Azul e Branco :: Home

quarta-feira, janeiro 11, 2006

Suado, mas justo


Naval  1   -   2  FCP


Depois de ter recebido o FC Marco na ronda anterior da Taça de Portugal, o FC Porto deslocou-se à Figueira da Foz para defrontar a Naval 1º de Maio. Era um encontro entre primodivisionários.

Adriaanse mexeu na equipa inicial apesar de o ter feito mais por condicionalismos do que por opção técnica, exceptuando a troca de Vitor Baía por Hélton. Raúl Meireles jogou na posição de Paulo Assunção (castigado), Marek Cech foi o defesa-esquerdo no lugar de César Peixoto (lesionado) e Bosingwa ocupou o lado direito da defesa onde tem actuado Ricardo Costa (castigado). A salientar ainda o facto de Jorginho ter sido titular no lado direito do ataque enquanto Lisandro foi o nº 9, deixando Hugo Almeida no banco.

O jogo começou algo lento, mas com a equipa do Porto sempre a mandar e a controlar o jogo enquanto a Naval jogava de forma mais cautelosa optando pelos contra-ataques como meio de chegar à baliza de Helton.

O golo surgiu aos 26 minutos numa jogada pelo lado esquerdo com Cech a desmarcar muito bem Ricardo Quaresma que tira mais um dos seus cruzamentos para os pés de Diego, que só teve de empurrar. A partir daí, a equipa da Naval começou a mudar a sua estratégia aparecendo mais vezes, e com mais perigo, da área do Porto. Apesar disso, o jogo estava perfeitamente controlado quando Bruno Paixão apitou para o intervalo.

A segunda parte começou praticamente com uma grande penalidade contra o FC Porto. Saúlo no lado direito do ataque da Naval centra para a grande área mas a bola bate no braço de Cech ficando dúvidas quanto à intencionalidade do eslovaco em cortar a bola com o braço já que lhe era impossível desviar-se daquela bola. Ainda assim, Bruno Paixão não teve dúvidas e assinalou a infracção, que o jogador da Naval não desperdiçou.

Com o empate, a Naval voltou a jogar mais em contenção, voltando a espreitar o contra-ataque enquanto o Porto voltou-se para a baliza de Taborda tentando chegar à vantagem o mais depressa possível embora raramente bem. Pouco depois, aos 76', mais um lance para grande penalidade assinalada por Bruno Paixão. Alan centra na grande área e o defesa da Naval corta a bola com o braço. Lucho González não perdoou e deu a vantagem ao FC Porto, que, até ao final, soube gerir o tempo e o resultado.

Jogaram ainda Alan, Hugo Almeida, Ibson substituindo Quarema, Jorginho e Raúl Meireles, respectivamente.

O Porto está assim com justiça nos oitavos de final da prova para desespero do benfiquista Álvaro Magalhães que, na sua habitual postura, culpou a arbitragem pela eliminação da Naval. As melhoras caro Álvaro :-)


Mais e Menos

+ Diego Fez um bom jogo, sobretudo na primeira parte, exibição premiada com o oportuno golo que deu a primeira vantagem ao Porto.

+ Quaresma Mais uma vez o desiquilibrador. Saiu ao intervalo e a diferença de qualidade atacante notou-se na segunda parte.

+ Marek Cech Este eslovaco convence-me. Combina bem com o ataque, tem técnica e defende razoavelmente. Bom exemplo disso é o lance do primeiro golo portista.


Ficha do Jogo

Taça de Portugal (5ª eliminatória)

Estádio José Bento Pessoa, na Figueira da Foz

Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal)
Assistentes: António Godinho e Pedro Pinheiro
4º árbitro: Paulo Rodrigues

NAVAL: Taborda; João Paulo, Franco, Fernando e Nélson Veiga; Solimar, Glauber e Pedro Santos; Fajardo, Saulo e Lito.
Substituições: Glauber por Gilmar (54m), Fajardo por Rui Miguel (63m) e Pedro Santos por Fogaça (78m)
Não utilizados: Sopalski, Carlitos Cazarini e Éder Richardtz.
Treinador: Álvaro Magalhães

F.C. PORTO: Hélton; Bosingwa, Pepe, Pedro Emanuel e Marek Cech; Raul Meireles, Lucho González e Diego; Jorginho, Lisandro López e Quaresma
Substituições: Quaresma por Alan (46m), Jorginho por Hugo Almeida (81m) e Raul Meireles por Ibson (88m)
Não utilizados: Paulo Ribeiro, Bruno Alves, Sonkaya e Ivanildo
Treinador: Co Adriaanse

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Diego (25m), Saulo (48 m, pen) e Lucho (78m, pen)
Disciplina: Cartão amarelo a Saulo (5m), Solimar (11m), Quaresma (28m), Pepe (34m), Franco (34m), Cech (47m), Lisandro (74m) e Nelson Veiga (77m)

* Fotos AP (Associated Press)

BackHome