Azul e Branco :: Home

terça-feira, fevereiro 07, 2006

Paixão decide


FC Porto  1   -   1  Braga


A noite prometia. O FC Porto na 1ª posição recebia o Sporting de Braga que ocupava a 4ª. Este era um teste de fogo para Adriaanse que tinha sido muito contestado após o empate em Vila do Conde e que procurava aumentar para 7 pontos de vantagem para o 2º classificado. O ambiente estava bom, os adeptos animados, voltou a ouvir-se a celebre corneta nas bancadas e até o hino do FC Porto foi tocado aquando da entrada das equipas, algo que não acontecia há muito tempo.

O jogo começou praticamente com duas oportunidades para o Porto com os ferros a negarem o primeiro golo. Adriaanse manteve-se fiel ao sistema de três defesas com Bosingwa na direita, Pedro Emanuel na esquerda e Pepe no meio. Grande exibição de Pepe, sem dúvida (quem diria) o pilar do trio defensivo. No meio campo jogou Paulo Assunção, que recuava quando o Porto defendia, Raúl Meireles e Lucho, que regressou após duas semanas de recuperação. Na frente estavam Quaresma e Ivanildo nas alas enquanto Adriano e McCarthy jogavam no centro mas sempre com muita mobilidade havendo trocas constantes de posição.

Pode dizer-se que a primeira hora de jogo foi toda do Porto. Conseguiu criar oportunidades de golo suficientes para resolver a partida mas os ferros ou Paulo Santos estavam sempre no caminho. O Braga foi uma desilusão porque não incomodou minimamente Helton que fez a primeira defesa (digna desse nome) aos 60', já o Porto vencia por 1-0 com um golo de Lucho González, a aproveitar bem um ressalto após remate de Adriano.

A partir daí, o Braga tentou ir atrás do prejuízo e subiu no terreno. Irónicamente foi quando o Porto passou a jogar com 4 defesas que o Braga conseguiu chegar ao golo. O Porto recuou em demasia e arriscou muito ao tentar defender o resultado. Bruno Alves, que regressou à equipa após longa ausência, prejudicou claramente a equipa ao «fazer» o penalty que Bruno Paixão assinalou.

Bruno Paixão fez uma boa actuação durante 85' mas depois estragou completamente a exibição. Desde a altura da nomeação que torci o nariz quando soube que era o setubalense a dirigir este jogo, não só pelo seu «historial» com o Porto ou pela importância do jogo mas também pelo que aconteceu na Figueira da Foz e na suspensão de Adriaanse que curiosamente foi «apadrinhado» no regresso por Bruno Paixão. Esta foi uma nomeação (se ainda fosse sorteio...) completamente despropositada. Agora que o jogo acabou e com mais uma polémica para dar que falar durante a semana, fica mais que provado que quem nomeou esteve muito mal e devia responder por isso.

Quanto ao penalty em si, para começar o jogador do Braga estava fora-de-jogo e depois o lance não me parece sequer penalty... e mesmo que fosse, 2 minutos depois aconteceu um em tudo idêntico na área do Braga com uma carga sobre Ivanildo que o árbitro pura e simplesmente ignorou.

Não queria acreditar em sistemas ou árbitros encomendados, mas os últimos 10 minutos de Bruno Paixão prejudicaram ostensivamente o FC Porto. Apesar disso, podíamos ainda ter chegado à vantagem mas mais uma vez Paulo Santos esteve bem ao negar por duas vezes o golo a Bosingwa e Raúl Meireles.

Este empate sabe a derrota mas é uma estupidez criticar o treinador ou os jogadores. Tivemos azar. Devo dizer que foi dos melhores jogos que vi o FCP fazer esta temporada e que a jogar assim podemos ser campeões. Partindo do princípio que não temos mais nenhum jogo arbitrado por um artista do calibre de Bruno Paixão.


Mais e Menos

+ Pepe Quem diria. Foi o pilar da defesa portista. Esteve em todo o lado e fez uma grande exibição.

+ Adriano Teve azar no lance em que atirou ao poste. Esteve sempre inconformado e correu Km's para marcar um golo, ou dar a marcar.

+ Lucho Não fez um grande jogo, mas estava onde era preciso para marcar o golo.

- Bruno Paixão Se a fama junto dos portistas já era grande, depois deste jogo pode ficar uns anos sem ir ao Dragão, tal como aconteceu após Campo Maior...

- Bruno Alves Entrou e fez penalty... acho que foi a única coisa que fez.

- Quaresma Está muito abaixo daquilo que já vimos fazer... precisamos do Quaresma decisivo de há algumas jornadas atrás.


Declarações

Co Adriaanse (FC Porto)

Sobre o jogo: «Há muito tempo que estamos na liderança, praticámos bom futebol, marcámos mais golos do que aqueles que sofremos, por isso somos os melhores. Temos cinco pontos de vantagem e gosto da minha equipa. Fizemos um jogo muito bom. O Sp. Braga também esteve bem, mas fomos mais fortes, pois criámos muitas oportunidades. Sofremos um golo de penalty já no final, mas, mesmo assim, ainda tivemos ocasiões para marcar».

Sobre o esquema de três defesas: «É a minha filosofia e penso que jogámos muito bem. Sofremos o golo quando já tínhamos quatro defesas, por isso, se calhar, devia ter mantido o sistema, mas no futebol nunca se sabe...»

Sobre o incidente da semana passada: «Essas pessoas não apoiam a equipa, não são adeptos verdadeiros, e claro que são coisas que podem acontecer no futebol. Faço o meu trabalho e dou o meu melhor, mas não considero que isso seja o futebol português e já esqueci o que se passou.»


Lucho González (FC Porto)

«Não soubemos controlar o jogo nos últimos minutos e numa jogada desgraçada marcaram penalty. O resultado é injusto, mas temos de continuar. Criámos muitas situações de golo e merecíamos a vitória, mas as vezes o futebol é assim. Temos cinco pontos de vantagem e temos de seguir neste caminho. Grupo é unido, o campeonato é difícil, falta muito mas é importante. Estamos a cinco pontos e não há dúvidas que somos os primeiros. O plantel está bem e temos de seguir trabalhando.»


Ficha do Jogo

Liga 2005/06 (21ª jornada)

Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 39.409 espectadores

Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal)
Assistentes: Paulo Ramos e António Godinho
4º árbitro: Rui Costa

F.C. PORTO: Helton; Bosingwa, Pepe e Pedro Emanuel «cap.»; Paulo Assunção; Quaresma, Lucho González, Raul Meireles e Ivanildo; McCarthy e Adriano
Substituições: Adriano por Bruno Alves (78m)
Não utilizados: Vítor Baía, Ibson, Lisandro Lopez, Diego, Cech e Hugo Almeida
Treinador: Co Adriaanse

SP. BRAGA: Paulo Santos; Luís Filipe, Paulo Jorge «cap.», Nem e Carlos Fernandes; Vandinho, Andrés Madrid e Rossato; Davide, João Tomás e Wender
Substituições: Davide por Marinelli (46m), Carlos Fernandes por Cesinha (60m) e Wender por Kim (73m)
Não utilizados: Marco, Castanheira, Kim, Paulo Monteiro e Filipe
Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Lucho González (54m) e João Tomás (88m, g.p.)
Disciplina: Cartão amarelo a Pepe (34m), Paulo Santos (34m), Wender (56m), João Tomás (64m), Quaresma (72m), Luís Filipe (75m), Pedro Emanuel (80m) e Paulo Assunção (90m)

* Fotos AP (Associated Press)

BackHome