Azul e Branco :: Home

quinta-feira, setembro 14, 2006

Merecia mais


FC Porto  0   -   0  CSKA Moscovo


O regresso do F.C. Porto às noites europeias não foi assinalado com golos, mas a exibição, pontuada por uma série de oportunidades que passaram muito perto do objectivo, bem que o justificou. Akinfeev, o guarda-redes russo, revelou-se um obstáculo enorme, mas as ambições portistas saem intactas da estreia, que promete bem mais do que o conseguido.

Mesmo que pontualmente ponderado, sabendo que defrontava um adversário concebido e posicionado como uma máquina de contra-ataque, o F.C. Porto não perdeu tempo para assumir a iniciativa, procurando atar o opositor russo a preocupações defensivas, sugeridas repetidamente por movimentações rápidas, apoiadas por uma prática circulação de bola e por frequentes deambulações nas alas.

Apesar da renitência moscovita, a equipa de Jesualdo Ferreira cedo definiu as regras, dispensando a subscrição adversária. Mesmo sem acordo ou negociações, o jogo estava fadado a disputar-se bem mais perto da baliza de Akinfeev, que, aos 15 minutos, incrédulo e atado de pés e mãos, assistiu ao tremor violento do poste direito, que acabara de ser atingido por um remate de Anderson.

Ensaios e ameaças repetiram-se, então. O mesmo Anderson, numa iniciativa individual, surpreenderia o estádio e a defesa russa, num notável lance concluído com um remate cruzado, que, contudo, não atingiu o alvo, o que sucederia com as sucessivas tentativas de Adriano, que voltaram a aproximar o F.C. Porto do golo.

Intimidado, comprimido como uma mola que procura libertar-se da pressão, o CSKA respondia com dificuldade, num contragolpe que tinha Vagner Lover como destino mais do que provável e sem consequências para Helton, a quem parecia reservada a condição de mero espectador.

Preservando a postura dominadora, Jesualdo Ferreira trocou de intérpretes, acentuando uma disposição marcadamente ofensiva com as entradas de Hélder Postiga, Alan e Lisandro Lopez. Procurava, com as alterações, ampliar alternativas e incrementar velocidade, que mantiveram Akinfeev como vizinho próximo do ataque portista.

Anderson voltaria a estar na génese dos lances mais prometedores, daqueles que mantinham a defesa russa em sobressalto, mas seria Lucho González, já aos 80 minutos, quem mais se acercaria do golo, chegando a estar cara-a-cara com o guarda-redes da equipa moscovita.

Nos últimos instantes da partida, o ímpeto portista seria travado por uma estratégia que deixava bem claro o quanto o empate servia os intentos russos. Para além de descaradas perdas de tempo, Gazzaev reservou duas substituições para os três últimos minutos. Ainda assim, Lisandro Lopez esteve perto de levantar o estádio no grito mais aguardado da noite, mas guarda-redes russo, para não variar, não o permitiu, em mais uma defesa arrojada.

(texto retirado de www.fcporto.pt)


Ficha do Jogo

UEFA Champions League - Grupo G (1ª jornada)

Estádio do Dragão, no Porto

Árbitro: Tom Henning Ovrebo (Noruega)
Árbitros assistentes: Erik Raestad e Geir Age Holen
4º árbitro: Per Ivar Staberg

F.C. PORTO: Helton; Bosingwa, Pepe, Bruno Alves e Ezequias; Lucho González, Paulo Assunção e Anderson; Tarik Sektioui, Adriano e Quaresma
Substituições: Tarik Sektioui por Hélder Postiga (46m), Quaresma por Alan (60m) e Adriano por Lisandro Lopes (70m)
Não utilizados: Vítor Baía, Ricardo Costa, Fucile e Jorginho
Treinador: Jesualdo Ferreira

CSKA MOSCOVO: Akinfeev; Ignhashevic, Semberas, Aleksei Berezutski e Zhirkov; Rahimic; Krasic, Aldonin e Dudu; Vagner Lover e Daniel Carvalho
Substituições: Vagner Love por Olic (75m), Dudu por Vassili Berezutski (87m) e Daniel Carvalho por Gusev (89m)
Não utilizados: Mandrykin, Taranov, Grigoriev e Gorelov
Treinador: Valeriy Gazzaev

Disciplina: Cartão amarelo a Rahimic (35m), Dudu (50m) e Zhirkov (46m)

BackHome