Azul e Branco :: Home

sábado, julho 23, 2005

Pinto da Costa em entrevista

Pinto da CostaO presidente do FC Porto falou sobre contratações, dispensados, a próxima época e até do rival Benfica. Aqui ficam as passagens mais importantes.

Vai haver alguma surpresa no dia da apresentação ao sócios?
Não. O plantel será formado com 25 jogadores que fizeram o estágio na Holanda, até porque não fazia sentido o treinador ter vindo para estágio com 32 e agora aparecer alguém que ele não conhecesse. Os 25 sairão, de certeza absoluta, dos jogadores que fizeram o estágio na Holanda.

Quaresma pode ir para o Dínamo de Moscovo?
Soube isso ontem [anteontem] e falei de imediato com um elemento da administração e com a minha secretário para ver se tinha chegado alguma coisa. Posso dizer que é completamente falso que tenha havido qualquer proposta pelo Quaresma. Mas quero dizer que se viesse também não seria aceite, salvo se o treinador não o incluísse no grupo dos 25. Agora, qualquer jogador que seja integrado nesse grupo é inegociável neste momento. A excepção é McCarthy que tem cláusula de rescisão.

Kromkamp ainda é uma hipótese ou o FC Porto já se desinteressou completamente da sua contratação?
Pelos valores pedidos e com as condições solicitadas pelo AZ não tem hipóteses nenhuma. Se nos for colocada qualquer proposta viável, sem afectar o nosso orçamento nem a forma que marca a nossa postura, que é pagar a tempo e horas, poderá vir.

Qual a sua opinião sobre as aquisições feitas pela concorrência?
(...)Devo confessar que fiquei satisfeito, não por ser ou deixar de ser um fracasso, pois no futebol estes casos não podem ser encarados como fracassos, por o Benfica não ter conseguido contratar o Tomasson. E digo isto porque acho que era um grande reforço para eles.

Não sente alguma frustração por contratar um jogador, neste caso Léo Lima, e seis meses depois o técnico ter-lhe dado autorização para abandonar o estágio, uma vez que não contava com ele?
É o problema dos técnicos. No ano passado, em Janeiro, Léo Lima foi oferecido ao FC Porto. Tivemos, igualmente, possibilidade de trazer o Jorginho. O treinador, Victor Fernandez, optou claramente pelo Léo Lima. Embora a minha posição pudesse não ser essa, o que conta é a vontade do treinador. Ele decidiu pelo Léo Lima que depois não triunfou com José Couceiro, nem convenceu Adriaanse. São coisas do futebol.

Quais as condições do acordo firmado entre o FC Porto e o Santos?
Foi emprestado ao Santos por um ano, assumindo o Santos a totalidade do pagamento do seu vencimento. O acordo foi assinado pelo FC Porto e pelo Léo Lima logo no dia seguinte a ele ter chegado ao Porto. Posteriormente, foi enviado o contrato ao Santos para eles assinarem. Desde ontem [anteontem] de manhã ficou em nosso poder um documento com esse acordo, válido até Junho do próximo ano.

Qual a sua posição em relação ao sorteio dos árbitros?
Nunca dei opinião, nunca participei em nenhuma reunião, porque entendo que isso é uma matéria que deve ser resolvida pelos órgãos directivos da Liga depois de ouvirem a opinião dos árbitros. Como a minha opinião não interferirá em nada, acho que um sorteio aberto, como defendiam muitos, era uma situação altamente perigosa, não só para os clubes como para os próprios árbitros. Poderia acontecer que à terceira jornada, em que o Sporting joga com o Benfica calhasse um juiz recém-promovido, que não só poderia sentir grandes dificuldades pela sua inexperiência como poderia estar a fazer o primeiro jogo da sua carreira. E até poderia calhar em sorte ao senhor Nuno Afonso, que subiu este ano e que é, como já veio nos jornais, um antigo membro da Juve Leo. O que seria dito nesse jogo se fosse apitado por um ex-membro da Juve Leo. Não estou a colocar em causa a sua qualidade, pois não o conheço. O sorteio aberto parece-me altamente negativo. Um sorteio condicionado e com regras é aceitável. Defendo que se houver critério nas nomeações, que permitirá escolher os melhores árbitros para determinados jogos, será o ideal. Agora é óbvio que tenho de colocar reservas face a tudo o que aconteceu no ano passado. Basta recordar o processo disciplinar ao árbitro-assistente na semana que antecedeu o Boavista-FC Porto, por um pseudo favorecimento ao FC Porto, do qual depois veio a ser ilibado. É por este e por uma outra série de casos, como por exemplo o que aconteceu no Benfica-Belenenses, dirigido pelo senhor Mário Mendes, que tenho de estar com uma pedra no sapato em relação às nomeações. Até porque muitos dos que defendiam o sorteio aberto, já mudaram de opinião. O presidente do Sporting, numa reunião em Leiria, acusou alguns de camaleões. Afinal de contas, o número era bem maior do que ele pensava. É um assunto que me traz algumas preocupações.

Como está a situação de Anderson?
Virá em Dezembro, pois não fazia sentido estar aqui 15 dias para depois voltar para ir disputar o campeonato do Mundo. Em Janeiro, quando abrirem as inscrições, será jogador do FC Porto.

Não há qualquer dúvida que ele [Anderson] vai mesmo ingressar no FC Porto?
Não há dúvida nenhuma. Está tudo assinado e tudo acordado com o Grémio. Poderá jogar pelo Grémio até esse período. Temos interesse em que ele continue a jogar e, naturalmente, se brilhar no Mundial será a valorização de um jogador nosso.

in O Jogo

BackHome