Azul e Branco :: Home

segunda-feira, maio 01, 2006

Consagração


FC Porto  3   -   1  Guimarães


Veja a Festa em fotos

Dia de festa, ontem, no Estádio do Dragão. As celebrações começaram logo bem cedo pela manhã e continuaram ao longo de todo o dia com várias actividades promovidas pelo clube e duraram até muito depois do jogo frente ao Vitória de Guimarães, pela noite dentro um pouco por toda a cidade.

O jogo para o FC Porto era de festa, para os de Guimarães tratava-se de uma, talvez a última, hipótese de garantir a manutenção mas nem perante um FC Porto extasiado pelas celebrações, sobretudo no primeiro tempo, o Guimarães conseguiu impôr o seu jogo e fazer pela manutenção.

A primeira parte foi pobre em oportunidades e em futebol jogado, com pouca história. Adriaanse deixou Alan no banco e deu a titularidade a Jorginho. De resto, tudo na mesma, com os regressos esperados de Lucho e Quaresma.

No segundo tempo, os jogadores azuis e brancos entraram determinados a dar oportunidade aos adeptos de gritar «GOLO». Logo nos primeiros minutos foram criadas duas oportunidades junto da baliza de Nilson, que, aos 58', iria cometer um penaltie sobre Jorginho, bem assinalado por Hélio Santos que esteve muito mal durante o resto da partida.

Lucho González não desperdiçou e abriu o marcador marcando o 1-0. O Porto dominava por completo as operações e o Guimarães continuava letárgico, não esquecendo que tinha apenas 10 homens em campo por expulsão de Paíto ainda durante a primeira parte. Surgiram mais algumas oportunidades para os portistas mas foi o Guimarães que marcou, aos 84' por Antchouet, após uma falha defensiva.

Embora fosse dia de festa, o empate era algo que não agradava aos adeptos mas sobretudo aos jogadores que tudo fizeram para voltar a estar à frente do marcador. E bastaram apenas quatro minutos após o golo do Guimarães para que Lucho voltasse a marcar, desta vez aproveitando um alívio de Nilson após um forte remate de McCarthy. Estava feito o 2-1 e o Estádio do Dragão estava ao rubro.

O Guimarães parecia já não ter forças para tentar ganhar pelo menos um ponto, e isso foi notório no terceiro golo portista. Ibson desmarca muito bem Adriano que foge ao defesa vimaranense que literalmente desiste de o perseguir e o brasileiro isolado frente a Nilson, facutra o terceiro, pondo um ponto final nas contas do jogo e acendendo o rastilho para a festa que estava prestes a começar. Três minutos depois Hélio Santos deu por terminada a partida e foi o delírio total do público com os cachecóis levantados entoando vários cânticos, ora por incentivo do «speaker» ora por iniciativa própria.

Rapidamente foi montado um palco no centro do terreno enquanto os jogadores se preparavam para subir ao relvado para a ovação da noite. O «speaker» foi chamando um a um os jogadores que entravam devidamente enquipados e pintados de azul e branco. Os mais ovacionados foram Vitor Baía, Lucho González, Quaresma, Diego (que soou a despedida) e Adriaanse.

Até final ainda se cantou «We are the Champions» e houve direito à volta de honra pelo relvado onde os jogadores puderam agradecer o apoio dos adeptos e estes puderam saudar os heróis deste campeonato. A festa, essa, continuou pela noite dentro um pouco por toda a cidade, pintada de Azul e Branco.

Veja a Festa em fotos

Ficha do Jogo

Liga 2005/06 (33ª jornada)

Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 49.809 espectadores

Árbitro: Hélio Santos (Lisboa)
Assistentes: José Ramalho e Carlos Santos
4º árbitro: António Resende

F.C. PORTO: Helton; Bosingwa, Pepe e Pedro Emanuel «cap.»; Lucho, Paulo Assunção e Raul Meireles; Jorginho, McCarthy, Adriano e Quaresma
Substituições: Raul Meireles por Ibson (45m), Helton por Vítor Baía (69m) e Jorginho por Alan (76m)
Não utilizados: Ricardo Costa, Lisandro, Cech e Hugo Almeida
Treinador: Co Adriaanse

V. GUIMARÃES: Nilson; Vítor Moreno, Geromel, Moreno e Paíto; Flávio Meireles «cap.», Otacílio, Svard; Manoel, Saganowski e Targino;
Substituições: Antchouet por Saganowski (64m), Targino por Dário (71m) e Flávio Meireles por Wesley (75m)
Não utilizados: Paiva, Mário Sérgio, Rivas e Benachour;
Treinador: Vítor Pontes

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Lucho (58m g.p. e 88m), Antchouet (84m) e Adriano (90m)
Disciplina: Cartão amarelo a Paíto (10m e 31m), Otacílio (32m), Nilson (57m), Wesley (90m)

* Fotos AP (Associated Press)

BackHome