Azul e Branco :: Home

quarta-feira, março 15, 2006

A caminho das meias-finais


Marítimo  1   -   2  FC Porto


Sem transmissão televisa, esta eliminatória da Taça de Portugal pôde ser acompanhada pela rádio, fazendo lembrar outros tempos.

Para além da habitual dificuldade do Porto quando joga nos Barreiros havia ainda um «extra» chamado Lucílio Baptista, que mostrou 8 cartões ao FC Porto incluindo um vermelho para Pepe, mas não foi suficiente para afastar os dragões da Taça.

O primeiro golo surgiu por Benny McCarthy aos 21' após um bom cruzamento de Quaresma. O Porto dominava o encontro mas o Marítimo estava muito perigoso chegando por diversas vezes à baliza de Vitor Baía. Numa dessas investidas, aos 32', Pepe inventa na área e Filipe Oliveira aproveita para se fazer ao penalty provocando o contacto. Lucílio Baptista obviamente não hesitou e marcou grande penalidade que seria convertida por Kanu tendo o central visto o cartão amarelo. O empate era o resultado quando as equipas foram para o balneário.

Logo no início do segundo tempo, Pepe protege a bola para sair pela linha de fundo e Filipe Oliveira cai com o contacto. Mais uma vez Lucílio Baptista, oportuno, marca falta e aproveita para mostrar ao brasileiro o segundo cartão amarelo forçando assim o Porto a jogar com 10 unidades com o resultado em 1-1 e com mais de 40 minutos para jogar.

Os azuis e brancos não se intimidaram com a inferioridade numérica e estiveram quase sempre bem a preencher os espaços sendo evidente a entre-ajuda entre os vários sectores da equipa. O Marítimo, com mais um, tentava fazer a diferença mas não conseguiu marcar tendo Vitor Baía contribuido decisivamente para o empate que se registou no fim dos 90'.

Aos 6' do prolongamento McCarthy aproveita um erro da defensiva maritimista à entrada da área e volta a marcar atirando rasteiro para o poste mais distante de Marcos. O Porto chegava assim à vantagem que até final não iria mais largar, demonstrando assim um grande carácter após mais de uma hora a jogar com menos um elemento.


Mais e Menos

+ McCarthy Dois golos, decisivo na eliminatória. Além de marcar ainda ajudou a defender. Voltou o Benny dos velhos tempos?

+ Quaresma Foi a unidade mais perigosa no ataque. Fez a assistência para o primeiro golo.

+ Vitor Baía Um par de boas defesas impediu que o Marítimo passasse esta eliminatória. Decisivo.

- Pepe No mínimo desastrado. Prejudicou duplamente a sua equipa ao conceder um penalty e ao ser expulso.

- Anderson Exibição sem chama. Na primeira vez que actuou como titular não conseguiu mostrar todos os seus atributos. Foi substituido após a expulsão de Pepe para equilibrar o sector defensivo.


Ficha do Jogo

Taça de Portugal (quartos-de-final)

Estádio dos Barreiros, no Funchal

Árbitro: Lucílio Baptista (Setúbal)
Assistentes: Luís Salgado e Hernâni Fernandes
4º árbitro: António Taia

MARÍTIMO: Marcos; Briguel, Fernando, Mitchell, Valnei e Evaldo; Wénio, Caíco e Marcinho; Filipe Oliveira e Kanu
Substituições: Wénio por Rincon (62m), Filipe Oliveira por Mancuso (73m) e Kanu por Paulinho (84m)
Não utilizados: Nélson, Nuno Morais, Gaal e Olberdam
Treinador: João Abel

F.C. PORTO: Vítor Baía; Bosingwa, Pepe e Pedro Emanuel «cap.»; Paulo Assunção; Quaresma, Lucho González, Cech e Anderson; McCarthy e Adriano
Substituições: Anderson por Bruno Alves (51m), Quaresma por Ibson (98m) e McCarthy por Hugo Almeida (115m)
Não utilizados: Paulo Ribeiro, Ricardo Costa, Ivanildo e Lisandro Lopez
Treinador: Co Adriaanse

Ao intervalo: 1-1
Marcadores: McCarthy (22 e 96m) e Kanu (33m, g.p.)
Disciplina: Cartão amarelo a McCarthy (30m), Pepe (32 e 49m), Briguel (54 e 120m), Rincon (65m), Valnei (72m), Quaresma (79m), Marcos (94m), Bruno Alves (95m), Vítor Baía (100m) e Cech (118m)

* Fotos AP (Associated Press)

BackHome