Azul e Branco :: Home

domingo, março 19, 2006

Paço a Paço, rumo ao título?


FC Porto  3   -   0  Paços de Ferreira


Mais uma vitória, mais três pontos. Nesta segunda volta, 14 golos marcados, 4 golos sofridos, 2 derrotas, 2 empates e 6 vitórias.

Infelizmente não pude ver o jogo, por motivos profissionais, mas pelo que pude ver no resumo e pelas crónicas que li só posso estar contente e confiante nesta equipa.

Deixo aqui algumas notas sobre este encontro e os que aí vêm:

* Este esquema de jogo está a dar os seus frutos, sobretudo com equipas teoricamente mais fracas. Espero que resulte também definitivamente já contra o Sporting.

* McCarthy e Adriano estão em grande. Há já muito tempo que o Porto não tinha uma verdadeira «dupla» de avançados.

* Pedro Emanuel rendeu Pepe no centro da defesa quando tudo fazia prever que seria Bruno Alves o escolhido. Esteve bem e ainda assistiu McCarthy no primeiro golo.

* Anderson começa a mostrar que foi uma contratação acertada. Joga muito bem e para a equipa o que é fundamental neste sistema de jogo. Ah, ainda é muito novo e pode melhorar muito mais.

* O trio do meio-campo tem estado impecável. As tarefas estão bem definidas e caso seja necessário há outras opções (de luxo) disponíveis no banco.

* A última nota tinha de ser mesmo para Adriaanse. Será que finalmente os jogadores conseguem executar o que idealiza para a equipa? Certo é que estas últimas vitórias devem-se sobretudo ao holandês que conseguiu pôr um conjunto de bons jogadores no início da época (ainda se lembram do final da época passada e dos remendos?) a jogar um futebol muito vistoso, rápido, eficaz e que ultimamente nem golos sofre. A Adriaanse só falta mesmo ganhar um jogo grande e decisivo para embalar a equipa rumo ao título. O próximo jogo em Alvalade será a sua derradeira prova de fogo na SuperLiga.


Declarações

Co Adriaanse (FC Porto)

«A minha equipa está a jogar muito bem. Adriano e McCarthy têm feito golos. Contra o Marítimo tive que tirar o Anderson porque o Pepe viu um cartão vermelho, mas agora, em casa, mesmo à chuva, os trinta mil adeptos puderam ver que Anderson joga bem, apesar de ter ainda uma longa carreira pela frente. Agora fazemos mais golos, sofremos apenas catorze golos e marcámos 43».

Jogo com o Sporting, na próxima quarta-feira, da meia-final da Taça: «É um grande jogo. O Sporting joga bem, não perde há muito tempo, mas estamos felizes por poder jogar em casa, no Dragão. Espero que muitos adeptos venham ver o jogo. Espero que possamos ganhar e ir à final de Lisboa».

McCarthy (FC Porto)

«Era sempre importante trabalhar bem e na máxima força, principalmente porque estamos na recta final do campeonato em que podemos ser campeões, mas também podemos perder tudo porque o Sporting também está num bom momento. Agora voltei a reencontrar-me como os golos e espero que continue assim. A equipa está a jogar bem, estamos mais ofensivos e criamos sempre muitas ocasiões de golo. É mais fácil jogar com o Adriano porque entendemo-nos muito bem e fazemos sempre golos. O objectivo é marcar ao Sporting, manter o ritmo de jogo e não facilitar quando tiver oportunidades. O jogo com o Sporting é um clássico e os clássicos são sempre os jogos mais bonitos para se jogar. Vamos jogar em casa e queremos ganhar porque este ano ainda não ganhámos nenhum clássico».


Ficha do Jogo

Liga 2005/06 (27ª jornada)

Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 30.309 espectadores

Árbitro: Hélio Santos (Lisboa)
Assistentes: Ricardo Santos e Venâncio Tomé
4º árbitro: Hugo Miguel

F.C. PORTO: Vítor Baía; Bosingwa, Pedro Emanuel «cap.» e Cech; Paulo Assunção; Quaresma, Lucho González, Raul Meireles e Anderson; McCarthy e Adriano
Substituições: McCarthy por Lisandro Lopez (56m), Quaresma por Ivanildo (63m) e Adriano por Hugo Almeida (78m)
Não utilizados: Paulo Ribeiro, Ricardo Costa, Ibson e Bruno Alves
Treinador: Co Adriaanse

PAÇOS DE FERREIRA: Peçanha; Primo, Geraldo, Emerson e Fredy; Luiz Carlos; Paulo Sousa «cap.», Júnior e Pedrinha; Edson e Didi
Substituições: Geraldo por Júnior Bahia (46m), Edson por Renato Queirós (59m) e Pedrinha por Alexandre (75m)
Não utilizados: Pedro, José Fonte, Edinho e Rui Dolores
Treinador: José Mota

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: McCarthy (30m), Adriano (46m) e Lisandro Lopez (73m)
Disciplina: Cartão amarelo a Luiz Carlos (62m) e Paulo Sousa (66m)

* Fotos AP (Associated Press)

BackHome