Azul e Branco :: Home

segunda-feira, setembro 25, 2006

Postiga desbloqueou


FC Porto  3   -   0  Beira Mar


Confesso que não vi o jogo, sobretudo pelo horário escolhido (inoportuno, diga-se), por isso decidi acompanhar o relato via TSF.

Durante os primeiro 45', o FC Porto foi uma equipa previsível, sem chama nem criatividade. Inácio veio ao Dragão para pontuar e com a lição bem estudada. Em teoria, não é difícil suster esta equipa do FC Porto, já que assenta num esquema por demais tradicional e conhecido de todos. A questão prende-se com os jogadores que entram em campo e que realmente fazem toda a diferença. Jesualdo apostou em Jorginho como distribuidor mas o brasileiro ex-Setúbal não cumpriu, Adriano também esteve longe do seu melhor e já não marca há alguns jogos. O intervalo chegou com 0-0, naturalmente, não só pela ineficácia portista mas também pela grande defesa que Hélton fez no incio do encontro.

No segundo tempo a história mudou completamente, sobretudo devido às duas alterações efectuadas por Jesualdo Ferreira: trocou Jorginho por Anderson e Adriano por Lisandro. Resultado: na «mouche». O jovem brasileiro conseguiu impôr um ritmo de jogo muito mais alto, entendendo-se às mil maravilhas com Quaresma, que rubricou no segundo tempo uma grande exibição, e com Lucho González que parece mais solto com Anderson em campo. Postiga que tinha estado um pouco apagado, também apareceu e foi decisivo já que fez o primeiro golo de uma forma espetacular conseguindo, dentro da área, libertar-se de todos os defesas que o rodeavam e com grande calma atirar para o fundo da baliza. Depois de desfeito o empate, a equipa azul e branca tornou-se imparável e rubricou uma excelente exibição. O Beira-Mar raramente criou lances de perigo e foi só uma questão de tempo até aumentar a diferença no marcador. Lisandro, oportuníssimo, marcou aos 73' e Tarik fechou a contagem aos 90'.

Um bom resultado que pode dar ânimo e confiança para a difícil deslocação a Londres.


Ficha do Jogo

Liga 2006/07 (4ª Jornada)

Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 31.423 espectadores

Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria)
Árbitros assistentes: Paulo Januário e João Santos
4º árbitro: Carlos Amado

F.C. PORTO: Helton; Bosingwa, Pepe, Bruno Alves e Marek Cech; Paulo Assunção; Quaresma, Lucho González «cap.» e Jorginho; Adriano e Hélder Postiga
Substituições: Jorginho por Anderson (46m), Adriano por Lisandro López (46m) e Hélder Postiga por Tarik (68m)
Não utilizados: Paulo Ribeiro, Ricardo Costa, Alan e Diogo Valente
Treinador: Jesualdo Ferreira

BEIRA-MAR: Danrlei; Jorge Vidigal, Jorge Silva «cap.», Alcaraz e Tininho; Emerson e Diakité; Wegno, Ratinho e Rui Lima; Jardel
Substituições: Ratinho por André Leão (61m), Emerson por Marco (76m) e Jardel por Jorge Leitão (78m)
Suplentes não utilizados: Alé, Buba, Torrão e Camora
Treinador: Augusto Inácio

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Hélder Postiga (54m), Lisandro López (73m) e Tarik (90m)
Disciplina: cartão amarelo a Hélder Postiga (54m), Jorge Vidigal (59m), Paulo Assunção (60m), Emerson (69m); cartão vermelho a Alcaraz (75m)

BackHome