa (DD), Pepe (DC) e Marek Cech (DE) formavam o trio defensivo; no meio-campo jogaram Bosingwa, Ibson e Lucho; nas alas jogaram Alan e Quaresma enquanto Lisandro jogava atrás do ponta de lança Adriano. De fora ficaram os habituais titulares Baía, Paulo Assunção e Diego.
Os primeiros 15' foram sufocantes. O Porto pressionava muito e conseguia recuperar depressa a bola causando muitos desiquilibrios na defesa da Naval. Houve oportunidades mas não foram concretizadas e a Naval conseguiu acertar as marcações com Gilmar a ter de recuar e funcionar praticamente como 3º central. A partir daí as oportunidades diminuiram apesar do domínio portista no jogo. Aos 31' o Porto chega à vantagem através de um lance infeliz do defesa da Naval que desviou a bola para a baliza após um cruzamento de Quaresma. Mesmo a perder, a Naval continuou muito fechada e o Porto continuou a não conseguir criar lances de perigo a partir do último terço de terreno, com a excepção de um livre marcado por Quaresma que Taborda defendeu com dificuldade.

Só a partir da hora de jogo é que a Naval começou a sair, timidamente, para o ataque chegando a obrigar Helton a uma defesa de recurso, a mais esforçada da noite. Até final bastou ao Porto segurar a bola e tentar chegar ao segundo, agora com mais cautelas, mantendo a Naval sempre longe da baliza de Helton. Nos minutos finais ainda entraram Raúl Meireles para o lugar de Ibson (boa exibição) e Jorginho para o lugar de Alan (esforçado mas inconsequente).
PS: Não entendo os assobios com que brindam a equipa quando esta troca a bola. Não é assim que se motiva uma equipa, nem sequer estávamos a jogar assim tão mal. Para assobiarem mais vale ficarem em casa.
PS2: Parece que os jornais de hoje se engaram, afinal o líder continua a ser o FC Porto.
Mais e Menos
Melhores em campo: Bosingwa esteve soberbo na 1ª parte; Ibson batalhador, recuperou muitas bolas e ajudou no ataque; e Quaresma para variar o mais perigoso no ataque e precioso a defender.
+ Bosingwa Grande primeira parte. cobriu muito bem o meio-campo defensivo e ainda tentou dar uma ajuda no ataque. Na 2ª parte desceu de rendimento, tal como toda a equipa.
+ Quaresma Foi, mais uma vez, o jogador mais perigoso. Fez o centro que deu o auto-golo da Naval.
+ Ibson Foi um regresso em cheio do médio brasileiro. Recuperou bolas sem conta e conseguiu ainda dar uma ajuda no ataque. Um dos mais inconformados.
- Adriano Ainda sem ritmo e pouco auxiliado. Foram poucas as bolas que chegaram em condições. Apesar disso podia ter feito mais.
- Lisandro Uma exibição sem chama. Saiu ao intervalo.
Declarações
Helton (FC Porto)
«Sinto-me bem, foi uma boa estreia, conseguimos a vitória e isso foi o mais importante. Não temos de por em causa o trabalho de Vítor Baía, pelo que ele já fez na sua carreira, nem o homem que ele é. Nervosismo? Para isso, é melhor ficar em casa. É normal ficar ansioso, antes do início da partida, mas isso passa. A equipa defendeu bem e facilitou o meu trabalho. Ser titular é o objectivo de qualquer jogador e compete ao treinador escolher aquele que, para ele, estará em melhor condições. Desde o momento que cheguei aqui, senti sempre o apoio do Vítor Baía, também para este jogo.»
Sobre a insatisfação dos adeptos: «Respeitamos a opinião dos adeptos e não queremos, de maneira alguma, que eles saiam das bancadas tristes, mas o objectivo principal era conseguir os três pontos e vamos trabalhar para melhorar cada vez mais».
Ficha do Jogo
Liga 2005/06 (19ª jornada)
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 32.128 espectadores
Árbitro: João Vilas Boas (Braga)
Assistentes: Sérgio Serrão e Tomás Santos
4º árbitro: Paulo Rodrigues
F.C. PORTO: Helton; Ricardo Costa «cap.», Pepe e Cech; Bosingwa; Alan, Lucho González, Ibson e Quaresma; Lisandro Lopez e Adriano
Substituições: Lisandro Lopez por Diego (46m), Ibson por Raul Meireles (83m) e Alan por Jorginho (89m)
Não utilizados: Vítor Baía, Pedro Emanuel, Paulo Assunção e Hugo Almeida
Treinador: Jan Old Riekerink
NAVAL: Taborda; Carlitos, Franco, Fernando «cap.» e China; Gilmar, Solimar e Pedro Santos; Saulo, Bruno Fogaça e Lito
Substituições: Pedro Santos por Fajardo (59m), Bruno Fogaça por Rui Miguel (66m) e Solimar por Cazarine (88m)
Não utilizados: Sopalski, João Paulo, Nélson Veiga e Glauber
Treinador: Fernando Mira
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Fernado (30m, p.b.)
Disciplina: Cartão amarelo a Bruno Fogaça (45m), Gilmar (54m), Carlitos (63m) e Franco (90m)
* Fotos AP (Associated Press)