Azul e Branco :: Home

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Mais três pontos, mais uma exibição «fraquinha»


FC Porto  1   -   0  Marítimo


Mais um jogo pouco conseguido no Dragão, apesar da vitória, onde a equipa do FC Porto se mostrou mais uma vez pouco consistente e atrapalhada valendo apenas pelo golaço de Raúl Meireles.

Co Adriaanse voltou a apostar de novo no 3-3-4 e não foi por aí que surgiram as dificuldades. Bruno Alves rendeu Pepe, castigado, e arrancou uma boa exibição calando assim os mais críticos da sua entrada na equipa inicial. Foi uma boa surpresa. Pedro Emanuel lá se desenrascou na esquerda, por vezes «esquecido» por Ivanildo e Bosingwa na direita cometeu dois ou três erros infantis que só não deram para o torto pela azelhice dos maritimistas ou porque Hélton estava no sitio certo à hora certa.

No meio campo, o costume. Assunção esteve enorme mais uma vez, Raúl Meireles correu muito e contribuiu com o golo decisivo enquanto Lucho esteve bem, embora ainda longe das suas melhores exibições. Quanto a mim o problema do meio-campo prendeu-se com a pouca ajuda dada pelos «alas» de serviço obrigando os centro-campistas a cobrir mais o terreno em vez de atacar.

A frente de ataque era composta por Adriano e McCarthy (que merecia um golo pela boa exibição) apoiados nas alas por Ivanildo e Alan que fizeram um mau jogo condicionando toda a estratégia da equipa. Ivanildo não conseguiu ultrapassar a defesa maritimista nem criar desiquilibrios e Alan conseguiu desperdiçar duas ocasiões soberanas que dariam concerteza outro desfecho ao jogo. Além de não conseguir atacar em condições, também não defenderam convenientemente criando problemas nos sectores mais recuados, obrigados a compensar as falhas defensivas.

O Marítimo no segundo tempo foi bem mais atrevido e só não conseguiu chegar ao golo porque Hélton fez duas defesas «impossíveis». Na retina fica ainda uma finta do guarda-redes brasileiro sobre o avançado do Marítimo que, depois do golo de Raúl Meireles, foi o momento mais aplaudido da noite.

No final, valeram os três pontos apesar da qualidade da exibição que não justificou os apupos vindos dos adeptos que ou estavam calado ou assobiavam a equipa. Amigos, para fazerem isso mais vale ficarem em casa. Foi ridículo que durante os primeiros 20 minutos, altura em que os SuperDragões se encontravam em silêncio por protesto com a SAD, que não se tenha ouvido os adeptos a incentivar a equipa. A única altura em que se ouviram foi para assobiar nos lances que correram menos bem. Podemos criticar a equipa mas nunca durante o jogo, isso só moraliza o adversário.

Aguardo com grande expectativa o encontro do próximo fim-de-semana. Temos a possibilidade de «empurrar» o Benfica para 11 pontos de distância e, no mínimo, manter a vantagem de 5 pontos para o Sporting. Esta equipa não se dá muito bem com a pressão, será desta?


Mais e Menos

+ Hélton Duas intervenções valeram os três pontos. A baliza está bem entregue.

+ Bruno Alves Tenho de dar a mão à palmatória, boa exibição do central. Cortou tudo o que tinha a cortar e não viu sequer um amarelo.

+ McCarthy Boa exibição. Aquele remate ao poste merecia melhor sorte.

- Alan e Ivanildo Estiveram muito mal os alas esta noite.

- Adeptos no Dragão É incompreensível que passem o tempo todo a assobiar a equipa. O Dragão está a tornar-se numa sala de cinema onde os espectadores com as pipocas na mão assobiam quando a história não lhes agrada.


Declarações

Co Adriaanse (FC Porto)

«A nossa posição é muito, muito boa. Temos oito pontos de diferença sobre o Benfica, cinco sobre o Sporting. Jogar no estádio da Luz é sempre especial, é um clássico, que queremos ganhar também. Vamos ver o que acontece na próxima semana».

Raúl Meireles (FC Porto)

«O mais importante foram os três pontos, mas fico muito feliz com o meu golo. Agora temos de olhar para a frente e tentar continuar a amealhar mais pontos para chegarmos ao título. Como foi a história do cartão vermelho e penalty que primeiro eram e depois já não eram? O árbitro entendeu à primeira que era penalty, depois o fiscal de linha deu indicação que não, mas isso é uma questão que tem a ver com os árbitros e que não vou comentar. Na altura foi um bocado complicado. Era uma grande penalidade, podia ser o segundo golo e de repente foi tudo anulado, mas ganhámos e isso foi o mais importante».


Ficha do Jogo

Liga 2005/06 (23ª jornada)

Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 31.116 espectadores

Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco)
Assistentes: Luís Castainça e Nuno Manso
4º árbitro: Ângelo Correia

F.C. PORTO: Helton; Bosingwa, Bruno Alves e Pedro Emanuel «cap.»; Paulo Assunção; Alan, Lucho Gonzalez, Raul Meireles e Ivanildo; Adriano e McCarthy
Substituições: Alan por Lisandro Lopez (59m), Adriano por Jorginho (66m) e Ivanildo por Hugo Almeida (82m)
Não utilizados: Vítor Baía, Ricardo Costa, Ibson e Cech
Treinador: Co Adriaanse

MARÍTIMO: Marcos; Briguel «cap.», Fernando, Valnei e Evaldo; Willians, Mancuso e Wenio; Caíco; Zé Carlos e Kanu
Substituições: Caíco por Rincon (76m) e Mancuso por Filipe Oliveira (76m)
Não utilizados: Nélson, Ferreira, Miklos Gaal, Jardel e Ali
Treinador: Paulo Bonamigo

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Raul Meireles (21m)
Disciplina: Cartão amarelo a Willians (10m), Raul Meireles (40m), Valnei (51m) e Paulo Assunção (56m)

* Fotos AP (Associated Press)

BackHome