Azul e Branco :: Home

domingo, março 05, 2006

Finalmente!


FC Porto  3   -   0  Nacional


Finalmente uma vitória «gorda» com uma exibição convincente a acompanhar. A noite era de grande expectativa no Estádio do Dragão, e por vários motivos: adivinhava-se um jogo difícil, contra uma equipa que defende bem e sofre poucos golos fora de casa; a incerteza sobre o sistema escolhido por Adriaanse dada a ausência de Paulo Assunção; a reacção da equipa após a derrota na jornada passada, na Luz e a possibilidade de Anderson se estrear com a camisola azul-e-branca.

Marek Cech foi a grande novidade na equipa inicial. Quando muitos apostavam na titularidade de Ibson, Adriaanse trocou mais uma vez as voltas e usou o eslovaco como médio-esquerdo. Na defesa e ataque manteve-se tudo na mesma.

Apesar do resultado final, este não foi um jogo fácil, sobretudo nos primeiros 45 minutos onde o Porto teve a «estrelinha» que lhe faltou em muitos outros jogos, conseguindo desta vez marcar nos momentos-chave. O ritmo do jogo foi sempre elevado com ambas as equipas à procura do golo que surgiu por intermédio de McCarthy que abriu o marcador aos 17' após um grande passe de Adriano mostrando assim que a dupla de avançados mostra um bom entendimento. Até final do primeiro tempo o Nacional podia também ter chegado ao golo mas não conseguiu superar Vitor Baía que foi sempre muito apoiado e acarinhado pelos adeptos durante todo o encontro. Já perto do intervalo, aos 44', Pepe marca de cabeça após um livre marcado por Raúl Meireles. O golo, para além de decisivo já que ampliava a vantagem para o intervalo é também um prémio para a excelente prestação do jovem defesa central brasileiro que tem sido o esteio da defesa portista.

O segundo tempo começou com o Nacional apostado em tentar dar a volta ao marcador. André Pinto podia ter reduzido, mas Baía opôs-se bem ao remato do brasileiro. Aos 6' da segunda parte e após uma excelente insistência de Ivanildo, Lucho González remata para o fundo da baliza de Diego Benaglio (boa exibição) «matando» assim o jogo apesar de faltarem ainda cerca de 40 minutos para jogar.

A partir daí, restou ao Porto controlar a partida enquanto o Nacional tentava chegar ao tento de honra, mais com o coração do que propriamente com a cabeça. Até final, Adriaanse pôs ainda em campo Lisandro e Ibson que estiveram muito bem e aproveitou ainda para estrear a jovem promessa brasileira Anderson que, apesar de não ter ainda muito ritmo, conseguiu empolgar os adeptos portistas com uma jogada que só não deu golo por culpa de Diego Benaglio que, mais uma vez, negou um golo aos portistas.


Mais e Menos

+ Pepe Grande exibição, mais uma, desta vez premiada com um golo oportuno.

+ McCarthy Regressou aos golos, após meses de «seca». Há algumas jornadas que «ameaçava» e desta fez mesmo o gosto ao pé. O primeiro de muitos, espero.

+ Quaresma e Ivanildo Irrequietos. Ambos estiveram muito activos no ataque.

- Árbitro Assistente Muitos erros cometidos. Foras-de-jogo mal assinalados e indicações incorrectas ao árbitro principal.


Declarações

Co Adriaanse (FC Porto)

«Estou muito contente com o jogo que fizemos esta noite. Muito rápido, muitos ataques, pela direita e pela esquerda, muitos cruzamentos rápidos de Ivanildo e Quaresma e, especialmente na primeira parte, podíamos ter marcado mais golos do que o fizemos. Por isso estou contente com o nosso jogo, até no aspecto do espectáculo.»

Acerca da estreia de Anderson: «Ele é muito jovem, só tem 17 anos, mas joga fácil e eu esperava que ele pudesse ter marcado naquela oportunidade que teve, teria sido grandioso... Se vai ficar sempre na equipa principal? Tenho muito bons jogadores, não podem ficar todos contentes, nem jogar todos. Hoje era uma boa altura, ganhando 3-0 em casa era boa oportunidade para lançar um jovem.»

Sobre Diego, que continua fora das suas escolhas: «Também é bom jogador, um número 10 com muito mais experiência do que Anderson. Se treinar bem terá sempre possibilidade de entrar nas minhas escolhas»

Anderson (FC Porto)

«É sempre bom representar um grande da Europa. Tenho de trabalhar e não posso parar para lhe dar continuidade. Se precisar de voltar à equipa B posso voltar sem qualquer problema. Espero ganhar muitos títulos no F.C. Porto.»


Ficha do Jogo

Liga 2005/06 (25ª jornada)

Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 33 909 espectadores
Árbitro: Paulo Pereira (Viana do Castelo)
Assistentes: Alfredo Braga e José Carlos Santos
4º árbitro: Cosme Machado

F.C. PORTO: Vítor Baía; Bosingwa, Pepe e Pedro Emanuel «cap.»; Raul Meireles; Quaresma, Lucho Gonzalez, Cech e Ivanildo; Adriano e McCarthy
Substituições: Ivanildo por Lisandro Lopez (61m), McCarthy por Anderson (68m) e Lucho por Ibson (79m)
Não utilizados: Paulo Ribeiro, Ricardo Costa, Bruno Alves e Hugo Almeida
Treinador: Co Adriaanse

NACIONAL: Diego Benaglio; Miguelito, Ávalos «cap.», Cardozo, Ricardo Fernandes e Alonso; Bruno, Chainho, Juliano e Miguel Fidalgo; André Pinto
Substituições: Cardozo por Emerson (46m), Miguel Fidalgo por Chilikov (46m) e Bruno por Marchant (62m)
Não utilizados: Hilário, Cléber, Pateiro e Nuno Viveiros
Treinador: Manuel Machado

Ao intervalo: 2-0
Marcadores: McCarthy (17m), Pepe (44m), Lucho (51m)
Disciplina: Cartão amarelo a Bruno (59m)

* Fotos AP (Associated Press)

BackHome