Azul e Branco :: Home

sexta-feira, agosto 25, 2006

Entrada de Campeão


FC Porto  2   -   1  União de Leiria


(Texto retirado de www.fcporto.pt)
O F.C. Porto puxou dos galões e entrou na Liga 2006/07 com um triunfo por 2-1 sobre a U. Leiria, realizando uma exibição que corresponde na íntegra ao seu estatuto de Campeão Nacional. No primeiro jogo de Jesualdo Ferreira ao serviço dos azuis e brancos, os adeptos portistas aceitaram o repto do seu treinador, preencheram as bancadas do Dragão e catapultaram a equipa portista para uma noite de domínio absoluto.

No seu encontro de estreia à frente dos Campeões Nacionais, Jesualdo Ferreira optou por manter o desenho táctico que na passada semana tinha dado aos portistas mais uma Supertaça. As novidades estavam apenas nas entradas de Lucho González e de Tarik no onze com que o F.C. Porto iniciou a partida.

Se os primeiros minutos foram de algum encaixe, à passagem do quarto de hora a formação azul e branca já dominava e ameaçava cada vez mais a defensiva leiriense. Os primeiros sinais de perigo foram dados por Anderson. A irreverência do jovem brasileiro ia causando estragos no reduto da equipa visitante, que ia revelando cada vez mais dificuldade para parar o ímpeto do campeão.

Se no minuto 18 Tarik deixou um bom indicador com um flexão interior seguida de remate, no minuto seguinte o extremo marroquino, numa série de fintas, ultrapassa dois adversários e cruza para a entrada de rompante de Adriano, que assinou o golo inaugural da actual edição da liga. Um golo que vale a pena rever.

Depois de aberto o activo, o F.C. Porto assentou por completo o seu jogo e usufruiu de uma série de oportunidades para dilatar a vantagem. Lucho esteve perto do golo, ao minuto 23. Raul Meireles, com um remate de longe, e Cech criaram dois instantes muito perigosos aos 27 e 36 minutos, respectivamente.

O segundo golo chegaria mesmo antes do intervalo fruto de uma combinação entre Anderson e Quaresma. O brasileiro lançou o extremo português que, depois de um excelente trabalho individual e já em desequilíbrio, colocou a bola rasteira fora do alcance de Bruno Vale.

A segunda metade da partida foi um pouco diferente, já que a U. Leiria demonstrou vontade de ultrapassar a passividade a que se tinha entregue no primeiro tempo. O conjunto leiriense subiu, mas esteve sempre sobre o controlo dos portistas, que iam gerindo a vantagem obtida na primeira metade. No momento em que Jesualdo Ferreira refrescava a sua equipa, e logo a seguir a Tarik estar perto do golo, a U. Leiria conseguiu reduzir (68m), mas nem por isso o domínio do Campeão Nacional foi afectado.

Aos 77 minutos, Raul Meireles voltou a obrigar o guardião adversário a uma intervenção complicada e, aos 82 minutos, o recém-entrado Lisandro foi infeliz. O cabeceamento foi excelente e bem medido, mas foi devolvido pela barra da baliza de Bruno Vale. Um bom apontamento do argentino, que soube dar seguimento a um excelente cruzamento de Pepe.

Até final o resultado não se alterou, confirmando uma vitória merecida do Dragão, que entra na Liga com o pé direito.


Ficha do Jogo

Liga 2006/07 – 1ª Jornada

Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 40.728 espectadores

Árbitro: Duarte Gomes (Lisboa)
Assistentes: José Lima e Bertino Miranda
4º árbitro: Rui Silva

F.C. PORTO: Helton; Bosingwa, Pepe e Cech; Paulo Assunção, Lucho, Raul Meireles e Anderson; Quaresma, Adriano e Tarik
Substituições: Quaresma por Vieirinha (65m), Anderson por Jorginho (65m) e Lucho por Lisandro (82m)
Não utilizados: Vítor Baía, Ricardo Costa, Ibson e Alan
Treinador: Jesualdo Ferreira

U. LEIRIA: Bruno Vale; Éder, Marcos António, Valdomiro e Tixier; Faria, Paulo Machado e Harison; Sougou, Paulo César e Touré
Substituições: Harison por Paulo Gomes (46m), Paulo César por Cadu (46m) e Touré por Ivanildo (70m)
Não utilizados: Fernando, NGal, Slusarski e Laranjeiro
Treinador: Domingos Paciência

Ao intervalo: 2-0
Marcadores: Adriano (19m), Quaresma (45m) e Sougou (68m)
Disciplina: Cartão Amarelo a Harison (37m), Pepe (69m) e Adriano (89m)

* Fotos AP (Associated Press)

BackHome