Azul e Branco :: Home

domingo, setembro 17, 2006

Em primeiro, para variar


Naval 1º Maio  0   -   2  FCP


O F.C. Porto isolou-se, provisoriamente, na liderança da Liga 2006/07, ao conseguir a terceira vitória consecutiva na competição. No jogo da 3ª jornada, que disputou este domingo, na Figueira da Foz, os Campeões Nacionais venceram de forma tranquila a Naval por 2-0, conjunto que ainda não tinha conhecido o sabor da derrota na prova. O triunfo assenta bem ao Dragão que dominou desde o primeiro instante, cumprindo o desígnio de resolver rapidamente a partida.

Com um desenho táctico semelhante ao apresentado nos dois encontros anteriores, Jesualdo Ferreira promoveu duas alterações em relação ao desafio com o CSKA de Moscovo. Hélder Postiga e Cech a ocuparam os lugares de Ezequias e Tarik na ala esquerda do Dragão. Os corredores laterais foram, de facto, o sector privilegiado para lançar a ofensiva sobre a equipa de Rogério Gonçalves.

Se aos 5 minutos, um passe de Lucho rasgou, como de papel se tratasse, a defensiva da Naval. Bosingwa sobre a linha recebeu e cruzou com muito perigo. Só por muito pouco o esférico não encontrou Hélder Postiga. O primeiro aviso estava dado. O primeiro golo surgiu 5 minutos depois. Ricardo Quaresma, após uma recuperação dos Campeões Nacionais, partiu em drible, flectiu para o centro desembaraçando-se de vários adversários e descobriu Cech desmarcado sobre a esquerda, que rematou cruzado para o primeiro tento da partida. Uma jogada de excelente envolvimento do ataque portista, que confirmava o bom início dos azuis e brancos.

À tentativa de resposta da Naval, que procurou subir no terreno e levar perigo para a baliza de Hélton, o F.C. Porto respondeu no momento certo. Após, um cruzamento da formação figueirense para a área portista, Hélton lançou o contra-ataque de Bosingwa que, depois de uma corrida desenfreada em que passou por China e Gilmar, fez o centro para o auto-golo de Mário Sérgio. Velocíssimo este contra-ataque, com destaque para Bosingwa que conseguiu cruzar fora do alcance de Taborda. O final da primeira parte terminou com forte ascendente dos Dragões que, por mais de uma vez, estiveram perto do terceiro golo.

Na segunda parte, o jogo foi disputado de forma mais lenta. Se na frente do ataque azul e branco Adriano, Postiga e Quaresma iam trocando constantemente de posição, Rogério Gonçalves apostava na entrada de Tony e Saulo para os lugares de Fajardo e Pedro Santos. Momentos depois, foi Jesualdo Ferreira a lançar Jorginho para o lugar de Adriano e, posteriormente Lisandro para substituir Postiga. Já perto do final Vieirinha rendeu Anderson.

Porém, e apesar das alterações, o ritmo de jogo nunca atingiu os níveis dos primeiros 45 minutos. Com o passar do tempo, a formação da casa foi-se resignando face ao maior domínio e superioridade do F.C. Porto, que venceu com toda a justiça.


Mais e Menos

+ Quaresma Esteve endiabrado. Nem sempre conseguiu fazer o que queria, é certo, mas criou muitos lances de perigo para a Naval.

+ Cech Apoiou o ataque sempre que pôde e defendeu muito bem. Para coroar a exibição, nada melhor que um grande golo.

- Anderson Não esteve ao nível dos jogos anteriores. Terá sido pelas últimas notícias? Cansaço?

- Adriano Não foi decisivo nem conseguiu dar o melhor seguimento a lances de perigo criados pelas alas.


Ficha do Jogo

Liga 2006/07 (3ª jornada)

Estádio José Bento Pessoa, na Figueira da Foz

Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco)
Assistentes: Valter Oliveira e Luís Tavares
4º Árbitro: Francisco Bizarro

NAVAL: Taborda; Mário Sérgio, Paulão, Gaúcho e China; Orestes, Gilmar e Pedro Santos; Fajardo, Nei e Lito
Substituições: Fajardo por Tony (53m), Pedro Santos por Saulo (53m) e Gaúcho por Cazarine (72m)
Não utilizados: Wilson, Carlitos, Tiago Fraga e Leo Guerra.
Treinador: Rogério Gonçalves

F.C. PORTO: Helton; Bosingwa, Pepe, Bruno Alves e Cech; Paulo Assunção, Lucho e Anderson; Quaresma, Adriano e Postiga
Substituições: Adriano por Jorginho (65m), Postiga por Lisandro (72m), Anderson por Vieirinha (78m)
Não utilizados: Paulo Ribeiro, Ricardo Costa, Tarik e Fucile
Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 0-2
Marcadores: Cech (10m) e Mário Sérgio (28m, p.b.)
Disciplina: Cartão amarelo a Tony (67m), Gilmar (73m) e Bosingwa (86m)

BackHome