Azul e Branco :: Home

domingo, fevereiro 12, 2006

Adriano x2


Belenenses  0   -   2  FCP


Este era um jogo decisivo no que respeita à afirmação da equipa do FC Porto nesta segunda volta do campeonato: quatro jogos disputados que resultaram em uma vitória (com a Naval em casa), uma derrota (com o Estrela na Reboleira) e dois empates (Braga em casa e Rio Ave fora). Para quem lidera e tenciona ser campeão é pouco, muito pouco.

Adivinhavam-se mudanças na equipa titular, não porque Adriaanse tencionasse mudar o esquema táctico mas porque Pedro Emanuel não iria jogar por estar a cumprir um jogo de castigo pelo 5º amarelo visto no jogo anterior. Marek Cech foi o escolhido para o lado esquerdo da defesa (esteve muito bem), enquanto o resto da equipa foi a mesma que entrou de início na última partida da Liga: Helton, Bosingwa, Pepe, Paulo Assunção, Raúl Meireles, Lucho González (Cap.), Ivanildo, Quaresma, McCarthy e Adriano.

O jogo começou com o Porto a criar logo duas oportunidades flagrantes através de McCarthy. Foi uma entrada de rompante, como já vem habituando esta equipa. O Belenenses cedo começou a demonstrar preocupações defensivas, recuando e deixando as portas abertas ao ataque portista, que durou até cerca dos 25', altura em que os de Belém conseguem subir um pouco no terreno e os portistas perdem aquele fulgor inicial, mas sem nunca deixar de dominar o desafio.

Foi já quase no final da primeira parte que surgiu o primeiro do Porto. Raúl Meireles de primeira mete para Quaresma, que do lado direito centra para a área com a bola a passar por toda a defesa e ir parar aos pés de Adriano, que, ao segundo poste, só teve que encostar. A vantagem conseguida era justa e vinha num momento importante já que estava praticamente esgotado o tempo da primeira parte.

Havia algum receio pela forma como o Porto iria entrar no segundo tempo, muito por culpa das vezes que estava com vantagem e acabava por dividir os pontos, mas desta vez a equipa entrou com garra e determinação em ampliar rapidamente a vantagem. Um remate espetacular de Quaresma aos 35 segundo que levou a bola aos ferros pôs em sentido os azuis do restelo que não continuaram a não conseguir mostrar argumentos para chegar ao golo, muito por culpa também de duas defesas espetaculares de Helton.

Ao minuto 52' aconteceu o momento do jogo: Pepe recupera uma bola no meio campo, finta dois adversários, coloca em McCarthy ao centro e de primeira toca para Quaresma no lado esquerdo que, de trivela, centra para a área naquela zona entre o guarda-rede e os centrais. Mais uma vez a bola passa e acaba por chegar a Adriano que só teve de encostar para fazer o segundo. Com uma vantagem de dois golos, o Porto soube sempre gerir o resultado, nunca abdicando do ataque nem recuando em demasia... estaria a lição da jornada anterior aprendida?

Até final entraram ainda aos 70' Lisandro para o lugar de Quaresma, Diego para o lugar de Ivanildo aos 82' e Hugo Almeida para o lugar de McCarthy já a entrar no período de descontos.

De realçar ainda a exibição do árbitro da partida, o Sr. Elmano Santos que teve um critério a prejudicar sempre o FC Porto, tanto a nível disciplinar como a nivel técnico. Chegou a ser irritante a sua actuação, podendo até dizer-se que ou não sabe mais, ou ia com a lição bem estudada... eu aposto mais na segunda hipótese, mas teve azar porque o Porto desta noite não deu hipótese.


Mais e Menos

+ Adriano Grande jogo premiado com dois golos. Corre que se farta o tempo todo, sempre à procura de espaços na defesa contrária. Começa a entender-se muito bem com McCarthy, que também esteve em bom nível.

+ Pepe O que se pode dizer? Esteve muito bem. É o patrão daquele trio defensivo e ainda conseguiu ir à frente para dar início ao 2º golo. Há poucos meses atrás seriam poucos aqueles que imaginariam um peso tão grande na equipa.

+ Helton Fez duas defesas por instinto. Só a sua presença dá uma confiança tremenda à defesa. Temos sem dúvida a melhor dupla de GR do campeonato: Vitor Baía e Helton.

+ Adriaanse Consegue pôr a equipa a jogar bom futebol se bem que ás vezes pareça demasiado frágil. A sua prova de fogo vem aí...

- Ivanildo Não foi a sua noite, esforçou-se e correu muito mas quase tudo saía mal sobretudo os cruzamentos.

- Elmano Santos Depois de Bruno Paixão, mais um artista a arbitrar jogos do FC Porto. Temos de nos habituar a estas arbitragens porque até final do campeonato vão fazer de tudo para impedir a conquista de mais um título. Já estou a imaginar que será o árbitro do SLB-FCP... Lucilio Baptista?


Declarações

Co Adriaanse (FC Porto)

«Começámos muito bem o jogo, com muitos cruzamentos do Ivanildo e do Quaresma, criámos muitos lances de perigo em frente à baliza do Belenenses e penso que passou demasiado tempo até conseguirmos marcar. Fizemos uma primeira parte muito boa, também estivemos muito bem na segunda e conseguimos dois golos, o Adriano estava no sítio certo para marcar, por duas vezes, e é um verdadeiro goleador. Toda a equipa esteve em bom nível, jogámos bom futebol, rápido, pelos flancos, pelo meio e penso que os espectadores ficaram agradados.»

Sobre os jogos com o Marítimo e o Benfica: «Não penso que sejam decisivos, os próximos jogos. Primeiro temos de receber o Marítimo, no Estádio do Dragão, e vencer. Só depois pensamos no Benfica. Ainda faltam muitos jogos, mas somos o líder e temos oito pontos de vantagem. Isso é bom, para pressionar o Benfica, o Sporting e o Nacional, que têm de vencer os seus jogos amanhã. Contra o Sp. Braga, também jogámos muito bem, mas tivemos azar, sofremos o empate nos últimos minutos, numa grande penalidade que não era. Estou muito satisfeito com a minha equipa.»

Adriano (FC Porto)

«Foi bom para mim, os golos permitem ganhar mais confiança e o entrosamento com o grupo está a melhorar. McCarthy? Procuramos dialogar muito, estar sempre em contacto, para conseguirmos distribuir bem o jogo, fazer tabelas e marcar golos. Era um jogo importante, encaramos o compromisso com seriedade, conseguimos trocar bem a bola e conseguir a vitória.»


Ficha do Jogo

Liga 2005/06 (22ª jornada)
Estádio do Restelo, em Lisboa

Árbitro: Elmano Santos (Funchal)
Assistentes: Sérgio Lacroix e Ricardo Santos
4º árbitro: João Capela

BELENENSES: Pedro Alves, Sousa, Pelé, Rolando e Rui Jorge; Ruben Amorim, Sandro e Silas; Ahamada, Meyong e Fábio Januário;
Substituições: Fábio Januário por Romeu (54m), Meyong por Dady (70m) e Ahamada por Paulo Sérgio (79m)
Não utilizados: Marco Aurélio, Rui Ferreira, Gaspar e Djurdjevic
Treinador: José Couceiro

F.C. PORTO: Helton, Bosingwa, Pepe e Cech; Paulo Assunção, Lucho González e Raul Meireles; Quaresma, Adriano, McCarthy e Ivanildo.
Substituições: Quaresma por Lisandro (70m), Ivanildo por Diego (82m) e McCarthy por Hugo Almeida (89m)
Não utilizados: Vítor Baía, Bruno Alves, Ricardo Costa e Ibson
Treinador: Co Adriaanse

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Adriano (43m e 52m)
Disciplina: Cartão amarelo a Pepe (17), Bosingwa (31), Fábio Januário (37m), Quaresma (57m), Paulo Assunção (81m) e Lucho González (89m)

* Fotos AP (Associated Press)

BackHome