Azul e Branco :: Home

domingo, maio 14, 2006

É nossa!


FC Porto  1   -   0  Setúbal


Mais um dia de festa para o FC Porto que conquistou merecidamente a taça de Portugal frente ao Vitória de Setúbal no Estádio Nacional, em Oeiras.

Começando pelo princípio, muitas queixas de quem esperou algumas horas na fila para entrar no recinto para assistir a todas as actividades programadas. Quando o jogo começou, ainda muitos estavam a entrar e a procurar o seu lugar. Está visto que para ser o palco da final, um estádio não tem que ser só bonito mas sim também funcional e que cumpra os requesitos mínimos de segurança.

Quanto ao jogo em si, Adriaanse surpreendeu ao incluir Anderson e Alan no onze inicial deixando assim Jorginho e Meireles/Ibson no banco. A táctica vinha bem estudade e deu para perceber pelos minutos iniciais que os azuis e brancos estavam decididos a levar a taça tal era a supremacia sobre os sadinos.

Adriano marcou aos 39', após um bom cruzamento de Quaresma, seguramente um dos melhores em campo. Mas antes disso, já tinha desperdiçado muitas e boas oportunidades: ora pelo próprio Adriano, ora por McCarthy e Alan. O resultado ao intervalo era lisonjeiro, mas completamente justo.

Na segunda parte, o Setúbal procurou outro desfecho para esta final tentando equilibrar o jogo e por vezes conseguiu mesmo chegar com perigo à baliza de Helton, sobretudo por Carlitos, mas não conseguiu ultrapassar o brasileiro, que fez boas defesas sempre que solicitado.

Até final, já com Jorginho e Ibson em campo, o jogo esteve partido, com o Setúbal esgotar as últimas forças no ataque deixando a zona defensiva descoberta, situação que o Porto podia ter aproveitado mas na hora do golo já havia discernimento para ultrapassar Rubinho, que fez algumas boas defesas.

De salientar a má exibição do trio de arbitragem liderado por Duarte Gomes que prejudicou sobretudo o FC Porto mas não conseguiu impedir de erguer a 13ª Taça do seu historial.

A TAÇA É NOSSA!


Ficha do Jogo

Taça de Portugal (final)
Estádio do Jamor

Árbitro: Duarte Gomes (Lisboa)
Assistentes: Arlindo Santos e José Lima
4º árbitro: Augusto Duarte

F.C. PORTO: Helton; Bosingwa, Pepe e Pedro Emanuel «cap.»; Paulo Assunção, Lucho González, Anderson e McCarthy; Quaresma, Adriano e Alan
Substituições: Quaresma por Jorginho (68m), Anderson por Cech (75m) e McCarthy por Ibson (86m)
Não utilizados: Vítor Baía, Ricardo Costa, Raul Meireles e Hugo Almeida
Treinador: Co Adriaanse

V. SETÚBAL: Rubinho; Janício, Veríssimo, Auri e Adalto; Binho, Sandro «cap.», Ricardo Chaves e Bruno Ribeiro; Varela e Carlitos
Substituições: Adalto por Sougou (57m), Ricardo Chaves por Pedro Oliveira (69m) e Binho por Fonseca (82m)
Não utilizados: Marco Tábuas, Nandinho, Flávio e Russiano
Treinador: Hélio Sousa

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Adriano (39m)
Disciplina: Cartão amarelo a Pepe (14m), Adalto (21m), Auri (51m), Bruno Ribeiro (68m), Adriano (82m) e Helton (90m)

* Fotos AP (Associated Press)

BackHome