Azul e Branco :: Home

segunda-feira, setembro 11, 2006

Sem espinhas


Estrela da Amadora  0   -   3  FCP


O FC Porto deslocou-se ao Estádio da Luz, casa emprestada pelo Benfica ao Estrela da Amadora e venceu por 3-0. Foi um triunfo que acabou por ser fácil mas que podia ter sido resolvido mais cedo, não fosse alguma falta de eficácia no último terço do terreno.

Jesualdo Ferreira cumpriu o que tinha prometido: acabar com o sistema de Adriaanse e voltar ao 4-3-3 clássico com Bruno Alves e ser o central escolhido, Meireles, Lucho e Anderson formavam o trio no meio-campo enquanto Tarik e Lisandro nas alas tentavam municiar um Adriano desinspirado. O sacrificado com a mudança foi Paulo Assunção que ficou no banco de suplentes.

Desde o início ficou claro quem mandava no jogo, o FC Porto dominou sempre e não deixou o Estrela acercar-se da sua baliza. Apesar do domínio no jogo, o mesmo não se traduziu em golos durante a primeira parte apesar de algumas boas jogadas a começar com Anderson que trocou as voltas ao defesa e rematou fora do alcance do guarda-redes mas a bola bateu caprichosamente no poste e não entrou. Adriano também teve algumas boas chances mas não conseguiu nunca aproveitá-las.

No segundo tempo Jesualdo trocou Lisandro por Postiga e as coisas foram diferentes. O avançado português procurou mais a bola em zonas interiores e desequilibrou a defensiva do Estrela. Aos 54 minutos, Postiga escapa pela direita e cruza para a àrea e Rui Duarte, pressionado por Adriano, tenta cortar o lance mas acaba por introduzir a bola na sua prórpia baliza. Estava feito o primeiro.

O Estrela ainda reagiu, mas o Porto nunca deu grandes chances, trocando sempre a bola muito bem e criando algumas situações de perigo sobretudo por Anderson e Lucho, que esteviveram muito bem. Exemplo disso foi um passe soberbo do jovem brasileiro, junto da linha esquerda para a entrada da área onde estava Lucho que amorteceu de cabeça para Adriano e este, isolado, não conseguiu desviar de Paulo Lopes. Adivinhava-se um golo mais cedo ou mais tarde.

Aos 81', Raúl Meireles torna-se no homem do jogo ao apontar um grande golo. Recebe a bola no meio campo, avança um pouco no terreno e a mais de 30 metros dispara um potente remate bate ainda no travessão e entra na baliza não dando qualquer hipótese ao guarda-redes. O momento do jogo.
Até final, foi ver um Estrela já a jogar mais com o coração do que com a razão e um Porto mais descontraído mas sempre à espreita de mais um golo, que chegou já perto do fim através de um contra-ataque. Anderson isola-se e na cara do guarda-redes oferece o golo a Lucho González. Tudo muito simples.

A equipa parece entender-se nos esquemas de Jesualdo mas como é normal falta ainda alguma rotina que se adquire com o tempo. Vem aí o primeiro teste internacional frente ao CSKA, no Estádio do Dragão. Espero que o haja uma grande enchente, que o público apoie sempre a equipa e, claro, que o grande FC Porto ganhe!


Mais e Menos

+ Anderson O «puto» está a dar cartas. Joga simples e para a equipa. Com 18 anos é sem dúvida um dos pilares desta equipa. Com ou sem observadores da canarinha.

+ Raúl Meireles Grande golo a coroar uma boa exibição no meio-campo portista. Mais uma, portanto.

+ Hélder Postiga Foi a aposta de Jesualdo para o segundo tempo. Foi dos mais activos em campo e foi dos pés dele que surgiu o passe para o primeiro golo.

- Ibson Azarado. Entrou em campo determinado a fazer um bom jogo mas acabou por sair poucos minutos depois com uma lesão que pode ser preocupante. Não merecia.


Declarações

Jesualdo Ferreira (FC Porto)

«De uma forma geral estou satisfeito. Os jogadores estiveram bem e interpretaram na globalidade aquilo que era mais importante em relação ao sistema táctico. Tivemos oportunidades para ir para o intervalo a vencer. Depois reajustámos a estrutura e ganhámos com toda a justiça. Ganhar este jogo representa um acréscimo de confiança antes de um desafio importante na UEFA Champions League, com o CSKA. Ganhámos com tranquilidade. É preciso ter em conta que o adversário jogou fechado, com muitos jogadores atrás da linha da bola, o que dificulta na hora de imprimir ritmo e velocidade ao jogo. Procurámos pressionar pelas alas. Na segunda parte as alterações saíram bem e vencemos com naturalidade. Parabéns aos jogadores. Penso que temos tempo suficiente para estar fisicamente bem no jogo com o CSKA»


Ficha do Jogo

Liga 2006/07 (2ª jornada)

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: Elmano Santos (Madeira)
Assistentes: Sérgio Serrão e Luís Salgado
4º árbitro: Hugo Miguel

ESTRELA DA AMADORA: Paulo Lopes; Tony, Wescley, Carreira «cap.» e Amoreirinha; Luís Loureiro, Marco Paulo, Tiago Gomes e N’Diaye; Dário e Cleiton
Substituições: Luís Loureiro por Rui Duarte (51m), N’Diaye por Moses (61m) e Dário por Paulo Sérgio (70m)
Não utilizados: Pedro Alves, Sérgio Marquês, Rui Borges e Jaime
Treinador: Daúto Faquirá

F.C. PORTO: Helton; Bosingwa, Pepe, Bruno Alves e Cech; Raul Meireles, Lucho González «cap.» e Anderson; Tarik, Adriano e Lisandro Lopez
Substituições: Lisandro Lopez por Hélder Postiga (46m), Tarik por Ibson (67m) e Ibson por Paulo Assunção (81m)
Não utilizados: Vítor Baía, Ricardo Costa, Jorginho e Alan
Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Rui Duarte (54m, na p.b.), Raul Meireles (81m) e Lucho González (88m)
Disciplina: Cartão amarelo a Raul Meireles (73m), Rui Duarte (80m) e Tony (89m)

BackHome