Azul e Branco :: Home

sábado, maio 06, 2006

Um empate para a despedida


Boavista  1   -   1  FC Porto


Como não tive possibilidade de assistir ao jogo, fica a crónica publicada no site www.fcporto.pt. (Parece que o Sr. Rui Alves não tem razões de queixa...).

F.C. Porto e Boavista empataram esta tarde a um golo, depois de um jogo fluído e disputado até ao final. A atitude profissional de ambos os conjuntos foi a principal referência da partida, em que o golo de Lisandro Lopez se destacou como o melhor momento do encontro.

O F.C. Porto apresentou-se no Estádio do Bessa com uma face um pouco diferente da habitual. Co Adriaanse fez alinhar algumas unidades menos utilizadas, mas nem por isso a equipa azul e branca deixou de impor o seu jogo sobre um adversário que procurava um resultado que lhe desse a possibilidade de alcançar a meta europeia.

O jogo começou solto e, aos 5 minutos, Vítor Baía teve uma grande intervenção, evitando um golo madrugador de João Pinto. Com o decorrer dos minutos, o meio-campo dos Dragões ia tomando conta do jogo, assumindo um total controlo sobre a formação visitada. O melhor momento da primeira parte foi mesmo o golo de Lisandro. Um grande trabalho do atacante argentino que, aos 20 minutos, depois de receber um corte de Bruno Alves, avançou no terreno, flectiu da esquerda para o meio, suplantou a pressão de Ricardo Silva, e rematou cruzado, ao ângulo superior da baliza de William. Um lance bem desenhado que vale a pena rever.

Após o golo, o conjunto de Co Adriaanse manteve o domínio e poderia ter alargado a diferença no marcador, através de um bom remate de Anderson, que obrigou o guarda-redes do Boavista a defender para canto. Até ao intervalo, o F.C. Porto manteve a serenidade e o domínio do jogo.

Na segunda parte, que foi mais repartida, o técnico holandês fez entrar Hélder Barbosa para o lugar de Lisandro, permitindo ao jovem português também se sagrar Campeão Nacional. O primeiro sinal de perigo foi dado por Anderson que, aos 52 minutos, numa sucessão de dribles, em que ultrapassou vários adversários, só foi parado pela defesa de recurso de William.

O avançar da hora levou a um aumento dos espaços, em que o futebol mais ofensivo surgia como uma prioridade das duas equipas. Apesar de os Dragões terem mantido uma posição dominante e de terem tido a oportunidade de resolver em definitivo a partida, foi o Boavista que acabou por igualar. O F.C. Porto não acusou o toque e manteve uma forte determinação, procurando, numa tarde que para si era de festejo, oferecer aos seus adeptos mais uma vitória. Co Adriaanse lançou Jorginho e Sokota e, por mais de uma vez, viu o guardião boavisteiro negar o golo.

O empate manteve-se até ao final, no entanto, num espectáculo corrido e bem jogado, a arbitragem de Pedro Henriques revelou momentos de clara incongruência, nomeadamente no aspecto disciplinar, no qual foi notória a ausência de critério na amostragem de cartões.


Ficha do Jogo

Liga 2005/06 (34ª jornada)

Estádio do Bessa, no Porto

Árbitro: Pedro Henriques (Lisboa)
Assistentes: Alfredo Braga e José Lima
4º árbitro: Cosme Machado

BOAVISTA: William; Manuel José, Cissé, Ricardo Silva e Areias; Tiago, Lucas e João Pinto; Paulo Jorge, Fary e Zé Manel
Substituições: Zé Manel por Hugo Monteiro (56m), Fary por Oravec (59m), Lucas por Diogo Valente (87m)
Não utilizados: Khadim, Paulo Sousa, Cadú e Hélder Rosário
Treinador: Carlos Brito

F.C. PORTO: Vítor Baía; Sonkaya, Bruno Alves e Ricardo Costa; Ibson, Marek Cech e Anderson; Alan, Lisandro, Hugo Almeida e Ivanildo
Substituições: Lisandro por Hélder Barbosa (45m), Anderson por Jorginho (72m), Ivanildo por Sokota (77m)
Não utilizados: Paulo Ribeiro, Bruno Gama, Nuno Coelho e João Pedro
Treinador: Co Adriaanse

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Lisandro Lopez (20m), Paulo Jorge (71m)
Disciplina: Cartão amarelo a Hélder Barbosa (66m e 89m), Ricardo Silva (67m).

* Fotos AP (Associated Press)

BackHome