Azul e Branco :: Home

segunda-feira, março 27, 2006

Vitória justa


Académica  0   -   1  FC Porto


Este era mais um jogo importante para o FC Porto, mais uma final. Só os três pontos interessavam já que o Sporting dificilmente perderia pontos no seu estádio, frente ao Penafiel.

Co Adriaanse mexeu na equipa substituindo Vitor Baía por Helton e pondo Alan nas ala direita, alternando com Quaresma. Bosingwa, castigado, foi subsitiuido por Pepe. Tudo o resto mantinha-se na mesma: Pedro Emanuel, a capitão, era o central e Marek Cech a lateral esquerdo. No meio-campo tudo igual com Assunção, Meireles e Lucho González; enquanto na frente de ataque estavam mais uma vez McCarthy e Adriano, que chegou a estar em dúvida para este jogo.

Durante a primeira parte, o FC Porto foi sempre a equipa com sinal mais. McCarthy teve duas boas oportunidades para marcar e Lucho, de cabeça, também podia ter feito golo. Estiveram em evidência Quaresma que cruzou quase sempre com perigo para a área e Hélton que apesar de ter tido pouco trabalho esteve sempre atento e evitou sempre as jogadas de perigo dos estudantes. A Académica mostrava-se mais preocupada em proteger o seu meio-campo do que propriamente procurar a vitória tornando por isso o primeiro tempo quase sempre de sentido único: a baliza de Dani.

Ainda antes do intervalo, Lucho González lesionou-se com alguma gravidade (segundo Adriaanse) e obrigou a uma substituição forçada. Esperemos que não seja nada de muito grave para que possa ajudar o FC Porto nesta fase decisiva da temporada.

A segunda parte foi muito diferente, desde logo pela atitude da Académica que entrou muito mais pressionante e a jogar mais no meio-campo portista. O jogo ficou sem dúvida mais interessante e aberto, com Pepe a subir no terreno sempre que podia para desiquilibrar a defesa contrária. O jogo, apesar de repartido, não desatava e Adriaanse mexeu na equipa substituindo Adriano, muito esforçado mas pouco decisivo, por Hugo Almeida. Decisão mais que acertada já que nem 10 minutos depois o Porto chegaria à vantagem. Jorginho, que substituira Lucho, faz um passe a rasgar toda a defesa da Académica e Hugo Almeida, à entrada da área, dispara fortíssimo não dando hipóteses a Dani. Estava feito o golo e da maneira que estava o jogo, o mais importante era mesmo segurar a vantagem. Adriaanse tira McCarthy e põe Ricardo Costa com o intuito de preencher melhor a sua defensiva que, diga-se, esteve muito bem.

Com estes três pontos mantém-se a vantagem sobre o Sporting isto quando falta apenas 1 jornada (contra o Gil Vicente, em casa) para a deslocação a Alvalade, num jogo que promete.


Mais e Menos

+ Hugo Almeida Foi decisivio já que marcou o golo da vitória. Vamos ver se lhe dá confiança para o que resta da temporada.

+ Pepe Imperial. Esteve impecável a defender e muito oportuno a atacar. Fundamental neste sistema de jogo.

+ Adriaanse Acertou em cheio nas substituições. Esteve mais activo do que é costume.

- Lesão de Lucho Perda importante para o meio-campo portista. Adivinha-se uma paragem de várias semanas.


Declarações

Co Adriaanse (FC Porto)

«Este jogo foi muito difícil. A Académica jogou bem. Tivemos o jogo com o Sporting e os meus jogadores estão cansados. Houve também um pouco menos de mentalidade... Na primeira parte, criámos três boas oportunidades, duas por McCarthy e uma grande por Lucho. Depois Lucho saiu lesionado... No segundo tempo, Hugo Almeida teve um bom remate e foi um grande golo. Foi uma vitória muito importante para sermos campeões.»

Hélton (FC Porto)

«Acredito que o resultado é justo. Procurámos trabalhar em prol do objectivo, que é lutar pelo título. A equipa soube administrar bem esta partida.»

[Sobre o novo penteado] «Este cabelo é mais um maneira de descontrair. O importante é estar sempre relaxado.»


Ficha do Jogo

Liga 2005/06 (28ª jornada)

Estádio Cidade de Coimbra, em Coimbra

Árbitro: António Costa (Setúbal)
Assistentes: António Godinho e Pedro Pinheiro
4º árbitro: Luís Reforço

ACADÉMICA: Dani; Pedro Silva, Zé Castro, Hugo Alcântara, Ezequias e Vítor Vinha; Roberto Brum, Nuno Piloto e Filipe Teixeira; Gelson e Joeano
Substituições: Zé Castro por Paulo Adriano (36m), Ezequias por NDoye (63m) e Nuno Piloto por Luciano (74m)
Não utilizados: Pedro Roma, Fernando, Andrade e Serjão
Treinador: Nelo Vingada

F.C. PORTO: Hélton; Pedro Emanuel, Pepe e Marek Cech; Paulo Assunção, Lucho González e Raul Meireles; Alan, Adriano, McCarthy e Ricardo Quaresma
Substituições: Lucho González por Jorginho (41m), Adriano por Hugo Almeida (62m) e McCarthy por Ricardo Costa (72m)
Não utilizados: Vítor Baía, Lisandro, Bruno Alves e Ivanildo
Treinador: Co Adriaanse

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Hugo Almeida (71m)
Disciplina: Cartão amarelo a Vítor Vinha (81m)

* Fotos AP (Associated Press)

BackHome