Azul e Branco :: Home

sábado, julho 23, 2005

Brugge - Porto


Club Brugge  2   -   2  Porto
7 - 8 após g.p.


O FC Porto venceu o troféu Torten Goetinck frente ao Brugge. O jogo acabou empatado a dois e na marcação de penaltys o Porto levou a melhor.

Durante a primeira parte o Porto dominou e jogou muito bem, sobretudo nos primeiros 20/25 minutos onde foi claramente superior. O primeiro golo foi marcado por McCarthy, aos 10' e de grande penalidade, após carga na área sobre Helder Postiga. A equipa pressionava bem, roubando o espaço aos adversários e trocando bem a bola. A equipa anfitriã fez alguns ataques perigosos, demonstrando claramente qual o sector mais deficitário do Porto: a defesa. O Brugge acabaria por marcar no final dos primeiros 45' através de um penalty algo duvidoso.

No segundo tempo, Adriaanse mexeu na equipa, retirando os argentinos Lucho e Lisandro, e ainda Vitor Baía, que foram substituidos por Ibson, Ivanildo e Helton, respectivamente. O jogo tinha a mesma toada portista, mas o Brugge parecia mais fresco e menos cansado. Jorginho teve bons pormenores e Ivanildo mostrou porque é considerado a grande revelação deste estágio. O Porto iria pôr-se em vantagem aos 78' por Ricardo Costa, após um roubo de bola de Quaresma a um defesa belga. Tal como acontecera na primeira parte, o Brugge iria empatar mesmo no final, aproveitando mais um erro da defesa azul e branca, que deixou o avançado belga completamente só na grande área permitindo o cabeceamento sem qualquer oposição não dando hipóteses a Hélton.

Nos penaltys, o Porto mostrou grande acerto não falhando nenhum. O Brugge acabaria por falhar à sexta, através do seu capitão: Verheyen.

Declarações de Adriaanse

«Estou satisfeito com os 90 minutos. Os penaltis foram uma oportunidade boa para treinar com pressão, porque tínhamos de marcar para ganhar. Foi um extra positivo, mas os processos de jogo são o mais importante. A equipa jogou muito bem nos primeiros 45 minutos. Teve boa posse de bola, boa qualidade técnica e criou chances. Na segunda parte mudei alguns jogadores, porque os extremos fizeram um trabalho intenso a defender. Mas vi muitos pontos positivos. Estou muito satisfeito com a qualidade do grupo. Estamos a treinar há três semanas e estou muito satisfeito com a qualidade jogo. Não é fácil ganhar aqui. É preciso tempo para implementar ideias. Jogámos em 4x3x3 com muita cooperação entre Benni e Postiga. Mudei o sistema nos últimos cinco ou seis minutos para experimentar. Os jogadores têm de aprender a ler o jogo. Se faltam poucos minutos não podemos perder a bola. Fiquei muito contente com o Postiga. Ele jogou sete ou oito anos na formação na posição 10. É um posto em que tem de correr mais do que a avançado. Mas também estou satisfeito com as mudanças de posição. É preciso um bom entendimento para fazer isso. Hoje, por exemplo, fiquei muito contente com o Raul Meireles, que deu muita velocidade ao jogo. Dar ritmo ao jogo é fundamental»

Ficha do Jogo

Estádio Jan Breydel, em Brugge

Árbitro: Paul Allaerts (Bélgica)
Assistentes: Mário Carette e Franky Vandoorne

Brugge: Butina; Clement, Maertens e Spilar; De Cock, Englebert, Vermant, Leko e Klukowski; Verheyen «cap.» e Balaban
Jogaram ainda: Ishiaku, Dufer, Blondel, Vanaudenaerde
Treinador: Jan Ceulemans

F.C. Porto: Vítor Baía; Sonkaya, Ricardo Costa, Pedro Emanuel «cap.» e Leandro; Lucho, Raul Meireles e Hélder Postiga; Jorginho, McCarthy e Lisandro
Jogaram ainda: Helton, Ibson, Ivanildo, Quaresma, Paulo Assunção, Hugo Almeida e Pepe
Treinador: Co Adriaanse

Ao intervalo: 1-1
Marcadores: McCarthy (10m, g.p.), Balaban (45m, g.p. e 87m) e Ricardo Costa (78m)
Marcadores das grandes penalidades: Hugo Almeida, Ricardo Costa, Paulo Assunção, Raul Meireles, Pedro Emanuel e Pepe
Disciplina: Cartão amarelo a Ricardo Costa (11m), Balaban (46m) e Paulo Assunção (73m)

BackHome