Azul e Branco :: Home

segunda-feira, novembro 07, 2005

Quaresma Vintage


Paços de Ferreira  0   -   1  FC Porto


Finalmente Adriaanse equilibrou a equipa. Espero que tire conclusões positivas deste jogo e que consiga estabilizar o «onze» inicial para que possamos fazer um campeonato mais regular.

Durante os primeiros 25' o domínio foi completo por parte do Porto. Quaresma marcou um grande golo e houve ainda duas oportunidades desperdiçadas. Depois de um «escorreganço» de Pepe que ia dando em golo e do «enterranço» de Bosingwa com (mais) uma perda de bola infantil, o Paços aventurou-se mais para o ataque obrigando o Porto a tomar outra postura, com mais atenção à defesa.

A segunda parte foi controlada pelos azuis e brancos estando o marcador sempre mais perto do 0-2 que do 1-1. O meio-campo esteve bem, Assunção está a fazer muito bem o seu papel e dá uma segurança enorme para que os outros dois médios, Lucho e Ibson, possam subir mais e organizar jogo já que não havia nenhum «10» em campo.

Ricardo Quaresma está espetacular. Não só no ataque, a desiquilibrar com as suas incursões, hoje mais pelo lado esquerdo, mas também a defender. Quantas vezes veio ele atrás «roubar» bolas aos pacenses e dar início a jogadas ofensivas. Excelente!

Adriaanse está diferente, mais cauteloso. Basta ver as substituições em que sistemáticamente tira homens da frente para defender a vantagem de um golo. O que vale é que era o Paços (com todo o respeito) porque se fosse com outra equipa talvez tivesse havido surpresas...

Quanto ao árbitro do encontro, Pedro Proença, este jogo serviu para manter a opinião que já tinha dele: é um árbitro mediano, arrogante e vaidoso.

Resumindo, foi uma vitória mais do que justa do FC Porto chegando assim mais perto do Sporting de Braga, afastando-se do Benfica e acompanhando o Nacional na 2ª posição.


Mais e Menos

+ Ricardo Quaresma Actualmente é o jogador mais valioso da equipa.

+ Meio-Campo Assunção, Ibson e Lucho formam um bom meio-campo. Espero que seja para manter.

+ Vitória Esta vitória foi crucial não só para ficar mais perto do primeiro lugar mas também para moralizar a equipa.

- Pepe Até esteve razoável, mas tem que ter mais atenção ás escorregadelas...

- Bosingwa Calafrios é o que sinte sempre que Bosingwa tenta fintar um adversário ou adianta em demasia a bola. Espero que em Dezembro venha um DD de raíz.

- Árbitro Algo a que já nos habituou. Má arbitragem no geral com mais prejuízo para o Porto.


Declarações

Co Adriaanse (FC Porto)

«Foi uma semana muito dura, pois jogámos com o Inter e agora aqui em Paços de Ferreira. Trabalhámos muito, fizemos uns primeiros 25 minutos muito bons e merecemos ganhar. Acho que podemos jogar melhor e podemos melhorar a equipa. Não estamos a marcar muitos golos. Hoje marcámos um golo e tivemos mais duas boas oportunidades na segunda parte, que podiam ter resultado noutro desfecho»

Ricardo Quaresma (FC Porto)

«Estou feliz por ter marcado um golo, mas o mais importante era os três pontos para o F.C. Porto. Foi uma vitória importante e estamos muito felizes. Vamos continuar a trabalhar para chegar ao primeiro lugar do campeonato, pois é esse o nosso objectivo. Sou jovem, mas já fiz 100 jogos no campeonato. Vou continuar a dar tudo por este clube para ajudar a atingir os seus objectivos»


Ficha do Jogo

Liga 2005/06 (10ª jornada)

Estádio da Mata Real, em Paços de Ferreira

Árbitro: Pedro Proença (Lisboa)
Assistentes: Pedro Garcia e Tiago Trigo
4º árbitro: Artur Soares Dias

PAÇOS DE FERREIRA: Peçanha; Primo, Geraldo, Luiz Carlos e Fredy; Paulo Sousa «cap.», Pedrinha e Júnior; Edson, Edinho e Didi
Substituições: Edinho por Ronny (62m) e Fredy por Rui Dolores (82m)
Não utilizados: Pedro, Tiago Martins, Emerson, Alexandre e João Duarte
Treinador: José Mota

F.C. PORTO: Vítor Baía; Bosingwa, Pepe, Pedro Emanuel «cap.» e César Peixoto; Paulo Assunção, Lucho Gonzalez e Ibson; Lisandro Lopez, Hugo Almeida e Quaresma
Substituições: Hugo Almeida por Jorginho (74m), Quaresma por Alan (85m) e Ibson por Raul Meireles (90m)
Não utilizados: Paulo Ribeiro, Ricardo Costa, McCarthy e Bruno Alves
Treinador: Co Adriaanse

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Quaresma (11m)
Disciplina: Cartão amarelo a Pedro Emanuel (40m), Edson (71m), Quaresma (75m), César Peixoto (87m), Lisandro Lopez (90m), Paulo Sousa (90m) e Raul Meireles (90m)

* Fotos AP (Associated Press)

BackHome